Adriano Machado/Crusoé

Para aliados de Mandetta, Bolsonaro não tem condições de demiti-lo

30.03.20 07:01

Mesmo após mais um fim de semana de divergências entre Jair Bolsonaro e Luiz Henrique Mandetta (foto) em relação à estratégia para lidar com o coronavírus no Brasil, aliados do ministro da Saúde apostam que ele permanecerá no cargo por dois motivos.

Primeiro, ressaltam, porque Mandetta já avisou a seus interlocutores que não pretende pedir demissão em meio à crise. Segundo, porque, na avaliação do grupo político do ministro, o próprio presidente não tem, hoje, “condições políticas” para demiti-lo.

“Bolsonaro não possui nenhum nome com as qualidades do Mandetta para o lugar. Além disso, o Mandetta conquistou a confiança da família brasileira com as posições técnicas e embasadas na ciência”, argumentou um aliado do ministro no DEM, sigla à qual é filiado.

Políticos próximos ao ministro o aconselharam a seguir defendendo a posição técnica sobre a importância de medidas de isolamento da população, mas evitando criticar diretamente o presidente da República, que vem pregando a reabertura de comércio e escolas.

Neste domingo, 29, Bolsonaro circulou por Brasília e arredores, quando conversou com comerciantes. Na volta, disse à imprensa que avalia a edição de um decreto para permitir que todas as profissões legalmente regulamentadas possam retomar as atividades.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sou de opinião de que Bolsonaro deve extravasar todo seu ódio, toda sua frustração em relação ao seu fracasso como militar, usar sua "Bic" no atacado, mostrar sim que quem manda é ele, por uma razão muito simples: Dória o destruirá- e olha que eu odeio o Dória.

  2. Imprensa tbm adora jogar um contra o outro.Vide Datena. Só colocam lenha na fogueira.Qualquer patrão deve ser respeitado. Entendeu Moro? Por que sair em defesa do Mandeta?Ele é bem grandinho.

  3. Mandetta devia ter se calado, quando se aliou aos governadores, leia Dória. Ele nâo sabe que o patrão é o Presidente? Ele está se aproveitando da fama, pessoas em pânico para enfrentar o Presidente.Manda quem pode, obedeça quem tem juízo.Ele deve respeito e lealdade ao Presidente. É o Moro não tinha que sair em defesa dele. Lealdade tbm Miro e respeito.

  4. Mandetta é muito bom! Guedes, Moro, Tereza Cristina. Agora, o Ernesto, o Abrão e o tal robespirralho Filipe, são os puxa-sacos que só avacalham por outro lado.

  5. Parece que a maioria aqui acha que o presidente está certo no que diz respeito ao enfrentamento da pandemia do CORONAVIRUS. Isso chega a ser assustador. O presidente está a brincar com coisa séria

  6. Não tem condições é o KCT, ele que não se alinhe com o presidente ou fique dando razão para Governador ditador pra ver se o doutor Osmar terra não toma o lugar dele rapidinho tá pensando que é presidente também? bolsonaro tem razão

  7. Acho incrível que após qualquer divergência entre o Presidente e seus Ministros todo mundo comece a falar sobre demissão. Não está mais do que na hora das pessoas se comportarem como adultos e pararem com este piti de falar em demissão? Parecem crianças mimadas. Muitas vezes, e espero que este seja o caso, não houve intenção alguma de demissão de parte a parte, e a imprensa medíocre começa a falar de demissão. XÔ falta de assunto! XÔ babaquice! Comportem-se como gente grande, por favor.

  8. Seria ótimo a imprensa para de prever situações improváveis e se fixar no real. Reúna 10 pessoas e peça suas opiniões sobre qualquer assunto. Haverá multiplicidade o que não significa ruptura entre os envolvidos.

