Divulgação/PF

Operação mira esquema de empresa alvo da CPI no governo do PT

30.09.21 08:45

O Ministério Público Federal e a Polícia Federal deflagraram uma operação nesta quinta-feira, 30, que investiga um suposto esquema de corrupção e lavagem de dinheiro da Global, empresa alvo da CPI da Covid no Senado, por meio de um contrato da Petrobras no governo Dilma Rousseff.

A suspeita é de que a empresa de Francisco Maximiano tenha usado laranjas e firmas de fachada para repassar propina a operadores do MDB para obter um contrato de fornecimento de remédios para funcionários da estatal. Os indícios surgiram a partir da delação premiada assinado em 2019 pelo advogado Luiz Carlos Claro e seu filho Gabriel Claro.

Batizada de Operação Acurácia, a ação desta quinta-feira é a 14ª fase da Operação Descarte, que desbaratou um esquema de lavagem de dinheiro operado por meio de empresas da família Claro. Segundo a PF, agentes cumprem oito mandados de busca e apreensão na Grande São Paulo e na cidade de Passos, no interior de Minas Gerais.

A PF afirma que o grupo investigado “simulou várias operações comerciais e financeiras inexistentes com a finalidade de desviar dinheiro de empresas que atuam na área de medicamentos para empresas de fachada”. Segundo a polícia, o objetivo dessas operações fictícias era gerar dinheiro em espécie para pagar propina a agentes políticos em troca de de favorecimento na contratação das empresas por estatais como a Petrobras.

Na mira dos investigadores está um contrato no valor de 550 milhões de reais assinado em março de 2015 entre a Petrobras e a Global, que integra o mesmo grupo da Precisa Medicamentos, investigada pela CPI da Covid no Senado por suspeita de corrupção no contrato de 1,6 bilhão de reais para a compra da vacina indiana Covaxin pelo Ministério da Saúde.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Eu perdi a esperança na justiça brasileira, do jeito como o STF, STJ, PGR, Desembargadores , OAB, CNJ e etc procedem so vejo poderosos enrolados com a justiça serem soltos, sentenças canceladas, engavetamento, HCs, aparelhamento em todos os lugares e etc, o Brasil e uma cleptocracia apoiada pelo topo da justiça. Alguem me explica, como milhares de cuidadões caíram na malha fina da RF e Bilhões são enviados a paraísos fiscais e ninguém vê nada, ninguém faz nada e a corrupção corre solta.🤢🤮

    1. quem manda mesmo na bodega são os sinistros talibãs .. é a democracia da enrabação reversa.

  2. 2- Aí veio o temer , com denúncias e processos , quem segurou o Conde temer, Centrão outra vez, só que o temer tbm não tinha referência do passado , pois participava do gov Dilma; Aí se elegeu o Bozogenocida , que enganou todos com discurso anti corrupção, agora traz a referência dos governos do PT!! Só que o dito hoje é , “Chora por que o PT Roubava muito Mais”!!Analisem os comentários da Gadolandia, é simplesmente RIDÍCULO!! “SEM CONTEÚDO NENHUM”!!Aceitaram a Roubalheira como Meio de Governo.

  3. Antes o PT ,vamos acabar com a corrupção, o FHC e corrupto, comprou à reeleição, PSDB , os tucanos todos ladroes, veio o Mensalão , centrão segurou, lulaladrao continuo o caminho ,A Esquerda e sindicalista acima de tudo!!!Ai veio a Dilma ,sem referência anterior, roubalheira desandou , virou Petrolao, sem centrão, e principalmente Por causa de Sérgio Moro e promotores da Lava Jato,começou o cai fora Dilma!!!

  4. NÃO ADIANTA NADA POIS SEMPRE HAVERÁ LÁ NA FRENTE UM PODER (STF) QUE VAI ATRAPALHAR UMA SUPOSTA CONDENAÇÃO, ISSO SE CHEGAR OU AINDA ANTES NÃO OCORRER UM TRANCAMENTO DA AÇÃO, OU AQUILO QUE TODOS ALMEJAM, A FAMOSA E SEMPRE PRESENTE PRESCRIÇÃO. A conferir.

  5. Ué este circo não é para apurar coisas da pandemia ou na verdade para bloquear o caminho do Bolsão? agora vão desenterrar a roubalheira da Anta? dos atuais desgovernadores da Gaiola das Loucas digo do Consórcio do Nordeste nem pensar é claro.

  6. É incrível como neste país se cria pessoas especializadas em falcatruas, e o pior é sempre ligada a um político para roubar dinheiro público. Não temos dinheiro para nada, mas alimentar a corrupção é um poço sem fundo.

    1. O dinheiro existe apenas o destino já está carimbado. Cabe ao povo apenas pagar impostos cada vez mais altos e ficar quietos por são ignorantes na coisa pública . Afinal os políticos trabalharam muito para chegarem no paraíso .

Mais notícias
Assine agora
TOPO