Reprodução

Petistas dizem temer por segurança de Lula no Sul, reduto de Bolsonaro

29.11.21 09:15

Cumprindo agenda de viagens no Brasil e no exterior, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não agendou encontros políticos nos três estados do Sul. Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina deram vitória expressiva a Jair Bolsonaro em 2018 e ainda são redutos importantes do bolsonarismo.

Internamente, lideranças do PT gaúcho veem com reservas agendas públicas do presidenciável nesses estados. A preocupação é com a segurança do petista, tendo em vista o histórico das últimas visitas.

Em março de 2018, dois ônibus da caravana do ex-presidente no Paraná foram atingidos por tiros. Lula estava em outro veículo e não se feriu. Na mesma época, manifestantes bloquearam a chegada da comitiva petista em Passo Fundo, no Rio Grande do Sul, colocando fogo em pneus. O protesto fez Lula recuar e cancelar um compromisso no RS naquela ocasião.

De volta ao páreo eleitoral, Lula. que retornou de recente roteiro pela Europa, já visitou Nordeste e tem viagem programada ao Norte para o começo de 2022. Essa última só não ocorreu neste ano devido ao roteiro europeu feito em novembro, que incluiu Alemanha, Bélgica, França e Espanha. Segundo o deputado Paulo Pimenta, presidente da sigla no RS, Lula deve ir ao México e à Argentina ainda em dezembro.

Líder do PT na Câmara, o deputado Bohn Gass afirma que a preocupação do partido com a integridade de Lula não é restrita ao Sul, se estende a todo país, embora esteja concentrada em pontos específicos: “É geral, mas aumentada em alguns lugares. Lula vai fazer roteiros em todo país. A preocupação se acentuou com a experiência vinda do RS da última vez que esteve lá. No Paraná houve perseguição. Ações estúpidas”.

Dois dos três presidentes dos diretórios do Sul confirmam que não há previsão de compromissos de Lula na região“O receio pela segurança do Lula é em todo lugar. Tem uma equipe que atua e o acompanha, que faz estratégia de segurança. E temos uma equipe nossa que também cuida disso”, diz o deputado estadual Arilson Maroldi Chiorato, presidente do PT paranaense.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Esse senhor não deveria ter nada a temer: se ainda não tem, em breve gozará da proteção advinda do ostracismo, inerente a todas as tranqueiras enfiadas na Latrina da História!

  2. O STF colocou goela abaixo dos brasileiros, o ex-presidiário Lula, novamente no jogo político. Lula é o maior corrupto da nossa história. Isso mexe com às emoções do nosso Brasil. Causa ainda mais indignação, pois a sua campanha é alicerçada em mentiras, como a de que foi inocentado. O maior corrupto do Brasil, querer voltar a presidência, adotando uma campanha mentirosa para enganar a massa ignara, pode trazer consequências e riscos para ele. Moro Presidente 🇧🇷

  3. Sugiro que ele nao va no sul, nao tem voto mesmo, melhor nao correr risco. Oseria de novo a intencao de arranjar um novo atentado mentiroso, praticado pela milicia deste vagabundo, os sem terra e depois querer aplicar como que partiu de adversarios, isto que sera o mais provavel. Moro, lavajato, prisao em segunda instancia pra ele voltar pra de onde nao deveria ter saido jamais. Saibam, se Moro for eleito, este ladrao de 9 dedos volta pra cadeia.

    1. verdade xará .. você foi ferino e preciso.

  4. A solução é não ir ao SUL. Por segurança, o ex-presidiário-sindicalista-metalúrgico, deveria ir morar de novo no Nordeste, cercado de jagunços. Faça campanha no nordeste. Já tá bom demais.Ou, peça proteção por tempo igual à sua condenação em uma cela vip na PF. Que tal?

    1. .. não WALDEMAR deveria voltar para a cadeia e pagar por seus graves e hediondos crimes contra o povo . mas a ditadura vigente o imunizou.

  5. Ouvi falar que o Sul está FECHADO para o acesso do Ex-Detento Alcoólatra e Maior Ladrão da História da Humanidade, aí, eu invoco o Temer: "É Preciso Manter Isso, Viu?!". __ MITO 2022, reeleito já no 1ºturno para o bem estar desta grande Nação.

    1. 2- Agora, levantaram a saia do governo e bilhões sumiram no tal orçamento secreto, e não querem que saibamos qual o destino desses bilhões. Não quero nenhuma creptocracia, nem de direita, nem de esquerda. Não quero ser subjugado nem por sem terras e sindicalistas, tão pouco por militares e forças policiais. Moro 🇧🇷

    2. 1- Francisco, vc vai ter que ser mais específico ao que ocorreu depois. Bolsonaro na minha análise, não tem às FAs nas mãos para negociar. O governo Bolsonaro é mais do mesmo. Vc não quer que o PT institua no Brasil um regime totalitário. Eu não quero NENHUM regime totalitário. Todos os militares do governo Bolsonaro se curvaram às indecências políticas. Na CPI da Covid, acenderam a luz desse governo obscuro, e podemos enxergar um monte de baratas corruptas.

    3. só o PAULO no seu insano fanatismo ignora que Temer que indicou a peça foi ao Xandão na verdade levando o aviso do executivo .. ou respeita a lei ou Art 142 da CF . basta ver o que ocorreu depois . que tolinho.

    4. Nyco, o Temer se gabou de ter redigido a carta de arrêgo do Bolsonaro. Bolsonaro, Lula e Temer, é tudo farinha do mesmo saco. Moro Presidente 🇧🇷

  6. ELE NÃO FALOU NA EUROPA QUE FOI O MELHOR PRESIDENTE DO BRASIL🇧🇷 TEVE .SIMPLESMENTE UM PSICOPATA E UMA FALÁCIA ESSE molusco 🦑

    1. pois é mano se foi tão bom que tal passeio às margens do Guaiba? a gaúcha haja tá doida pra churrasquear bode velho mal cheiroso.

  7. tenho alertado que estamos numa guerra revolucionária suja e que a anarco-clepto-quadrilha usará estratégias e isto é mais um movimento desta sujeira em claro curso . os ladrões da pátria tentarão de tudo e seria bom cuidar para que não simulem algo contra o vagabundo . esta escória assassina é capaz de qualquer coisa.

  8. Hoje a paisagem é outra! Tem até o lulobolsismo (e vice-versa). O medo é, sim senhor de ferimentos a vaia. Dói no ego imenso do tal "mito" nº01. Bom mesmo são os palácios europeus...

  9. Nem no nordeste esse traste é bem visto ou pode sair tranquilamente na rua... Onde estão todos esses votos que as pesquisas lhe conferem?

Mais notícias
Assine agora
TOPO