Adriano Machado/Crusoé

Osmar Terra participa de reunião de Bolsonaro com ministros, sem Mandetta

06.04.20 13:17

Um dos nomes cotados para suceder Luiz Henrique Mandetta no Ministério da Saúde, o deputado federal Osmar Terra (foto), do MDB, participa nesta segunda-feira, 6, no Palácio do Planalto, da reunião do presidente Jair Bolsonaro com ministros palacianos, para debater a crise do coronavírus. O encontro começou 12h15 e tinha previsão de acabar às 13h15. O atual titular da Saúde não foi chamado para a conversa.

O nome de Terra não constava na agenda oficial de Bolsonaro até o fechamento desta matéria. A presença dele, porém, foi confirmada a Crusoé por duas fontes do Planalto. A agenda traz apenas os nomes dos ministros da Casa Civil, general Braga Netto; da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge de Oliveira; da Secretaria de Governo, Luiz Eduardo Ramos; e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno.

A possível demissão de Mandetta passou a ser aventada nos bastidores após Bolsonaro afirmar neste domingo, 5, em conversa com apoiadores em frente ao Palácio da Alvorada, que “vai chegar a hora” de usar sua caneta contra os que “estão se achando”. “Não tenho medo de usar a caneta”, disse, sem citar nomes. Após a fala, aliados do atual ministro da Saúde passaram a apostar que Bolsonaro demitirá o auxiliar em breve.

Na semana passada, o presidente já havia convocado Osmar Terra para duas reuniões com médicos no Planalto, para debater o uso de medicamentos como a hidroxicloroquina e a cloroquina no combate ao novo coronavírus. Os dois encontros aconteceram na quarta-feira, 1º, e foram organizados a pedido de Bolsonaro. Mandetta, que resiste ao tratamento com as substâncias, também não foi convidado para as discussões.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Contrariando a teoria do Osmar Terra de que o “lockdown” causa uma explosão nos casos, Itália registrou o menor crescimento percentual diário: 2,8%. Novamente a Lombardia, região mais afetada e em lockdown há mais tempo, registrou crescimento ainda menor: 2,1%. Ufa!

  2. O Osmar Ricardão Terra é do MDB desde que está na política, ministro do Temer, ministro do Bolsonaro, e agora pelo jeito volta, como seu partido,eu acho que é fisiológico, mas tem muito a ver com o Presidente, não deu certo como médico e virou político, o outro não deu certo como militar e também virou político, melhor um pouco porque trouxe a prole junto para ajudar( Ajudar a arrumar confusão)

  3. Duro foi ouvir um áudio de uma entrevista do Osmar Terra na Jovem Pan, dizendo que esteve no front do H1N1 no Rio Grande do Sul e por isso entende bem o que está acontecendo com o Coronavírus. Meu Deus! Acorda Sr. Osmar! O mundo inteiro ainda está tentando descobrir que inimigo estamos enfrentando. Que sina a nossa com tantos aloprados falando besteira.

    1. E vencerá !! Traira tem que ir para a rua. Tem um idiota que falou que ele terá capital político em 2022...eu também acho ...igual Joyce, Santos Cruz, Frota e Bebiano.E veremos se os 02 governadores idiotas do RJ e SP também se elegem !!

  4. Somente insuficiente intelectual não percebe que Mandetta está jogando politicamente. DEM e PSDB estão mirando 2022. Depôs que Caiado se indispôs com a presidência, Mandetta ( afilhado político de Caiado) joga para desgastar o governo.

    1. E no final sempre se constrói uma versão para glorificar um aloprado... acorda galera! Ser Presidente, e encarar uma crise dessas, está acima do limite de competência desse imbecil!

  5. O ministro Mandetta deu voz e direção bem apropriadas na condução das medidas contra a expansão da covid19, mas sem dúvida é um animal político. Está capitalizando bem a exposição e como membro do DEM nada mais natural do que afinar eventuais interesses com Rodrigo Maia, declaradamente candidato a presidência e Caiado, cuja ruptura com Bolsonaro soou muito estranha. Nada surpreende nesta estória.

