Adriano Machado/Crusoé

Operação Spoofing: o caminho da PF até os suspeitos

24.07.19 16:29

A investigação da Polícia Federal para descobrir os responsáveis pela invasão dos celulares do ministro Sergio Moro e de outras autoridades mostrou como os quatro suspeitos presos nesta terça-feira agiram para acessar as mensagens trocadas por seus alvos por meio do Telegram. Aproveitando-se de uma vulnerabilidade no sistema das empresas de telefonia, os invasores tiveram acesso ao código enviado para acesso às mensagens a partir de uma versão do aplicativo para computadores.

Para acessar essa versão desktop do Telegram, o usuário precisa solicitar o tal código, que é enviado por meio de uma ligação telefônica. Era essa, segundo a polícia, a primeira de uma sequência de etapas seguidas pelos hackers até finalmente terem acesso ao teor das mensagens.

De partida, os invasores solicitavam o acesso à versão desktop do Telegram em nome dos alvos. Faltava, a partir daí, ter o código para concluir a operação. Aí começava a segunda etapa da estratégia. Para evitar que as vítimas atendessem à chamada, primeiro eles faziam seguidas ligações para elas. Com o telefone ocupado, a chamada do Telegram com um áudio contendo o código ia parar diretamente na caixa postal do aparelho.

O passo seguinte consistia em ter acesso à caixa postal dos alvos para ouvir o áudio com o código. Eles se valiam, nessa etapa, de uma fragilidade das operadoras de telefonia conhecida por poucos. Usando um sistema de ligações por VOIP, em que as chamadas são realizadas por meio da internet, eles conseguiam mimetizar o número dos alvos e, assim, disparar uma ligação para os aparelhos que queriam invadir: era como se o telefonema estivesse partindo de um número igual ao da vítima.

Quando a ligação é proveniente de um número idêntico, o sistema das empresas telefônicas direciona a ligação para a caixa postal do telefone. É como se o próprio dono da linha estivesse a ouvir as mensagens de áudio deixadas na secretária eletrônica do aparelho. Assim, do outro lado da linha, os hackers conseguiam ouvir o código enviado pelo Telegram — e que havia ido parar na caixa postal. Com o código em mãos, eles podiam finalmente completar o acesso ao Telegram dos alvos na versão para desktop e, assim, podiam ler as mensagens guardadas.

Para saber quem acessou esses códigos, a PF mapeou todas conexões das ligações recebidas por Sergio Moro, que no início do mês passado havia percebido uma tentativa de invasão de seu telefone celular. A partir desse rastreamento, os investigadores chegaram a uma companhia que “transportou” as chamadas, a Datora Telecomunicações, e, depois, à empresa Megavoip, onde o grupo contratou o serviço VOIP.

Para chegar à identidade dos invasores, a PF pediu à Megavoip os dados dos responsáveis pelas ligações efetuadas para o celular de Moro no dia da tentativa de invasão. Em um primeiro momento, o registro apontou para uma pessoa de nome Anderson José da Silva. Mas a PF seguiu investigando e buscou os IPs, uma espécie de identidade eletrônica, dos computadores usados para efetuar os telefonemas. Com isso, foi possível chegar ao endereço físico dos suspeitos e, assim, identificá-los. Agora os policiais apuram se há outros envolvidos na trama e se houve pagamentos ao grupo pelo serviço.

Para o juiz Vallisney de Souza Oliveira, há “fortes indícios de que os investigados integram organização criminosa para a prática de crimes e se uniram para violar o sigilo telefônico de diversas autoridades públicas brasileiras via invasão do aplicativo Telegram”.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que doidera. Mas como em nome de Deus esses moleques tiveram acesso aos NÚMEROS DE TELEFONE de todas essas autoridades? Como assim, "acessaram em nome" de fulano ou beltrano? E não são dois ou meia dúzia, mas dezenas ou centenas de números de telefones particulares e, claro, restritos! Tá muito mal explicado esse ponto. Creio que ainda vêm revelações bombásticas e fortes emoções por aí, como aliás tem sido a praxe da cena política no Brasil já há alguns anos. Thriller de suspense insuperável.