  9. “O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o domingo para exercitar sua birra contra o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, que na véspera alertou: “Se o sr. for para metrô ou ônibus em São Paulo (como chegou a dizer em entrevista), vou ser obrigado a criticá-lo”. Ao que o presidente rebateu: “E eu vou ter que te demitir”.” (Estadão)

    1. só para sua informação só pode cancelar assinatura no vencimento do contrato coisa que eu vou ver no PROCON mas assim que possível bye bye

    2. São os “canceladores profissionais de assinaturas”....kkkkk

  10. E nem quer demitir, Gadelha. A caneta serve para demitir trairas e ordinários que passavam informações confidenciais ao Globo e a vocês .

  11. Corretíssima análise: Se demitir o Mandetta o PR perde o pouquíssimo apoio político de peso que lhe resta-DEM-além do apoio de grande parcela popular e, mesmo política da oposição. Seu estilo dúbio é a cara do povo brasileiro. Como gestor de Saúde Pública nota Zero!

    1. Ah, e apoio de grande parte da mídia que adora seu estilo Rolando-lero.

  12. Igor Gadelha é o novo Fefito do jornalismo que se diz sério. As meninas superpoderosas do Antagonista estão muito bem alinhadas aos interesses do papai Dória.

    1. Aonde que a situação está ficando Fora de Controle? Só se for nos governos do Estado principalmente do João Dória o gestor, gestor só se for de jumentos

    2. vocês estão ficando iguais aos petistas na época das delações, vendo a situação ficar fora do controle e continuam defendendo custe o que custar. votei no Jair, mas estou vendo a alienação detornar o país mais uma vez. Ele está fazendo besteira. Acorda gente, pois o Mourão já está ensaiando o discurso da posse e o Dória está fazendo um excelente trabalho e está ganhando os votos anti-petistas de forma automática e justa. vcs estão concordando em usar a mesma estratégia que Milão usou? pensem!!!

  13. SEnhoras e senhores. Respeitável público. A cruzoFolha virou um picadeiro de circo com o gadelha, as pirralhas e o homem (KKKKK) das 1000 faces: jose, josé, Palhaço Bozo, Odete6, MarcoA, ANTONIO, SANSÃO, Eduardo e outras mais. PÁTRIA AMADA BRASIL.

    1. Doria é um carreirista somente. Não pensa em Brasil. Só não vê quem não quer. Simples, simples.

    2. Kkkkkkkkkk. Verdade? Nem se eu quisesse eu poderia ser tanta gente assim. O rei da falsificação e do copia e cola aqui é você..

  14. Entendo que está insistência alucinada da Crusoé em fomentar uma briga entre Mandetta e Bolsonaro jogando gasolina a todo momento com vistas unicamente em tentar buscar leitores é um tiro no pé da revista e do Brasil. Isto não é informação é FOFOCA. Neste momento? Deixa o Ministro trabalhar, talvez também salve a vida de alguém de sua família.

    1. Não nos esqueçamos de que inúmeros médicos conhecem como se deve combater a pandemia. Só temos UM Jair Bolsonaro. Fica firme Presidente.

  15. Bem, todo mundo sabe que o Bozo tentou demitir o Luiz por causa de ciúmes. Foi igual ao que aconteceu com o a Moro meses atrás. Os Bozokids incentivaram uma crise e quase conseguiram. Quando passar a quarentena, vocês podem ter certeza que o Luiz será fritado. Isso, claro, se o Bozo não for substituído antes.

  16. Igor, você é o pior jornalista que eu tenho visto nos últimos tempos. Suas matérias nos fazem perder tempo. E o pior é que somos teimosos em lê-las achando que vamos encontrar um mínimo de utilidade ou informação. Nada. Gosto da Crusoé e da maioria dos seus pares, mas você está branquela deles. Continue fazendo fofocas que uma hora dessas algum chefe seu vai se encher também.

    1. Faço das tuas palavras as minhas. O Igor consegue se superar dia após dia.

  17. Vamos falar de coisas sérias. Esse tipo de notícia só leva a desestabilização, não acrescenta nada e beneficia os corruptos e a velha política do toma lá da cá inclusive, na qual o Mourão se encaixa perfeitamente.

  18. Essa revista tá parecendo mais um encontro de lavadeiras. Sem querer ofender essas antigas profissionais com essa força de expressão.