  6. Reunião tendo a pandemia como pauta, sem o Min da Saúde é, no mínimo, grosseria. Esse desencontro do presidente com seu ministro é desastroso para o país! Ou o Brasil não tem importância? É preciso ter limites quando o interesse público está em jogo. Qual adjetivo cabe: irresponsabilidade? Leviandade? Os pesquisadores e médicos de todo o mundo estão entrando em consensos sobre os protocolos a seguir. Acima deles só Deus, como tanto diz o presidente!

  7. Se Mandetta cair, ficará provada a desobediência do presidente às evidências técnicas do isolamento, defendidas pelo mundo inteiro. Neste caso, a irresponsabilidade deve ser punida com o afastamento.

  8. Aí o JB e reunião com Osmar, comentou NOOSSA Osmar mas que mãos grandes voce tem !! Nossa Osmarzao que pesão que vc tem!!?? e Osmar respondeu ehh Sr presidente na minha paroquia eu sou conhecido como RICARDÃO O tANGA CHEIA

  9. Huuuum, o Bozo gostou de compartilhar as coisas com o Terra. Todo mundo sabe o que estou falando, não? Sessões de cinema com pipoca, etc, kkkkkkkkkkkkkkk.

    1. Esse Jose sem acento é inimigo na trincheira. É só acompanhar o histórico de comentários dele. Está jogando contra o Brasil. Imbecil. Deve ser petista.

    1. Todos os chefes de estado, inclusive o trampo, estão acatando um protocolo semelhante ao nosso. Mais o pr e os seguidores domesticados querem um diferente, “ pra chamar de seu”. Não sei onde o Mandetta arruma paciência!

    2. Pobre porque? Pode continuar na sua quarentena meu camarada.

  10. A política do Mandetta salvará alguns velhinhos do vírus e matará uns outros não tão idosos de fome a mais. Enquanto que a política do Osmar Terra salvará uns não tão idosos da fome e matará alguns velhinhos a mais por covid-19. No final, o resultado será mais ou menos o mesmo. Importante: Mandetta sairá com capital político invejável, em condições de enfrentar, com chances, Bolsonaro em 2022. A conferir.

    1. É verdade, Ayr !!! O capital político dele será igual ao dos outros trairas... Santos Cruz, Bebiano, Joyce, Frota, e os 02 governadores idiotas do RJ e SP, que, não demora muito, irão de joelhos, pedir $$$ ao Ministro Guedes. Ahh...só para lembrar : 60 milhões de votos em 2018 e 70 milhões em 2022... Bobalhão !!

  11. Na política não tem santo. O Mandetta mesmo tem feito bastante cagada na pasta da saúde, desde o início do governo em 2018. No entanto, vinha melhorando o discurso a respeito da criaram-se últimas semanas (não esquecer que no final de fevereiro ele mesmo dizia que “é só uma gripe”, negligenciando vários alertas dos médicos brasileiros). Mas tirar o Mandetta para colocar o Osmar Terra, que há poucos dias deu “atestado de ignorância” postando um absurdo científico no Twitter, é um tiro no pé.

  12. Mandeta politizou a pandemia e tem que ser demitido o quanto antes,para o bem do Brasil.Por outro lado não está vencendo a escalada do Chinavirus!!!

  13. Vocês chegaram ao fundo do poço, Cruzoé. Se alinharam a toda a imprensa vermelha, procurando criar situações. Está guerrinha que vcs criam no governo a nada colaborará com o Brasil. O pior é ver como as pessoas são facilmente manobradas pela Mídia. Basta a mídia falar, fica em casa e todo mundo....ohhhh, temos que ficar em casa...se a mídia falar, saiam todos pra rua....ohhhh, vamos todos pra rua. Saibam pensar por si só e se informar corretamente e com fontes sérias. OMS é mais um de esquerda

    1. Isso mesmo Rody I’m picha e chama de volta seu ídolo Lula

  14. Assumi a bandeira de Bolsonaro até sexta feira. Acho que agora cheguei no limite. Primeiro o Moro, agora Mandetta. Ele quer brilhar sozinho.

