Câmara dos DeputadosA

Operação contra deputado do PL um dia após filiação é choque de realidade para Bolsonaro

01.12.21 11:57

O deputado federal Josimar Maranhãozinho, do PL maranhense, é alvo de uma operação deflagrada pela Polícia Federal nesta quarta-feira, 1º. O parlamentar é investigado pelo Supremo Tribunal Federal por envolvimento no esquema conhecido como mercadão de emendas. A nova menção do PL em um escândalo de corrupção é um choque de realidade para Jair Bolsonaro e seus aliados, que em 2018 exploraram a pauta para atacar o PT. Agora, o presidente da República e parlamentares bolsonaristas terão que explicar ao eleitorado a relação com correligionários investigados.

A Polícia Federal cumpre mandados em quatro municípios maranhenses, entre eles na Prefeitura de Zé Doca. A cidade é comandada por Maria Josenilda Cunha Rodrigues, mais conhecida como Josinha Cunha. Ela é irmã de Josimar Maranhãozinho e também integra o PL. No mês passado, o deputado conseguiu a anulação de outro mandado de busca, que havia sido autorizado pelo Tribunal de Justiça do Maranhão. A operação desta quarta tem o aval do Supremo Tribunal Federal.

O parlamentar do PL, que sonha em disputar o governo do Maranhão no ano que vem, é suspeito de desviar parte dos recursos de emendas parlamentares. A situação do deputado também preocupa o comando do PL, já que Josimar Maranhãozinho e advogados ligados a ele fizeram doações suspeitas à sigla. No ano passado, os repasses do grupo do parlamentar à legenda de Valdemar Costa Neto somaram meio milhão de reais.

Na edição 181, Crusoé revelou detalhes do esquema. Logo depois de ser enviado a prefeituras aliadas, o dinheiro das emendas era repassado a empresas de fachada lideradas por pessoas ligadas a Josimar Maranhãozinho. Na sequência, os recursos eram transferidos para uma construtora em nome do próprio parlamentar.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO