Câmara dos DeputadosA

Operação contra deputado do PL um dia após filiação é choque de realidade para Bolsonaro

01.12.21 11:57

O deputado federal Josimar Maranhãozinho, do PL maranhense, é alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 1º. O parlamentar é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por envolvimento no esquema conhecido como mercadão de emendas. A nova menção do PL em um escândalo de corrupção é um choque de realidade para Jair Bolsonaro e seus aliados, que em 2018 exploraram a pauta para atacar o PT. Agora, o presidente da República e parlamentares bolsonaristas terão que explicar ao eleitorado a relação com correligionários investigados.

A Polícia Federal cumpre mandados em quatro municípios maranhenses, entre eles na Prefeitura de Zé Doca. A cidade é comandada por Maria Josenilda Cunha Rodrigues, mais conhecida como Josinha Cunha. Ela é irmã de Josimar Maranhãozinho e também integra o PL. No mês passado, o deputado conseguiu a anulação de outro mandado de busca, que havia sido autorizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. A operação desta quarta tem o aval do Supremo Tribunal Federal.

O parlamentar do PL, que sonha em disputar o governo do Maranhão no ano que vem, é suspeito de desviar parte dos recursos de emendas parlamentares. A situação do deputado também preocupa o comando do PL, já que Josimar Maranhãozinho e advogados ligados a ele fizeram doações suspeitas à sigla. No ano passado, os repasses do grupo do parlamentar à legenda de Valdemar Costa Neto somaram meio milhão de reais.

Na edição 181, Crusoé revelou detalhes do esquema. Logo depois de ser enviado a prefeituras aliadas, o dinheiro das emendas era repassado a empresas de fachada lideradas por pessoas ligadas a Josimar Maranhãozinho. Na sequência, os recursos eram transferidos para uma construtora em nome do próprio parlamentar.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Só resolve votando em Moro

    1. Seo Francisco O Bolsonaro vai ser deputado para não ser preso

    2. Francisco, com o Bozo, sim o Brasil vai crescer, e muito! Vai crescer para baixo, como rabo de cavalo!

    3. este é mesmo o pais do Zé Manés .. tá JOSÉ só você tem o direito de ser idiota . clausula pétrea do estatuto dos loucos vulgo CF de 1988 .. é D+.

    4. Uma pessoa que lê Crusué e Antagonismo, não pode ter um pensamento desse!!

    1. Pois é, e o general Heleno tá mudo, calado é engolindo sapo gigante. Parece que um salário de pouco mais deb100 mil reais é o preço de um general de Araque, que aceita participar desse desgoverno.

    1. Um caco fardado e o exército não tem macheza para expulsar

  1. sim mas e daí? o que Bolsonaro tem a ver? quanto cinismo e criminosa manipulação de idiotas .. a PF é órgão de Estado . vão lamber xuxu babacas.

    1. Sei Francisco O Bolsonaro vai ser deputado federal para não ser preso

    2. Paulinho vá tomar xuxu .. fui bem entendido agora fia? é lá mesmo este é o exato sentido da palavra . e se doer passe champu kkkkk.

    3. Francisquinho, meu menino. Só uma correção, se escreve chuchu. Vamos restabelecer à verdade, pois ela dói como  parto p/ o Cariri. Bolsonaro procurou a todo o custo controlar a PF. Obviamente ñ buscou isso à época, p/ proteger o tal Maranhãozinho. Queria se blindar e blindar a sua família e amigos. Veja o q ocorreu com o delegado Saraiva, depois denunciou o tráfico de madeiras. Está na geladeira em Resende, por ter se atrevido a fazer o seu trabalho. VAI LAMBER SABÃO! Moro 🇧🇷

    4. certamente NARCOS não vivo no mesmo planeta que um imbecil fanático rabo arruado como você . qualquer idiota MENOS VOCÊ por psicopata ignora que a PF é instituição isenta e única verdadeiramente República neste antro de esquizofrênicos . vá pastar que o capim tá fresquinho jumento

    5. DESCULPA FRANCISCO AMARY VOCÊ VIVE EM QUE PLANETA SATURNO 🪐 COM CERTEZA BOLSONARO O PINÓQUIO O MINTO 🤮🤮🤮🤮

    1. Vai dormir na cadeia se não se eleger deputado federal

Mais notícias
Assine agora
TOPO