Reprodução

Pendurar cartaz na janela e segurar balões com cores da Ucrânia pode dar prisão na Rússia

28.02.22 15:25

De acordo com a ONG de direitos humanos OVD-Info, ao menos 5.982 pessoas foram presas (foto) por fazerem manifestações pela paz na Rússia entre a quinta, 24, quando começou a invasão da Ucrânia, e esta segunda, 28.

Alguns dos detidos empunhavam cartazes com mensagens simples, como “parem com a guerra” ou “não para a guerra, não ao silêncio“.

Outros que penduraram cartazes contra a guerra nas suas janelas foram procurados pela polícia. Também foram detidas pessoas que estavam fazendo manifestações individuais, segurando balões ou flores com as cores azul e amarelo, da bandeira da Ucrânia.

Publicações nas redes sociais organizando manifestações ou anunciando a distribuição de panfletos também geraram prisões, segundo a OVD-Info.

No domingo, 27, a Procuradoria-Geral da Rússia disse que pacifistas poderiam ser acusados de “alta tradição” por receber ajuda de um estado estrangeiro. A pena de prisão pode chegar a 20 anos.

Outras acusações contra os manifestantes pela paz são de desobediência a um agente da polícia, permanência simultânea de vários cidadãos em um lugar público, vandalismo, obstrução de ruas e violação das restrições da pandemia.

A polícia tem sido acusada de fazer uso excessivo da força. Em São Petersburgo, um homem que participava em um protesto contra a guerra foi espancado por policiais em uma carroça. O ativista de direitos humanos Andrei Lalih foi jogado por cima de uma cerca e teve uma luxação no ombro. Na mesma cidade, um manifestante foi atingido por um policial na cabeça com um cassetete e teve de ser carregado nos braços.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O PT E LULA sempre por toda a existência, apoiaram e proclamava, o regime Russo como o melhor, inclusive. vários militantes foram treinados na Rússia, e em CUBA {que também é adorada por Lula e o PT}. Financiou, regimes autoritários na África, e no mundo, e também na sua adorada Cuba. Sem esquecer que recebeu dinheiro, de KADAFI, coisa que ficou sem investigação até agora.

  2. Que ironia quem vem fortalecendo e comicamente os russos economicamente agora se veem cercados pelo fogo que alimentaram estes russos nunca podem estar bem financeiramente este sanções estão atrasados em uns quinze anos ate que eles não tenham dinheiro e suas bombas enferrujem por falta de manutenção!

  3. 1- O carniceiro Putin está tranquilo, brincando o seu Jogo de Guerra, da comodidade do seu palácio. Afinal de contas, a Ucrânia não é páreo para a 2a maior potência bélica. Moralmente falando, o que será do nosso mundo, se deixarmos os ucranianos serem massacrados? Nossa, mas nós estaremos evitando uma catástrofe planetária. Será? Eu já negociei com enérgumenos da estirpe desse crápula, obviamente na área comercial. Uma coisa é certa, se ñ há confiança, ñ existe nada. Putin não vai parar.

    1. Osnyco Penyco prefere apoiar o dono do dono dele…o nanico de São Petesburgo. Osnyco Penyco, o comunista KGB!

    2. Vá se tratar, seu PTralha deficiente mental. Não fala nada com coisa alguma.

    3. 2- A OTAN DEVE ENTRAR NA GUERRA, MEDIANDO FORÇAS, DE ACORDO COM A ESCALADA DO RUSSO. Se tivermos que morrer por conta de um aloprado, para quem acredita em vida após a morte, enfrentaremos o outro lado com a consciência tranquila, sem o peso de assistirmos passivos, a morte dos ucranianos. Está na hora da Rússia fazer guerra, com quem pode machucá-la em também.

  4. “Permanência simultânea de vários cidadãos em um lugar público” dando cadeia por lá e a turma daqui que gosta de falar que todos têm que “ocupar os espaços públicos” está quietinha passando pano.

Mais notícias
Assine agora
TOPO