Leopoldo Silva/Agência Senado

Parecer do TCU sobre contas de Bolsonaro critica emendas de relator

27.06.22 21:27

A área técnica do Tribunal de Contas da União (foto) recomendou aprovar as contas de 2021 do governo de Jair Bolsonaro, mas fez várias críticas ao uso das RP9, as chamadas emendas de relator, informa o Painel da Folha.

O parecer dos técnicos deve ser votado pela corte de contas na quarta (29). “As principais críticas dos auditores, pertencentes à Secretaria de Avaliação Governamental, são feitas na maneira como são distribuídas as chamadas emendas RP9, que ficaram conhecidas como ‘orçamento secreto'”, diz a Folha.

De acordo com a área técnica do TCU, o modelo adotado para distribuir as emendas de relator aumenta o risco para o planejamento das ações do governo e impõe “dificuldades relacionadas à transparência”. Além disso, afirma o documento, “a falta de critérios de equidade na distribuição de emendas entre os parlamentares tem o potencial de afetar a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais, o que requer atenção e cuidado específicos”.

O parecer também chama a atenção para a concentração de recursos das emendas em algumas cidades e observa que boa parte delas se destinou a saúde e assistência social, políticas públicas que requerem critérios objetivos.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. As emendas de relator QUALQUER UM SABE foi a maneira da politicalha "democratizar" o roubo que ficava TODO nas patas da quadrilha petralha e assim qualquer parlamentar tem para mamar $20 milhões anuais para propinar com obras inacabadas e inputeis a inundar este país puteiro lixeira da humanidade .. um único mandato enriquece qualquer pilantra neste país ... mas o que o presidenbte tem a ver com isto? por que o associam a amanha canalhice? óbvio saudades da roubalbheira "companheira" ..

    1. Sabe sim vai pro lixo ou cemitério de obras inacabadas e para a propinagem de muitos ... não por acaso isto foi gestado nos desgovernos da quadrilha meu caro.

Mais notícias
Assine agora
TOPO