    1. Lula, antidemocrático só ele pode reinar enterrou a esquerda o Bolsonaro é igual só ele pode aparecer, ciumento e invejoso, característica dos incompetentes e vai também enterrar a direita junto com as forças armadas. Até o Gal. Heleno tá começando a dar xilique para entrar no ritmo do capitão.

  15. já vai tarde Mandetta - a Saúde e os Empregos andam de mãos dadas....sem emprego não haverá saúde e muito menos famílias.

    1. Faltou dizer que é ironia. Pode ser necessário, pois há quem acredite.

    1. LuizR. Por que não tirar os seus quadrilheiros da cadeia para ajudar. Só devolvendo o dinheiro já é uma grande conquista.

    2. Acho que não dará certo o Carluxo no MS. Vai ter que trabalhar.

    3. Após a tal canetada no Mandetta (deve estar tendo cursos online com Gilmar) deveria completar o time da insalubridade pra ficar completo, o astrólogo Olavo, o Flavinho Rachid e o ex- talvez-quem-sabe- não-rolou- embaixador Dudú filhotinho!!

  16. e votei nisso!! a idéia era derrotar o PT, mas o cara é muito baixo nível. Nossos militares são muito melhores do que esse desequilibrado! imaginem o cara no comando de uma tropa...rss

    1. Desesperador...Eu me lembro de um político/ soldado alemão que com atitudes autoritárias levou o mundo a uma Grande Guerra!!

  17. Claro que vai ser demitido. Assumiu a posição covarde de enfrentamento no modelo tudo igual OMS, óbvio que não vai resolver, só postergar, esperando o inverno aprofundar o caos. Enquanto isso a economia afunda de vez. O mínimo que os governadores e prefeitos de localidades com menor concentração deveriam fazer é isolar vertical, e tentar manter o pulmão oxigenando. Mas, olhando as urnas, adotaram a posição covarde, medidas retas, do AP ao RS. Claro que isso não vai funcionar.

    1. Me recuso a acreditar que esse André tá falando sério...

    2. Elisa, até parece que isolamento vertical evitou morte na Itália e na Espanha. Veja Taiwan, Coreia e Japão que não fecharam NADA e até o momento não tiveram tantos óbitos quanto os demais. O Brasil não pode parar e esse pensamento seu é uma falsa dicotomia. O segredo é: cloroquina, azitromicina e sódio precoce nos primeiros sintomas, máscara pra todo mundo, isolamento vertical de grupos de risco e testagem aos milhares pra já sabermos quem está imune e quem ainda tem risco.

    3. Isolamento Social nos moldes das grandes potências mundiais..Economia se restabelece depois...A vida em Primeiro lugar!!

  18. O Médico Osmar Terra, assim como o Dr. Bolsonaro, talvez desejem ditar terapias. Sem recurso a anamnese! Caso tenham acesso à língua inglesa, poderão seguir os boletins médicos dos CDC dos EUA. Inexiste cura para a COVID-19. Se existisse, os cadáveres não se amontoariam em hospitais do mundo inteiro. Há somente estudos, inclusive com Remdesivir, do laboratório californiano Gilead Sciences, droga usada no combate a outros tipos de coronavírus. Não faria mal alguma familiaridade com a ciência.

    1. Numerosos fanfarrões emudecem ante uma fileira infinda de caixões ou, pior ainda, diante de uma pilha crescente de cadáveres, à espera de transporte militar onde farão sua última e solitária viagem para o além. No Equador, não muito longe do Brasil, caçambas recolhem os corpos na rua; hospitais, assim como necrotérios, esgotaram sua capacidade de estocar mortos. Quadros dantecos como esses poderão ser invocados em eventuais processos de impeachment, caso os eleitores revoltados assim o decidam.

