Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

‘Pacto pela democracia’: governadores querem encontros com Congresso, STF e Planalto

23.08.21 12:58

Governadores de 24 estados e do Distrito Federal decidiram em uma reunião, nesta segunda-feira, 23, que tentarão viabilizar encontros com Jair Bolsonaro e os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, da Câmara, Arthur Lira, e do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, nos próximos dias para firmar um “pacto pela democracia.

O grupo prega a ampliação do diálogo para melhorar as relações institucionais e, assim, estabelecer um ambiente favorável para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus, agravada pela circulação da variante Delta, e a retomada do desenvolvimento econômico.

O Brasil precisa de um ambiente de diálogo, um ambiente em que possamos ter todas as condições de segurança, principalmente para os investidores, para a atração de investimentos, para esse desafio de gerar emprego e renda. E nada melhor do que serenidade, maturidade, diálogo, claro, respeitando as posições. A democracia depende disso“, disse o coordenador do Fórum dos Governadores, Wellington Dias (foto), do Piauí.

Durante o encontro, os mandatários classificaram como “grave” a escalada da ofensiva de Jair Bolsonaro contra as instituições. O governador de São Paulo, João Doria, declarou que o grupo tem o dever de “defender a democracia” e não pode silenciar diante de constantes “ameaças“. A fala foi endossada por Eduardo Leite — o chefe do Executivo do Rio Grande do Sul frisou que os poderes podem ser criticados com base em “argumentos“, mas jamais por meio de “ataques“.

Existe uma distinção muito nítida entre liberdade de expressão e pluralismo político e de ameaças à democracia e golpismos“, completou Flávio Dino, que comanda o Maranhão. “Temos que lembrar dos precedentes históricos. Em 1964, outros ocupavam os governos estaduais e, naquela época, reinou uma certa perplexidade nessa esfera de poder. O que nós vimos é que, passada a ruptura e o golpe, todos os governadores sofreram, sem exceção“.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Ah, vão trabalhar, ""senhores governadores"", e deixem de perder tempo e despender erário com essas iniciativas inúteis!!!!

  2. Alberto (Belém-Pa). Não tem q reunir com Bolsonaro coisa nenhuma, ele não respeita acordo se não prevalecer o q ele quer. No outro dia depois da reunião ele já vai estar atacando as instituições ou quem participou da reunião. O correto seria isolar o extremista delinqüente deixando-o derreter nos braços de sua claque. Bolsonaro não tem o apoio integral das Forças Armadas, muito menos da maioria do povo brasileiro. Bolsonaro já não representa a maioria da população brasileira. #BolsonaroNuncaMais

  3. Desde quando a esquerda defende a democracia? Como defende democracia e apoia Cuba e Venezuela é essa democracia muito cara de Pau!Esse povo não é confiável!

  4. Qual entendimento deve haver com Congresso e STF nas bases atuais? Ou eles param de defender bandidos e de interferir no executivo ou a corda vai arrebentar. O povo está cansado. Será que eles não vão atender nem o povo? Dia 7/09 o recado será diferente. Não precisamos de dialogo, precisamos de mudança radical. Se o Bolsonaro não atacar essa podridão ele se torna mais um igual eles. Quanto a esses comentários por canalhas como Jose, Palhaço Bozzo, ignoro. A hora de vcs está chegando

    1. 2- O governo Bolsonaro está totalmente apodrecido. Nunca antes na história do Brasil, esse processo de apodrecimento foi tão rápido. Então só resta ao genocida para encobrir os seus crimes e à corrupção do seu governo, descambar para uma Anarquia. Fico triste em ver o nosso Brasil nas mãos de um semianalfabeto, que se cercou do que tem de pior na nossa sociedade, pessoas imbecís, insensíveis e violentas como ele. Em 2022 é Sergio Moro. Com Moro Podemos Mais.