  19. Pela força e pela graça do nosso Senhor Jesus Cristo, que venha logo o Mourão para o bem da pátria e da nação brasileira. Glória a Deuxxx

  20. Eu diria mais... Matéria totalmente irresponsável... Principalmente num período como esse. Parece reportagem do Grupo O Globo.

  21. Eu achava que o pessoal pegava no seu pé. Vc realmente é um jornalista medíocre ,na minha opinião .Estamos vivendo um período ímpar na história mundial e vc com picuinhas. O país não precisa deste tipo de imprensa

  22. Vocês estão caindo na vala comum, ai entre vocês nunca existe divergências?Todo dia há meses vocês estimulam uma intriga de queda de ministro, já foi o Moro,não colou,vcs mudaram pro Guedes,não colou de novo,agora é o Mandetta? Para que tá muito descarado.

  23. Não ouve divergência nenhuma entre o ministro da saúde e Bolsonaro, como Crusoé está querendo dar a entender. Pelo contrário, o ministro é a favor, e certamente foi ele próprio que recomendou a Bolsonaro a quarentena vertical. Este é meu último ano como assinante da Crusoé. Já liguei e pedi para não renovar a assinatura automaticamente. Não esperava, pelo menos não tão rápido, essa mudança de jornalismo. Não digo que é de esquerda, mas está atirando pra todos os lados. Totalmente sensacionalist.

  24. Para aliados do Mainardi e do Sabino eles não tem condições de demetir esse pseudo jornalista militante de esquerda.Eles também são empregadinhos.

  25. E quem disse que o Presidente quer demitir o Ministro da Saúde? Interlocutores, aliados, fontes, pessoas próximas, como é fácil fazer uma reportagem assim! Podemos inventar qualquer coisa do tipo: fontes próximas à Igor Gadelha disseram que ele quer destruir o governo!!!

  26. Esperamos que o presidente seja acometido de um mínimo de bom senso e deixa o Mandetta trabalhar. Precisamos dele agora, por favor!

    1. Bolsonaro está começando a ser um estorvo ao mundo, é aliado do o covid-19

    2. Cleusa, bom senso???? Vc é muito patriota mas vamos lá, aguardar a próxima besteira

  27. Mais um ministro que o capitáo vira refem,,,Guedes (mercado + ou -), Moro (minions) e agora o Mandetta ( o ser humano "normal"),,,,,,,,tudo isso por conta do (des)governo implantado para ganhar likes,,,COMA A VIDA NÄO SE BRINCA, DE R$ PARA QUEM PRECISA FICAR DENTRO DE CASA O QUANTO FOIR NECESSARIO PORRA

  28. Capitao cada dia mais refem do capital politico dos ministros populares - Moro, Guedes e agora Mandetta viraram fiadores do (des)governo implantado pelo ex presidente em exercicio...COM SAUDE E COM A VIDA NÄO SE BRINCA!!!!! DE R$ A QUEM PRECISAR E OS MANTENHA DENTRO DE CASA CACETE

  29. Entendo que o ministro Mandetta deve também ouvir e avaliar posições contrárias às suas vindas de médicos especialistas em epidemias similares.

    1. Quanta fofocas e conversa fiada.... Os melhores ministros que o Brasil já teve, com o único presidente honesto pós Regime militar. O único que quer acabar com a velha política e os bandos organizados, vocês são contras?!? Ficam a favor de bandidos?!? Assim não dá pra ser feliz!! Será que não entendem a tremenda armação para desestabilizar o governo e enfiar o País num buraco sem fim?!? Aí culpa-lo de incompetente!

    2. Não, como ministro da saúde ele deve ouvir os especialistas nessa área do covid-19.

    1. O cara tem toda uma máquina pública para ajudar de forma decisiva contra essa ameaça invisível mas prefere jogar para a torcida raivosa que é uma minoria do eleitorado e do povo brasileiro. Está se isolando cada vez mais, não tem ajudado em nada e só atrapalhado. Quando as mortes aumentarem assustadoramente ele será com certeza responsabilizado por sua omissão e negligencia. O povo não esquecerá isso...