  2. Parabéns a PF. Mas tudo só foi possível porque Moro é um homem integro, altamente inteligente e passou as dicas para a PF. Entregou seu celular para perícia, sem medo do que iriam encontrar nele. Moro desta vez merece o Nobel da Justiça.

  3. As agência reguladoras tem q acabar ou extinguir ou ainda ser demitidos todos constituir outras sgêcia q cumpri o seu dever e seja a intermediária entre consumdor e capital

    1. Cabides de empregos, não ajudam em nada o consumidor. Tudo errado neste país!!!

    1. Reinaldo Azevedo destila veneno o tempo todo contra Bolsonaro e a Lava Jato, se acha tão inteligente e não percebeu ainda, que seus comentários demonstram claramente seu ódio. Queria saber por que?

    2. Que pena... perdi !! Seria um prazer enorme... vou buscar no youtube.

  4. E aí, verdevaldo??!! Alguém se lembra do "verdevaldo na versão "valente""??? Verdevaldo cada vez mais verde, trêmulo e calado como nunca!!! Mas fechem as fronteiras!!! Não é porque pegamos jacaré, que deixaremos escapar o rato!!!

    1. Não conseguiram, ainda, por obstrução da maldita OAB, junto à justiça.

    2. O caixa é o mesmo que pagou p eliminar Celso Daniel. O Palocci já contou. Mas quem acredita? Nem os incrédulos.

  5. A esquerdalha está calada. Os inocentes úteis aguardam o recebimento de uma nova narrativa para, como papagaios, saírem repetindo para desmerecer o trabalho da Policia e inocentar os Hackers. Tipo, Lula inocente, Lula livre, Quem matou Marielle, Queiroz...e deu pobres de narrativas pobres.

    1. Não há inocentes na esquerda. Agem em nome da narrativa (causa) comunista, como dogma, como uma seita, sempre à espera de uma compensação provida pelo Estado, ainda que tenha o partido como intermediário.

  6. Pelas fichas corridas dos "suspeitos" se pode concluir que não se trata de virtuosos idealistas. São profissionais do crime. Ora, "profissionais" cobram pelo "serviço" ou "produto". Com quase toda certeza, ou "venderam" um "produto" pronto aos vazadores, ou "venderam" um serviço. Apenas conjecturas. Com a palavra, a gloriosa PF, um dos últimos redutos de combate à impunidade e à corrupção, junto com a Justiça Federal e o MPF.

    1. Perceberam que na lista dos haqueados não tem nenhum esquerdalha !

  7. Efusivos e reverentes cumprimentos à NOSSA GENIAL PF, que FAZ um TRABALHO ESPETACULARMENTE COMPETENTE E EFICAZ, apesar dos "tóffó-less e de todos os seus asseclas das sombras", esses espúrios parasitários da vida brasileira!!! E...A PF OS ALCANÇARÁ TAMBÉM!!! 🎶🎵🎵🎵🎶 Apesar de vocês, entes sombrios, JÁ É A MAIS PURA REALIDADE, A GÊNESE CONSISTENTE E CONSOLIDADA DE UMA NOVA ERA DA HISTÓRIA DO BRASIL!!! 🌄🌅🌇🌈🚀🤗🤣🤣😂😂 🎶🎵🎵🎵🎶

    1. ÊH, FESTA!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷 📢🥁🎺📯🔔 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    2. APLAUSOS para a RECEITA FEDERAL e, que continue firme, pegando rígida e pesadamente sobre a bandidalha toda!!!....

    3. APLAUSOS para a POLÍCIA FEDERAL, para o MINISTÉRIO PÚBLICO, para a JUSTIÇA FEDERAL e para o MINISTÉRIO DA JUSTIÇA, assim mesmo, com todas as letras e em maiúsculas!!!

