Agência Câmara

Oposição quer mudar projeto que mantém emendas sob sigilo

29.11.21 10:17

O Congresso Nacional vai votar nesta segunda-feira, 29, um projeto de resolução que mantém em sigilo as emendas de relator do orçamento secreto de 2020 e de 2021. A proposta elaborada pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco, garante a publicidade das informações somente a partir do orçamento do ano que vem.

A base governista e o Centrão estão engajados na aprovação do projeto, mas a oposição promete atrapalhar os planos de Lira de manter em segredo os dados de repasses indicados por parlamentares.

“Emenda de relator não pode beneficiar deputado que queira agradar base eleitoral. Deve obedecer, exclusivamente, a finalidade para a qual foi criada: correção e ajuste orçamentário”, afirma o líder do PT na Câmara, Bohn Gass, que vai apresentar uma emenda ao texto antes da votação. A sessão do Congresso Nacional será realizada separadamente: os deputados vão votar às 14h e os senadores, às 16h.

A sessão para votação do projeto de resolução estava prevista para sexta-feira, mas, pressionado pelo Supremo Tribunal Federal, Rodrigo Pacheco adiou a sessão, após se reunir com a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, relatora da ação contra o orçamento secreto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 1- Se os nossos parlamentares usassem metade da criatividade que usam para nos enganar, em prol da busca de soluções para os problemas do nosso Brasil, estaríamos numa situação bem melhor. O não impeachment do Bolsonaro, a eleição de Rodrigo Pacheco e do Artur Lira, juntamente com este orçamento secreto, desnuda para os brasileiros, que a farra estava grande com o nosso dinheiro.

    1. 2- E obviamente não podem mostrar para quem e para onde foram os recursos, pois deve ter ido para o bolso dos corruptos. Vergonhoso. E esse patético Rodrigo Pacheco quer ser presidente. Moro 🇧🇷

  2. O PT defendendo a falta de transparência sobre o uso do dinheiro do povo?! Propondo uma lei para que isso aconteça! A corrupção está encarnada em todo o Legislativo e em TODOS os partidos mesmo. Vergonha sobre o PT e demais mentirosos, Lula inclusive.Na época do mensalão e petrolão, a corrupção era longe dos olhos; está sob nossos narizes. Ainda bem. Mas, CHEGA! Justiça, moral, ética, vida e liberdade.

    1. O Mensalão e o Petrolão foram esquemas de corrupção q destinavam dinheiro ilícito para os partidos e políticos que apoiavam as pautas petistas, além de compra de voto de políticos da oposição q votavam "secretamente" com o governo de então. Esse esquema de orçamento secreto, usado a todo vapor pelo atual governo, é uma tentativa desprezível de tentar legalizar o ato corrupto e de lesa pátria. Fecharam as torneiras do Mensalão e Petrolão e abriram a do Orçamento Secreto. Bela nova política hein?

  3. Por quê Rodrigo Pacheco e o Rei Arthur, tem tanto medo de mostrar quem foi beneficiado em 2020 e 2021?? Alguém sabe responder??

  4. Não tem que haver orçamento secreto ,o dinheiro pertence aos pagadores de impostos , no caso ,nós brasileiros .Quem propõe essa PEC são políticos acostumados à corrupção.

  5. Como alguém pode conceber a existência de sigilo sobre o uso de dinheiro que é da população? E porque haveria sigilo? Mas é muito fácil de imaginar....

  6. Vergonhoso! Os cidadãos têm o direito de saber, exatamente, como foi usado o seu dinheiro! Além do que, tudo deve ser fiscalizado pelos órgãos de controle!

Mais notícias
Assine agora
TOPO