Adriano Machado/Crusoé

Pazuello pediu que Casa Civil favorecesse fabricantes de cloroquina

10.08.21 07:30

Documentos entregues pela Casa Civil à CPI da Covid revelam que, em maio do ano passado, o então ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu a atuação do Planalto em favor de dois laboratórios privados fabricantes da hidroxicloroquina e que enfrentavam restrições para a importação dos insumos na Índia.

“Senhor ministro, gostaríamos de consultá-lo a respeito da possibilidade de interveniência da Casa Civil junto ao Governo da Índia, para autorização de exportação de matéria-prima indiana para laboratórios responsáveis pela produção de cloroquina e hidroxicloroquina no Brasil”, escreveu Pazuello ao então ministro-chefe da Casa Civil, Walter Braga Netto, no dia 26 de maio, mencionando lotes comprados pelas empresas EMS e Apsen, além de uma encomenda do próprio Ministério da Saúde (veja ofício abaixo). Ao todo, os pedidos somam 13 toneladas de cloroquina.

Um mês antes, no dia 4 de abril, o próprio presidente Jair Bolsonaro já havia atuado em favor das mesmas empresas, durante um telefonema com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi. As negociações de Bolsonaro foram descritas em telegramas secretos do Itamaraty, segundo o jornal O Globo. Em 3 de abril, o então chanceler Ernesto Araújo se envolveu pessoalmente na liberação de insumos adquiridos pela EMS, como mostrou Crusoé.

A atuação do Planalto e do Itamaraty em favor de empresas privadas faz parte das investigações da CPI da Covid, que vê indícios de tráfico de influência e advocacia administrativa nas condutas de Bolsonaro e Ernesto Araújo. Agora, com a prova documental de que Pazuello atuou em favor das mesmas empresas em outros carregamentos de cloroquina, o general da ativa deve ser incluído no mesmo pacote.

Em junho, antes de se tornar ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira também agiu nos bastidores para evitar a quebra de sigilo do empresário Carlos Sanchez, dono da farmacêutica EMS.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mais uma confirmação do que já era óbvio. O governo bozogenocida trabalhou arduamente para matar milhares de pessoas. O que eu pergunto é o seguinte: vocês deixarão este crime passar impune?

  2. O Povo brasileiro adverte , O ministério da saúde faz mal a saúde. assim como o presidente faz mal ao brasil-assim como o exercito nao cuida do brasil-assim como o judiciario nao cuida do brasil etc. eita povo orfão.

  3. UMA VERGONHA. Esses milicos tupiniquins e o SOCIOPATA juntos querem tomar o poder e matar o povo brasileiro. IMPEACHMENTJÁ. Se tenho que aturar o Renan para derrubar o mandrião e os milicos, que assim seja.

  4. Não é atoa que o Sociopata Genocida está debochando dos Ministros do STF e do STE , com ameaças explicitas de golpe,com desfile de tanques em frente o Congresso . É um desequilibrado.

  5. A quantidade de hidroxicloroquina e cloroquina solicitada sustentaria a população brasileira toda. Haja gastança!! #ForaBolsonaro!

Mais notícias
Assine agora
TOPO