  8. Repito: O Fenômeno atual nesta arrasada pátria, nem por todos amada e por muitos roubada, é uma verdadeira AVALANCHE varrendo nosso país de cabo a rabo. Basta ver quem já está preso para entender o terrível medo dos ja com o rabo preso, apelando apavorados ao jus sperneandi, cada vez mais freneticamente: Há peixe miúdo e fresco como a Greenwald e tubas brancos “por traz” dela, com poder de banqueiro e de suprema toga... Como dizia a vovó: “Fogo morro acima e água morro abaixo nem juiz segura” 🤬

  9. Os caras sabem tudo isso e não fizeram o básico para camuflar o IP ? Bastava ter usado um VPN e o Thor que jamais achariam o IP. Seria muito amadorismo.

    1. Talvez estejam contando com a impunidade. Pelas fichas corridas se observa a constante ciranda de cometimento de crimes e solturas. Não só privilégio deles mas de toda a bandidagem protegida por agentes de todos setores e níveis da sociedade, comprometidos para com tal fim. A propósito, aguardemos. Talvez surja ainda algum socorro para os mesmos.

    1. Isso é absolutamente normal, principalmente em desenvolvimento de software open source. Tal transparência permite que essas brechas sejam mais facilmente combatidas.

  10. Segundo notícia, um dos suspeitos "frequentara um clube de tiro e que era amigo de um coronel da Polícia Militar de São Paulo e vereador". Isto cheira "fogo amigo" contra a candidatura de Moro.

    1. Xará apedeuta. Eu durmo a hora que eu quiser. Você não. Precisa pedir autorização ao Carluxo, a fina do teu traseiro.

    2. Emilio — o suspeito principal era filiado ao DEM, que é base do governo. Tudo indica que é mais uma guerra interna dentro das fileiras do governo. Este governo me surpreende cada vez mais por sua desorganização, falta de consistência, incompetência e despreparo para enfrentar os grandes problemas do país.

  11. Em primeiro lugar, Como é que os tais hackers obtiveram o número do telefone dessas autoridades? Eu não consigo nem o telefone da minha vizinha gostosa! E vejam como é fácil acessar o telefone e a caixa-postal de celulares. É brincdeira! É mais fácil do que ver a minha vizinha gostosa tomando banho de sol, de biquini, na área de serviço.

    1. Você não consegue porque não tira o olho de sua vizinha, o "voyeur" daí de cima, deveria procurar o que fazer...

    1. O Verdevaldo está mudo e trêmulo!!! 🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣🤣

  12. Jean Wilys acaba de dizer nas redes sociais que a polícia federal fabricou os hackers ! Basta saber se foi parto normal ou cesariana ! 😂

    1. O cérebro de Jean Willys é do tamanho de um caroço de abacate. Venceu no BBB porque tem carisma, mas não é inteligente para muitas outras coisas na vida. E conseguiu chegar a deputado federal graças ao questionável coeficiente eleitoral. Pra isso, nem o carisma ajudou.

  13. Desta vez os bandidos não puderam contar com mensagem cifrada de ex-ministro da "justiça": "ventos frios sopram de Curitiba". A PF chegou antes do vento...

  14. Entao a “fonte” do Verdevaldo é uma quadrilha de criminosos??? Como vai ficar a situacao do “jornalista”? Aguardando ansiosamente a fonte do dinheiro movimentado nas contas dos criminosos. Podemos constatar mais uma possivel motivacao p a decisao do Toffoli...

    1. Verdevaldo não é "exatamente" jornalista. É um mero mercenário predador. Um marginal.

    2. O Verdevaldo deve ter pago em bitcoin "verde cifrado". Mas quem recebeu pode cantar a bola. Amarelou o Intercept.

  15. Estamos em um momento onde tudo é valido,onde a mentira prevalece, o profissional quer levar seu trabalho a serio é suspeito,hoje se se leva em consideração as famosas teses de advogados famosos que enchem as burras de dinheiro em detrimento da moral e da etica de muitas pessoas.

    1. Como disse um dos "garantistas" de bandidos: "tempos estranhos".

    1. Agora falta "saber" com certeza que alguém - e quem - contratou os serviços dessa quadrilha e divulgar sem é. Isto é o que o cidadão de bem quer saber agora

Mais notícias
Assine agora
TOPO