    2. 1- Júlio, a Anarquia convocada pelo Bolsonaro no dia 7 de setembro, tem quais objetivos? Atacar o STF do Kássio, q acabou de seguir o GM e o Lewa, à favor de corruptos? CHEGA DE HIPOCRISIA. O militar pai do auditor do TCU, q montou um relatório apócrifo usado pelo presidente, com certeza estará na bagunça.Tem uma boquinha na Petrobras com potencial de ganho de 130 mil por mês. Então o tamanho da manifestação, dará uma ideia da quantidade de parasitas bolsonaristas temos na nossa sociedade.

    3. Delinquente é vc e sua turma. O mundo inteiro perdeu milhares de pessoas com essa pandemia. No Brasil, uma parte ira morrer mesmo por não resistir o covid e outra parte morreu por falta de tratamento adequado. Na minha indústria pelo menos vinte funcionários pegaram, foram ao posto de saúde e voltaram com receita de dipirona. Nós direcionamos eles a outro medido que fez o tratamento precoce e nenhum precisou ser internado. Entende seu canalha esquerdista.Porque não fizeram isso com todos?

    4. Julinho delinquente está transtornado. Tô doido para ver os muares nas ruas no dia 7 de setembro. Vão apenas comer a grama dos gramados e defecar em público. Ser Bozista é um ato criminoso e um desrespeito as milhares de pessoas que perderam seus entes queridos. Ser Bozista é mesmo que pactuar com o demônio. Vade retro Julinho Delinquente.

  5. Nossa Jose! Você falar e um cachorro cagar e a mesma coisa Só merda Sua opinião e tão inútil Da vergonha alheia de ler Vai fazer algo útil ora alguém e nos poupe desses comentários ridículos

  6. Eu já falei e repito de novo. O Brasil não melhorará enquanto o Bozo não for apeado do poder por crime contra a humanidade. Nem precisa se um gênio para entender a razão. Ninguém colocará dinheiro no Brasil enquanto o genocida estiver no poder. Simples assim! Bozistas e ex-Bozistas, por favor limpem a sujeira que vocês fizeram no primeiro turno da eleição passada. Sejam patriotas pelo menos uma vez na vida!

  7. Espero estar errado, "Pacto pela Democracia está com cara de "Aguarde os Conchavos dos Próximos Capítulos".

  8. Pacto pela democracia. Boicotaram o Presidente, quebraram o país, desviaram os recursos da saúde, agora querem posar de democratas porque a corda esticou. Vai vendo Brasil, como fala o Senador Marcos Rogério.

  9. Estão com medo, sabem que, a partir do dia 07/SET o bicho vai pegar e a picaretagem receberá um ultimato dos donos do poder, O POVO. ,,,,, Por isso eu sempre digo: Bolsonaro 2022, a última TRINCHEIRA contra o comunismo. ______ Agora sim, o zurro está liberado, ZURREM seres bestiais que habitam as trevas. .... kkk!

    1. Nyco, então no dia 7 de setembro o bicho vai pegar? Interessante constatar no q o Brasil está se transformando, na gestão do semianalfabeto Bolsonaro. Um presidente eleito democraticamente, q agora covardemente, prega a Anarquia no nosso Brasil. Um presidente q se elegeu com a bandeira do combate à corrupção, acabou com a Lava Jato, e hoje os casos de roubalheira se multiplicam no seu entorno. O bicho vai pegar, pois os bolsonaristas nada mais são do que bicho. Em 2022 é Moro. Com Moro Podemos ➕

    2. Nyco Penyco zurrando de novo. Dia 7 de setembro haverá um zurro coletivo de muares covardes. Só isso! Basta bater o pé que eles se dispersão como muares que são. Zurra Nyco Penyco, Zurra Nyco Penyco! Em breve estarás zurrando alegremente no esgoto que chamas de lar!

    3. Com Bolsonaro não tem acordo É um psicopata apoiado por idiotas.

    1. Harmonia com Bolsonaro? Perda de tempo!!!O foco dele é baderna!!!!Quanto mais, melhor!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO