Reprodução

‘Olavo de Carvalho foi picado pela mosca azul’, diz deputado bolsonarista

16.01.22 10:29

O entorno de Jair Bolsonaro avalia que, na campanha deste ano, o guru Olavo de Carvalho terá um papel bem menos relevante do que na eleição de 2018. Embora ainda seja muito próximo dos filhos do presidente, sobretudo do 03, Eduardo, Olavo vem sendo visto com reservas por auxiliares e aliados de Bolsonaro em razão da postura crítica que tem adotado ultimamente ao falar sobre o governo.

No final de dezembro, em uma live no YouTube, Olavo chegou a dizer que a chance de vitória do presidente era “remota” e deu a disputa eleitoral como definida. “Não venham com esperanças tolas, porque é o seguinte: a briga já está perdida. Existem chances de fazer voltar… Existe uma chance remota, mas só se o Bolsonaro acordar, mas eu não sei como fazê-lo acordar.

O guru também afirmou que foi usado pelo presidente, com quem disse não ter mais contato. “Dizem que eu sou o ‘guru do Bolsonaro’. Isso é absolutamente falso. Conversei com ele somente quatro vezes na minha vida. Então, a minha influência sobre o Bolsonaro é zero. Ele me usou como ‘poster boy’. Me usou para se promover, para se eleger”, disse.

Na avaliação do deputado bolsonarista Bibo Nunes, do PSL, o tempo “útil” do escritor acabou. “Foi-se o tempo útil dele. Quem é aliado do presidente não pode ficar atacando assim. Aliado assim não serve. É uma biruta de aeroporto”, disse  o parlamentar a Crusoé.

O presidente da Fundação Palmares, Sergio Camargo, também tem minimizado o papel de Olavo: “Jair Bolsonaro seria um autêntico conservador ainda que absolutamente nenhum intelectual jamais tivesse escrito um único parágrafo sobre conservadorismo. Nunca precisou e jamais precisará de um ‘professor’. Sigamos! Temos um país para salvar”.

Bibo vê arrogância nas falas de Olavo e entende que a visibilidade que ele ganhou desde a vitória de Bolsonaro em 2018 “subiu à cabeça” do guru. “Ele está se achando mais importante do que é, é mais realista que o rei. Quem é amigo e aliado não pode jogar flechadas constantemente. Era uma pessoa diferente no passado, mas foi picado pela mosca azul.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que a mente obcecada do Olavo de Carvalho pelo “anti qualquer um e qualquer coisa” que pense diferente de suas ilações influenciaram muitos brasileiros picaretas e o oportunismo bolsonarista não há dúvidas. Daí a considerar esse projeto de poder conservador é tão falso quanto reconhecer que o Jararaca e o PT são socialistas preocupados com o proletariado brasileiro oprimido pela burguesia da classe média e pelos bancos. São apenas discursos radicais para a conquista e manutenção do Poder.

    1. perfeito! concordo plenamente e esses dois extremos não passam de dois extremos oportunistas engabelando os incautos.

    2. Verdade Max. Sem contar que o Olavo é um grande charlatão. Daqueles que os Bozistas cultuam.

  2. Observando o governo Bolsonaro, conseguimos verificar nitidamente, a diferença entre um projeto p/ o país, de um projeto pelo poder. Qdo se tem um projeto p/ o Brasil, as melhores mentes se juntam ao líder. No projeto de poder, somente os capachos e aproveitadores compõem a equipe, tornando ela um espelho do seu líder. Com o Lula, tbém temos um projeto de poder. Que projeto de país reuniria GM, o Clube dos Advogados pela Impunidade e os astrólogos da economia? Moro Presidente 🇧🇷

    1. PAULO seu muar idiota! __ Se tu faz uso de tarjas pretas, chás de cogumelo para suprir o teu declínio cognitivo, tu não deverias estar aqui. Vá se internar seu asqueroso.

    2. Nyco, sua dedução estúpida é compatível com o seu nível intelectual. Eu faço uso de medicamentos controlados, por vezes tomo chá de cogumelos, mas não sou doente mental, sou autista. Doente mental é quem ameaça pessoas, para servir de GATILHO para aloprados atentar contra à vida dos outros. Assisti o Fantástico. Vai passar o tipo de gente, se é q podemos chamar de gente, que vc busca arregimentar p/ levar adiante as suas ameaças. Nem passado, Nem presente, Moro Presidente 🇧🇷

    3. Esse PAULO é um doente mental, um psicopata. O declínio cognitivo do meliante é tão presente que ele acha que as pessoas não captam essas lorotas dele com ele mesmo. IDIOTA!

    4. Colaborando com o seu raciocínio, Jose. A diferença entre os homens e os animais, é de grau e ñ de tipo. Um bolsolulista está mais próximo de um animal, do q de um ser humano. A maior conquista do nosso cérebro, é imaginar e pensar o futuro. Então eu pergunto p/ os bolsolulistas. Qual futuro teremos, caso tenhamos a volta do Lula ou a continuidade do Bolsonaro? Lula mostrou q vai afundar mais a economia. Bolsonaro afundou a economia. Moro 🇧🇷

    5. Verdade Paulo. E há ainda bozista que gosta de chamar os outros de ignorantes. Você consegue imaginar isto? Para mim, não há coisa mais vulgar e desprovida de capacidade cognitiva do que um bozolulista.

  3. Olavo é mesmo um charlatão, contudo, mesmo um charlatão pode enxergar a verdade e a verdade é que Bolsonaro não tem mais chance, com seu péssimo governo, com seu negativismo e os constantes tiros no pé que dispara dia sim, dia também! #MORO2022

    1. Mas nesse ponto o Olavo está certo. a questao é saber agora para que Bolsonaro perde, Lula ou Moro? eu voto em Moro!

    1. MORO, A UNICA SAI HONROSA PARA ESTE PAIS CRIADO POR DEUS COM A MELHOR DAS INTENÇÕES MAS ESQUECIDO QUANDO CAIU NAS MÃOS ENSANGUENTADAS DO PT E DO PSDB. MORO, MORO, MORO, MORO.

  4. Olavo nunca deveria ter sido reputado sequer como intelectual conservador. Está longe de ser um Burke ou Scruton, é apenas um reacionário esbravejando comandos alucinados conforme a intensidade do whiskey que consome. Mas o bolsonarismo o alimentou, então, como diz o ditado, "quem criou Matheus que o embale".

  5. Bem, vamos lá, em partes. Primeiro, concordo que o charlatão é uma biruta de aeroporto, pois ele ditou a birutagem que assolou o governo do Bozo, levando-o ao fracasso. Segundo, o Bozo não é conservador. Basta ver o seu histórico familiar e profissional. O Bozo é apenas um político corrupto que foi e sempre será membro do centrão corrupto. Terceiro, concordo que temos que salvar o país. Temos que salvar o país evitando que ele caia novamente nas mãos dos bozolulistas! Bozistas são delinquentes!

  6. Quem traiu o brasileiro foi o bolsoasno, acabando com a lava jato e se aliando ao centrão , se aliando não, entregou o governo ao centrão

    1. isso mesmo. essa é uma verdade que precisa ser dita com mais intensidade. Bolsonaro traiu Moro e os eleitores ao acabar com a lava jato. Foi ele quem deu o start para o processo do STF. parece até que tava tudo combinado...

Mais notícias
Assine agora
TOPO