  30. Mais do que não poder, acredito que ele não tem esta intenção. Como certamente não teve a intenção de demitir Moro e outros tantos como costumam "revelar" várias publicações.

  31. Mandetta, essencial ao Brasil hoje. O futuro, entretanto, depende do patriotismo do Bolsonaro e da quantidade de podridão que puder ser extirpada do comportamento social preponderante até bem pouco tempo.

    1. O patriotismo do bolsonaro é da boca para fora. sempre foi...

  32. A imprensa, e você é um bom exemplo, está doida para fazer intrigas entre o Presidente e seus Ministros. Parem com isso, oportunistas de uma figa!!!

    1. O presidente não quer demitir ninguém, os excelentes ministros, digo, todos é uma base de sustentação. O resto é fofoca. Essa atitude é mais uma estratégia.... veremos no final....

    2. Ele quer demitir qualquer um que não diga amém a tudo que ele faz e fala!

    3. Valerio, ta na cara que o que ele mais deseja é demitir Moro e agora o Mandetta. Mas o apoio popular não deixa isso...rs...

    4. Meu Deus Igor, onde foi dito que o presidente pretende demitir o Ministro Mandetta? Isso é só para gerar notícia? Que isso cara, tem tanta notícia aí, vai trabalhar....

  33. 🇧🇷 Quem disse que bolsonaro que fez uma grande escolha ao escolher Mandeta para o ministério da saúde quer ou pensa demiti-lo?? 🤔 Muda a estratégia, já tentaram o mesmo com o ministro Sérgio Moro idolo e Herói já tentaram a mesma história com Paulo Guedes. 🇧🇷 Mídia lixo vão fazer o que vcs fazem de melhor dar o rabo.

    1. Palhaço Gripinha está desesperado pois já percebeu que esse covid será a ultima pá de terra em seu mandato. Agora está jogando no quanto pior melhor para gerar caos e depois mandar a conta para os governadores. Mas essa tática insana não vai colar, o povo já percebeu isso. No final, perderá o mandato e só conseguirá manter ao seu lado o gadinho bananinha mais fiel, tipo o nosso amigo Rômulo. Mas antes vai terminar de acabar com o Brasil. Belo presidente que se preocupa de verdade com o povo!

  34. Se o presidente ficasse no seu palácio recluso, alheio a tudo isso, seria criticado. Se sai para ver de perto como as coisas estão transcorrendo, é criticado. Fica evidente que as críticas são pessoais. Incrível, agora nós temos vários especialistas em crises pandêmicas. Quantos já morreram diuturnamente por variados motivos no país, sem que ninguém se importe? Agora todos são prudentes e morre de amores por vidas! Que essa crise sirva de lição, para termos mais amor ao próximo sem hipocrisia!

    1. Nossos números são menores por dois motivos, primeiro que o vírus chegou depois aqui, segundo que mesmo a contra gosto do presidente, acabou se fazendo o isolamento social horizontal e consequentemente diminuição nos números do covid, embora ainda em crescente. A coisa ainda vai ficar feia por aqui, mas se o seu Presidente palhaço tentar jogar a culpa nos governadores vai sofrer um linchamento virtual como nunca antes visto. Ou seja, ele não tem para onde correr agora...rs..

    2. Todos os países perderam vidas, mas só aqui se pretende destituir o presidente. Olha que se comparar os nossos números, o deles são bem maiores.... fazer o que? Aqui o politicamente correto ainda segue forte. Mas no meio de uma pandemia? Isso é um país de merda. Volta esquerdalhaaaaaaa

    3. Pois é, muito menos o presidente é especialista em crise pandêmica, então deveria respeitar quem é e entende do assunto, no caso seu Ministro da Saúde. Rebeldia com provocações infantis que só visam ressaltar o próprio ego num momento desse não contribuem em nada.