    2. Há controvérsias. Por que David Uipp que retomou o trabalho e disse que foi muito sofrida a pneumonia, não conta como foi curado? Há muita notícia de conspiração. Vai saber.

  19. Esse homem é maluco mesmo...Nesse momento, demitir um excelente Ministro da Saúde por ciumezinho...que ridículo e muito irresponsável ..!! E tem ainda os fanáticos por ele...que agem como gado..não pensam...Estou horrorizada com tantos " incendios" que BolsoNero pensa em praticar nesse Amado Brasil!!

  20. Alto nível nossos comentários que viram debates. Opiniões podem ser divergentes e cada um faz o quê deseja e o que as autoridades determinam. O resto é imprensa falida, opiniões divergentes e gente sem educação.

  21. A cada dia que passa este presidente se torna ainda mais FDP. O "índice filhadaputês" já está batendo no limite máximo. Qualquer coisa ruim que este bosta de presidente vier a fazer de agora em diante, não terá mais como medir. Mas o estrago pode ser pior. Este Bolzosnário FDP tem que renunciar ou ser tirado no chute da presidência.

    1. Kkkkkk vai ser a derrocada dos governadores traidores!!! Não se esqueçam da segunda onda de infeccqcoque se daria no nosso inverno caso persistam as medidas de isolamento horizontal.

    1. O BolsoNero está incontrolável ...Muito Ciúme do Ministro Mandetta que faz um excelente trabalho frente ao Ministério da Saúde, nesse momento terrível para o povo brasileiro..Ninguém segura BolsoNero...el tirano..!! Esse Terra já foi ministro na era da esquerda...aliás, péssimo ministro..Ele concorda com tudo que o chefão diz...até ser contrário ao isolamento social... e que o povo morra....!!! Um horror!!!

    1. Bom senso, igual aos que os petistas, psdbista e toda a corja comunista tinha não é?! Parabéns... tá igual a Dilmanta querendo combater terroriata com conversa ou dono de morro com pombinha branca.

    2. Primeiro escreva senso e não censo,analfabeto. Osmar Terra enfrentou a H1N1, como secretario da saúde do RGS e venceu. Gabaritado. Não jogo pedra no Mandetta, seu otário. Êle tem capacidade, mas existem formas diferentes de tratamento e ele, por vaidade, não admite conselhos e tenta quebrar a hierarquia. Está fazendo o jogo dos traíras e por consequência, Bolsonaro ( 60 milhões de votos) não admitirá rebeldias de nenhum ministro. S.Moro, grande ministro, entendeu quem manda. STF é seu lugar.

  22. O JB não deveria se preocupar com as contas do Brasil. segundo as contas de campanha dele basta vender 2 quilos de Niobio e mais 2 quilos de grafeno e tcannhh nannn estamos ricos.

    1. ah, ta o Brasil iria estar melhor nas maos do Haddad poste , lula e sua gangue.

    2. José....eu também me arrependo de ter votado nele...BolsoNero está desesperado pra ser reeleito em 2022...por isso, destrói todos que podem ameaçar seus sonhos de Poder absoluto no País!!

    3. Esse José, psololulopetista, ( diferente dos Josés decentes que aqui comentam), quer enganar quem. Não votou em JB. Está-se fingindo de Madalena Arrependida. Perdeu a mamata com JB e fica enchendo o saco e tentando se auto intitular "formador de opinião". Em 2018...60 milhões de votos. Em 2022, 70 milhões para JB.

    4. José, vai para a Venezuela, pois, la é o teu lugar!!!!!

    1. Isso, Pintinho, beleza! Mais um idiota irresponsável e demagogo, assumindo no lugar de um profissional sério e competente como o Mandetta. Golaço desse governo de bosta.

    2. Vcs não sabem q e administração, o palhaço nem na sua casa tem poder ,sua mulher manda nele e seus filhos idiotas também

Mais notícias
Assine agora
TOPO