Reprodução/TV Bandeirantes

Os brasileiros escolheram a polarização

30.08.22 10:43

Os desempenhos de Simone Tebet e Ciro Gomes (foto) no debate dominical da Band deixaram boa impressão em muitos eleitores, de acordo com os termômetros que medem a temperatura nas redes sociais. O levantamento da Quaest mostra que o candidato do PDT teve 51% de menções positivas, o maior percentual, seguido por Simone Tebet, com 41%. Lula e Jair Bolsonaro, líderes nas pesquisas de intenções de voto e com grandes torcidas organizadas, ficaram com 38% e 35%, respectivamente.

Dadas as atuações de ambos, abnegados começaram a achar que Ciro Gomes e Simone Tebet têm alguma chance de quebrar a polarização. As pesquisas quantitativas feitas a partir desta semana é que irão mostrar se o debate fez algum efeito sobre os eleitores. A torcida é grande. O editorial do Estadão, ao analisar o debate, resume o espírito de quem ainda acredita numa mudança do quadro eleitoral:

“Ficou evidente que há outros candidatos à Presidência da República sérios, com propostas e com experiência. É absolutamente falsa a ideia de que o eleitor neste ano terá de decidir apenas entre Lula e Bolsonaro. O voto não é uma escolha, sob coação, entre dois destinos infelizes. É um exercício consciente e maduro de liberdade.

Em meio ao tumulto protagonizado por Lula e Bolsonaro, Ciro Gomes, por exemplo, encontrou maneiras de expor suas ideias e, de quebra, mostrar as contradições do PT. O candidato do PDT deixou claro que a pretensão de hegemonia de Lula sobre todo o campo da esquerda é antidemocrática, ainda mais quando o PT não quer real debate de ideias e propostas: exige um cheque em branco do eleitor para seu demiurgo.

Outra candidata que se destacou foi Simone Tebet. A senadora do MDB enfrentou com altivez os arreganhos desrespeitosos de Bolsonaro e rebateu com segurança as fabulações de Lula, apresentando-se ao País como alternativa racional e pacífica.”

Eu continuo cético e espero — mesmo — estar errado na minha avaliação. Não por pessimismo, mas por realismo. O agregador de pesquisas do próprio Estadão mostra que Ciro Gomes e Simone Tebet têm somente 7% e 3% das intenções de voto a praticamente um mês da realização do primeiro turno. Nada é impossível, mas é extremamente improvável virar esse jogo. Seria uma façanha quase de mitologia grega.

O editorial do jornal paulista diz, como já reproduzido, que “o voto não é uma escolha, sob coação, entre dois destinos infelizes. É um exercício consciente e maduro de liberdade”. Tem razão. O ponto é que, neste momento, consciência e maturidade são artigos em falta entre os eleitores brasileiros. Essas qualidades nunca foram muito presentes entre nós, mas nos últimos tempos elas parecem se restringir a, no máximo, 20% dos cidadãos votantes. A polarização entre Jair Bolsonaro e Lula, reconheçamos, é uma escolha do eleitorado. A maior parte dele é movida por paixões ideológicas, emoções à flor da pele, amnésia e falta de cultura política. Aquela que se chamava “terceira via” foi engolida tanto pela incompetência dos seus protagonistas e a venalidade de caciques partidários, como pelas circunstâncias doentias de que padecemos.

De qualquer forma, se um grande contigente de eleitores escolher um candidato que não seja Lula ou Jair Bolsonaro, um bom recado será dado a ambos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O Mário sintetizou muito bem o beco sem saída causado à nossa democracia com a polarização imbecil entre dois candidatos, ou seja, mais do mesmo.

  2. A polarização se dá entre os ideológicos e os que desejam comer carne e beber cerveja, isso aliado à venalidade dos partidos políticos resultaram no que não deu certo e no que está dando certo. Eu sou de longe a Simone , mas se Lula estiver ameaçando ganhar, vou chorar e votar no Bolsonaro

  3. Sou eleitor da S. Tebet que tem apoio de economistas respeitados. Ciro, normalmente é explosivo tbem tem um plano, discutível mas tem. Boso e o Lula representam um retrocesso.

  4. A maioria dos brasileiros é movida pela paixão, e a eleição foi transformada, com a colaboração das mídias, em um jogo de futebol. São raras as publicações que convidam ao pensamento racional. Inovação racional é o D’Avilla, cacifado pela excelente experiência de Zema em Minas.

  5. Pessoal, parem de ser repetitivos com o que colocaram em suas cabeças. Xingar de genocida ou ladrão ou qualquer outro adjetivo , ainda que possa ser verdadeiro não resolve nada. Parece que voces não se informam, nem o proprio Sabino lê o que sua redação publica no momento em que escreve seus comentários : Ultimas do diario : Desemprego recua 9,1; Mais lidas do diario : contas do governo mostram melhor resultado em 11 anos. E outros feitos. Parem de ser papagaios, está cansativo.

