Isac Nóbrega/PR

PF conclui que Bolsonaro não prevaricou no caso Covaxin

31.01.22 13:28

A Polícia Federal afirmou ao Supremo Tribunal Federal ter concluído que o presidente Jair Bolsonaro (foto) não praticou o crime de prevaricação no caso Covaxin. A avaliação consta de relatório final da investigação entregue à corte nesta segunda-feira, 31.

A ministra Rosa Weber havia determinado a abertura do inquérito em julho de 2021, após o deputado federal Luis Miranda e o irmão do parlamentar, Luis Ricardo Miranda, que é servidor do Ministério da Saúde, afirmarem que informaram Bolsonaro, em março, sobre indícios de corrupção na negociação da vacina. O presidente, no entanto, não acionou os órgãos competentes, entre os quais a própria PF. O fato foi noticiado em primeira mão por O Antagonista. 

Após seis meses de investigação, no entanto, a PF entendeu que Bolsonaro não pode ser responsabilizado porque a comunicação de crimes a órgãos de controle não estaria entre os deveres funcionais do presidente da República — as atribuições estão expressas na Constituição.

Ainda que não tenha agido, ao Presidente da República Jair Messias Bolsonaro não pode ser imputado o crime de prevaricação. Juridicamente, não é dever funcional (leia-se: legal), decorrente de regra de competência do cargo, a prática de ato de ofício de comunicação de irregularidades pelo Presidente da República“, anotou o delegado William Tito Schuman Marinho, da coordenação de inquéritos nos tribunais superiores.

No documento de 52 páginas, Marinho afirma que, embora seja “legítimo, do ponto de vista da opinião pública, esperar que a principal autoridade pública da República” aja em situações como a relatada por Luis Miranda e seu irmão, a conduta de Bolsonaro “se aproximaria mais de uma ausência do cumprimento de um dever cívico, mas não de um desvio de um dever funcional“.

É bom que se esclareça. Não é que o Presidente da República não possa ser sujeito ativo do crime de prevaricação. Pode. Mas, tão somente, se e quando envolver as suas competências legais, previstas na Constituição Federal, desvirtuando-as, indevida ou ilegalmente, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal“, completou.

O delegado disse ainda que “não há crime a ser apurado“, embora tenha reconhecido que a PF não foi acionada pelo presidente antes de Luis Miranda e o irmão levarem as denúncias a público. Marinho sublinhou que declarações prestadas e documentos produzidos por agentes públicos e órgãos públicos “indicam que houve um acompanhamento contemporâneo (pelo TCU) e, com a publicização dos fatos, posterior (pela CGU) da execução do contrato“.

Depois do contrato da Covaxin entrar na mira da CPI da Covid, o Ministério da Saúde rescindiu o acerto firmado com o laboratório indiano Bharat Biotech, representado pela Precisa Medicamentos, para a compra de 20 milhões de doses da vacina. O acerto previa o pagamento de 1,6 bilhão de reais à empresa. 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Taí mais uma prova objetiva da interferência política do chefe do Poder Executivo na Polícia Federal: um relatório viciado, porque o Presidente da República tem o dever constitucional de observar o princípio da legalidade, que está expresso no “caput”, do art. 37, da Constituição da Republica de 1988.

  2. Será que o Bolsonaro continua entusiasta de voltar com as aulas de Educação Moral e Cívica? Está aí o primeiro estudo de caso para os estudantes refletirem. O que deveria fazer um presidente qdo é informado de um crime, na perspectiva moral e cívica? MORO PRESIDENTE 🇧🇷

    1. William, volta pro esgoto.

    2. O Moro poderia estar recebendo muito bem, devido ao excelente profissional que é. Porém, ele optou por servir ao Brasil, e defender o legado da Lava Jato no combate à corrupção. Moro Presidente 🇧🇷

    3. Huuum. Outro apelido para o Nyco Penyco, kkkkkkkkkkk. O ser decrépito está abusando das múltiplas personaidades. O que há de comum entre elas: a mediocridade e a bestialidade! Bozistas são bestiais!

  3. Infelizmente o MORNO não passa dos 11%, está sendo leiloado pelo Podemos e ninguém dá um lance. Vai acabar sendo vice do margarina. Triste fim.🐁🐁🐁🐁🐁

    1. O bozzo vai sair de senador pra ver se consegue fugir da cadeia

  4. A crusoé deveria pedir desculpas ao presidente. Todas narrativas ditas por esta e outras mentiras que fez muito mal a nação.

    1. Kkkkkkkkkkkkkkk. Quem faz mal a nação é o Bozo. Ou você já esqueceu das 600 m il mortes causadas por ele? E do desmatamento? E do fogaréu? E da proteção aos grileiros? Bozistas são degenerados!

  5. Esse delegado orientou-se pelo padrão senador Randolfe Rodrigues, um leão na CPI da COVID e um carneirinho desistindo da própria campanha, para engrossar a do Luladrão… crimes provados de poderosos viram bolhas de sabão, conforme sopre o vento! Dá muita tristeza e vergonha!

  6. No Brasil, pra que detentores de cargos desta envergadura, ministros etc. respondam por crimes, precisa ser de uma hediondez a toda prova, do contrario, vai tudo pra debaixo do tapete e com a devida complacencia do Procurador da reublica e instancias superiores da injustica brasileira. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR caindo fora.

    1. Dois bozistas zurrando juntos no mesmo espaço. Que maravilha! Zurrem criaturas medíocres, zurrem!

    2. Zezinho continua não entendendo nada!! Vai ser burro assim no pasto onde mor sua mãe!!!

  7. Então é por isso que o Bozo pode articular os seus crimes no próprio Palácio do Planalto. Afinal de contas, não é dever funcional dele comunicar crimes contra ele mesmo, kkkkkkkkkkkkkk. Vocês entenderam o argumento? De qualquer forma, a PF não disse que não há crime, mas sim que o Bozo tem o direito de mantê-lo escondido. Bozistas são criminosos!

  8. O aloprado mexe nas peças, se dá bem, e compromete a instituição (PF). Acorda Brasil!!! MORO 22, última esperança. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. O Moro denunciou há dois anos. Foi chamado de traidor. Acorda Brasil!!!

    2. Aparelhamento da Política Federal.....😌😌😌😌

Mais notícias
Assine agora
TOPO