  35. Enquanto esses jornalistas chinfrins trabalham para que haja um ruptura no governo como uma forma de fragilizá-lo, ambos, Presidente e Ministro trabalham para amenizar o impacto da Pandemia. Cada um com uma visão, o Ministro, médico, tem obrigação de ficar ao lado da ciência. O Presidente, que tem a obrigação de não deixar o país quebrar e vendo que a taxa de letalidade é baixa, briga para que retornemos. O quê tem de tão grave assim? Por isso é por outras tantas estamos tomando ódio da imprensa

    1. Bolsonaro está dando a esperança ao povo de morrer mais rápido!

    2. 🇧🇷 Antônio sai da cx! Bolsonaro está fazendo o quê os covardes e ladrões não fazem dar esperança ao povo🇧🇷 Onde está o pederasta, ladrão e corno do Lula? Onde está o porco de rolete Botafogo Maia? Todos com mêdo,

    3. Parar de ver a empresa porque, se o próprio presidente é quem cria as crises. Com atitudes inadequada para o momento de crise.

  36. o presidente tem o mérito de escolher uma equipe muito boa , a maioria dos escolhidos tem mais capacidade e credibilidade que ele

    1. Mas é isso que ele não suporta - aliás isso acontece com todo chefe inseguro quando encontra pela frente um subalterno que tem mais capacidade que ele!

    1. Confirma o que eu disse: faltando argumentos parte para agressões gratuitas. Acertei na mosca.

    2. Essa Lilia, é LULISTA, invejosa e fofoqueira, só fala mentiras!!!

    3. Churchill deve estar se revirando no caixão tamanho a carência atual de grandes líderes estadistas. Atenção petistas, estou falando de líderes estadistas e não ladrões.

    4. Quando faltam argumentos concretos, parte-se para as agressões gratuitas. É vero!

  37. Bolsonaro se revela um estorvo. Intelectual, moral e governamental. Não demora a cair, deixa a crise mais aguda passar, e aguardemos a enorme insatisfação que virá, passado o pânico generalizado inicial.

    1. Este tal de Júlio deve está arrependido do voto que deu nesse presidente despreparado. Agora engole ele atravessado, e deixa Lula em paz membro da BOIADA.

  38. Em tempos de dificuldades, a imprensa poderia explorar os exemplos dos países que estão trabalhando e o que eles estão fazendo para conviver com esta situação. Parem de colocar lenha na fogueira e tragam luz.

    1. Esta torcida por uma crise de governo no meio de uma gravíssima crise sanitária é coisa de psicopata.

  39. Qual interesse da Crusoé jogar gasolina na fogueira ? Não vai ter demissão, os ministros são bons o suficiente pra enfrentar a crise. Fofoca da turma dos PTralhas.

    1. Pelo jeito essa Lilia só assisti a Globo, tudo fofoca sobre a demissão,Lília só pode LULISTA e fofoqueira!!!!

    2. Lilian, quem escutou esse diálogo? Quem estava perto e transmitiu? Não precisa ter mais que dois neurônios para saber que se houve esse tipo de diálogo ou desavença, ficou entre ambos. Repórteres como esses merdas não servem para nada. Quero que Bolsonaro se exploda, mas não sou alienado e não acredito em tudo que esses repórteres falidos publicam.

    3. Meu Deus, Maria. Bolsonaro ameaçou demitir Mandetta caso não acatasse suas diretrizes. Vc não se informa?

  40. Com certeza o Presidente Bolsonaro está correto pois o que os governos deste planeta ainda não perceberam que o governo comunista da China criou essa guerra biológica e torce junto do presidente da organização mundial de Saúde que tbem é comunista para que todos fiquem em quarentena pois assim vão conseguir a recessão Mundial.

    1. O presidente Bolsonaro é o único correto do mundo. Paciência tem limite bolsominios, vcs estão alienados.

    2. Ao ler semelhante atentado à inteligência, veio-me a lembrança um capítulo do Mein Kampf cujo autor todos conhecem: Hitler. É espantoso!

    3. Cruzes!!!! Acorde criatura, o único lúcido é seu Messias?

Mais notícias
Assine agora
TOPO