  6. Destaque-se que a grande imprensa, em seus vários meios de comunicação, tem grande responsabilidade nesse quadro, quando as manchetes diárias colocam, quase sempre, em destaque as idiotices, mentiras e desinformações vomitadas por esses dois elementos que dominam as pesquisas. É um círculo vicioso. Os nomes desses maus brasileiros deviam ser seguidos por adjetivos merecidos tais como: imbecil, inconsequente, irresponsável de um lado; de outro seriam muito apropriados demagogo, pelego, corrupto.

  7. Lula e Bolsonaro são mais do mesmo. Ambos são déspotas enrustidos. São democratas por conveniência. No fundo, sonham com a perpetuação do poder, sem oposição.Populistas por natureza, enganam o povo com promessas inviáveis de serem cumpridas. Farsantes se apresentam como salvadores do país. Chegam até afirmar que são enviados de Deus para tanto. Simone Tebet é um fio de esperança para vencer essas eleições. Seria uma dádiva se eleita. Demonstra espírito estadista, tão carente neste país.

  8. “Os brasileiros “ é muita gente, Mario. Os caciques partidários jogaram pra escanteio as candidaturas de MORO e DÓRIA, os dois postulantes da 3ª Via com maior potencial de votos. Farei o q sempre fiz: no 1º Turno, votarei no candidato de MINHA escolha, embora consciente de q não será eleito. Neste ano, votarei no FELIPE D’AVILA. Em 2018, votei em Álvaro Dias. Pq o voto é MEU e faço com ele o q quiser. Sou Anti-PT raiz. No 2º turno, CONTRA LuLadrão votarei em qualquer um, até no Satanás. .

    1. Prezada Sônia Marta, então você já optou por nenhum. Pois todos se declaram deuses. Andam até de mãos dadas com o tal Cristo.

  9. Mais uma ótima análise que coloca como protagonista o eleitor brasileiro. Bem o adjetivou pelas qualidades negativas que o ponteia: a exclusividade de interesse a ele próprio e aos que lhe interessa. Depois, bem depois o resto e, quando não dá certo o que aspira, a indefectível acusação de culpa a terceiro. Esqueceu-se de citar que a desconstrução do futuro, quando esse povo tem oportunidades de realizar o inverso tem uma forte contribuição do povo da mídia. Com os mesmos cacoetes citados.

  10. O desprezível comportamento dos políticos no país não é de hoje, nem é, em última análise, responsabilidade deles próprios. Estão onde estão porque são livre e rotineiramente escolhidos por eleitores que chegam a esquecer em quem já votaram. Essa alienação eleitoral resulta de uma série de deficiências em nossa formação cultural, que explicam tanto a mediocridade dos escolhidos para nos representar, quanto

    1. a inexistência de qualquer forma de debates consistentes ou de contraditório abrangendo opiniões substantivas. Em um contexto de baixa politização, os palcos e plateias políticas no Brasil de hoje se satisfazem com as profusas trocas de impropérios, limitados pela fronteira de extremismo populista que nos condiciona. Eleitores e eleitos renegam, em suma, o ensinamento aristotélico de que a virtude está no meio. Nós gostamos mesmo é dos extremos...

  11. Com certeza que temos o dever de escolher outra via e não essa que estão nos empurrando de goela abaixo pela mídia. Se Ciro ou Simone forem para o segundo turno vou com eles. Caso contrário voto NULO.

  12. Bem colocado, Mário Sabino, quando você fala que a maior parte do eleitorado brasileiro é movida "a paixões ideológicas, emoções à flor da pele e falta de cultura política". Com certeza há opções melhores que Lula e Bolsonaro, que representam o atraso, o "nós e eles", que não veem o país como nação, apenas governam para seus apoiadores, seus puxa-sacos. Triste situação, essa do Brasil, em que os eleitores escolhem os piores, com medo do novo, do diferente e do que ainda não foi testado.

  13. Voto naquele que, na última pesquisa anterior ao dia do primeiro turno estiver em terceiro, seja quem for, qualquer um é muito melhor que esses dois lixos.

  14. O editorial do Estadão está prrfeito. E seu comentário também, Mario. Também estou cético mas farei minha parte. Votarei na Simone. Essa polarização apenas reflete a falta de cultura (politica e geral) da maioria da população. O que não é surpresa. Basta olhar o comportamento dessa maioria no trânsito, nos espaços públicos em geral e na escolha das " celebridades". Selvageria, ignorância e vulgaridade. Tebet, D'Avilla, Moro são peixes fora d'água nesse contexto.

    1. Já o Ciro disfarça muito mas não me engana. Sua oposição a Lula assim como foi a FHC é fruto de ressentimento e inveja. Vendetta pessoal, nada mais.

  15. talvez mais alguns debates e o povo decida. Vai que Ciro se associa com Tebet? nessas alturas do campeonato não custa sonhar com soluções para eliminar o pinguço e o sociopata. O Brasil precisa de uma chance.

