Divulgação/IBAMA

PF faz nova operação no Pará contra o desmatamento na Amazônia

26.01.22 09:02

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, a Operação Hardwood, que investiga o desmatamento ilegal da Floresta Amazônica. A ação é realizada próximo à cidade de Santarém, no Pará, mesma região em que a PF fez uma apreensão recorde de madeira no ano passado – o material na Operação Handroanthus apreendido acabou liberado pela Justiça, mas o Ministério Público Federal recorreu.

São cumpridos seis mandados de prisão temporária e 11 de busca e apreensão em seis municípios paraenses. As ordens foram expedidas pela Justiça Federal em Santarém. Na operação desta quarta-feira, a PF apura a venda clandestina de madeira extraída irregularmente, a receptação de madeira ilegal e a manipulação de créditos florestais, com a inserção de dados falsos no sistema Sisflora. Isso permite a emissão de guias florestais ideologicamente falsas.

A Polícia Federal também busca os responsáveis pela agressão contra um fiscal do Ibama. Em 2020, durante a apreensão de 60 toras, madeireiros atacaram um servidor do órgão ambiental, que foi atingido por uma garrafa na cabeça. A PF investiga os crimes de desmatamento ilegal, receptação de madeira ilegal, invasão de terras da união, associação criminosa e receptação qualificada.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Toras enormes de madeira não viajam de avião. Certamente vão boiando pelos rios. A nossa Marinha não vê? Os Cisnes Brancos que em noite de lua…… Estão fazendo o que?

  2. ESSA INVESTIGAÇÃO, MORMENTE A BELÍSSIMA ATUAÇÃO (E SEMPRE ESPERADA) DA PF, EM NADA DARÁ POIS OS CRIMINOSOS SÃO PODEROSOS E ESTÃO PROTEGIDOS PELA justiça.

  3. AGORA ESTÃO TRABALHANDO PARA TENTAR ELEGER O IMBECIL MAS NÃO SERÁ POSSÍVEL. DEVERIAM TER VERGONHA PELA PREVARICAÇÃO DE TODOS ESSES ANOS DE DESTRUIÇÃO DA AMAZÔNIA COM GARIMPOS E DESMATAMENTOS ILEGAIS. INFELIZMENTE A POLÍCIA FEDERAL NÃO É MAIS A MESMA DE 5 ANOS ATRÁS MAS ELES PODEM FAZER A CREDIBILIDADE VOLTAR AGINDO PARA NEUTRALIZAR OS CRIMES CHANCELADOS PELO PANGARÉ DEMENTE E AJUDAR O PAÍS A SAIR DESTE CENÁRIO DESASTROSO. MORO PRESIDENTE DEVERIA SER A BANDEIRA DA POLÍCIA FEDERAL 🇧🇷🚔⚔️☠️

Mais notícias
Assine agora
TOPO