  16. O fla x flu exposto para o próximo pleito vem de quatro anos. Nada vai mudar a vontade do eleitorado até outubro. E a questão não é a falta de consciência ou maturidade do eleitor. O Brasil é e sempre será um país politicamente sem vergonha, sem escrúpulos, sem moral, sem caráter e criador da lei de Gerson. Simples assim.

  17. Sou abnegada: jamais pensei em votar no Ciro, meu candidato era o Moro ou branco mas agora vou ajudar a empurrar o Ciro para o 2° turno para escorraçar o bozo e o ladrão.

  18. Bem que queria entender a relação da Simone Tebet com o Temer! As relações são sempre o nó das escolhas: Simone/Temer, Bolsonaro/Centrão, Lula/ quadrilhas, e por aí vai!!! Não tem anjo na zona!!!

  19. Temos um vício de origem. Os invasores franceses e holandeses do Brasil Colônia, principalmente os últimos, é que deveriam ter ficado por aqui. Este país não tem jeito. É atrasado porque politicamente é dominado por governos corruptos e incompetentes, que, à sua vez, são eleitos por um povo formado por uma maioria cuja ignorância é devida à falta de uma política educacional séria, nunca implementada, justamente, por causa dessa corrupção e incompetência política. Como sair desse círculo vicioso?

    1. Vc escreveu pouco e disse TUDO! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

    2. Infelizmente a Holanda colonizou Indonésia, Suriname e por um tempo a África do Sul. Nem por isso estes países enriqueceram.

  20. Consciência não é exatamente um quesito considerável nas eleições brasileiras, o caminho esperado é o desastre, mas pode acontecer algo que mude este destino.

  21. A linha final do artigo é a mais valiosa. Quem não sucumbiu à coação dos extremos pode prestar um serviço ao futuro do país votando no melhor e não no menos pior.

  22. Nossa! Nada como se achar uma ilha de sabedoria num mar de ignorância. Fatos e dados deveriam ajudar a tomar uma decisão sem muita dor na consciência. Ciro, tão educado, refinado e democrático no modo de falar, age da mesma forma? Simone Tebet é assim tão “limpinha” e “inodora” age da mesma forma? É provável um 2º turma entre o dito “Ladrão” e o dito “Genocida”? Qual adjetivo é possível demonstrar com fatos e dados? Genocida ou Ladrão? Blá-blá-blá não resolve. Procurem fatos e dados.

  23. A militância intelectuóide arrogante prefere ignorar o óbvio recusando a ver que a nação foi dividida pelo ódio instigado na suja guerra revolucionária de anos feita pela quadrilha que aparelhou o Estado e os cidadãos dignos reagem sabendo que só a radicalização nos termos deles o nós x eles termina isto com total derrota de uma das partes ... por isto a terceira via fracassou e deveria entender que terá lugar no futuro ... sem meios termos o povo esmaga seus algozes ou será duramente esmagado.

    1. Sim Renata ajudou por saber bem a verdade mas é o povo que tem a chance de mandar para o lixo de vez a quadrilha ladravaz assassina que tantos males fez ao país em longos anos de poder compartilhado com a pior politicalha de nossa história ... a polarização não veio ao acaso e um dos lados esmagará o outro pelas urnas ou pela força o que aí será bem pior é o que os cenários claramente mostram o país não será escraqvizado ... o povo pode salvar a si mesmo nas urnas ... o que fará? logo veremos.

  24. Acho risível colocar 20% do eleitorado como arauto da iluminação. Está cada vez mais claro quem a maioria quer e a decisão é mais objetiva, baseada nas circunstâncias e no contexto em que vivemos, do que em paixões ideológicas.

    1. Você acaba de demonstrar que não faz parte dos 20% a que ele se refere. Sinto muito por você.

  25. E assim eu farei, nem Lula 🦑 nem Bolsonaro 🔫. Devemos mostrar aos demais que não somos do rebanho político deles.

  26. Temos sim outras escolhas e que são ótimos , além da Simone um espetacular é o D’Avila , preparadíssimo , mas pena que para a grande maioria dos eleitores apoiam essas duas aberracoes que estão aí

    1. Eu NÃO anulo meu voto, porque sequer será levado em consideração. No 1º Turno, votarei no FELIPE D’AVILA que, a meu ver, é O MELHOR candidato. Preparadíssimo. “Não tem chance”… e daí? O voto é MEU, e faço dele o que quiser. Ciro é a versão de Bolsonaro na esquerda. Grosseiro e machista. Simone Tebet quer criar o mitológico reino das Amazonas no Brasil . Coitada. No 2º Turno, voto EM QUALQUER UM CONTRA LULADRÃO. Até no capeta.

  27. Impossível acreditar que vamos eleger um ditador ignorante ou um ladrao , tendo SIMONE TEBET como opção !! ACORDA BRASIL !🙏 SIM , o BRASIL TEM OPÇÃO , SIMONE TEBET -15

    1. Ainda faltam 30 dias para as eleições,vamos ter esperança,quem sabe consigamos sair desta polarização idiota

Mais notícias
Assine agora
TOPO