Dênio Simões/Agência Brasília

PF faz operação no Tribunal de Contas do DF e mira empresários e ex-presidente da corte

26.05.21 08:57

A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira, 26, uma ação para apurar crimes como corrupção e advocacia administrativa no Tribunal de Contas do Distrito Federal. Agentes da PF cumprem 32 mandados em Brasília e apreenderam documentos na sede da corte de contas da capital federal. A Operação Pacaré mira empresários e agentes públicos e investiga ainda o emprego irregular de recursos públicos, peculato, prevaricação e falsidade ideológica.

A operação tem entre os alvos a conselheira do Tribunal de Contas do Distrito Federal Anilcéia Machado, ex-presidente da corte. Para cumprir mandados no gabinete da conselheira, a PF obteve autorização do Superior Tribunal de Justiça, onde os integrantes do TCDF têm foro. As medidas foram autorizadas no âmbito de dois inquéritos policiais que tramitam de forma sigilosa no STJ.

Segundo a Polícia Federal, a corporação investiga o pagamento de vantagens indevidas para a quitação de empenhos sem as observâncias dos requisitos legais, além da suposta intermediação e do patrocínio de interesse privado junto ao Tribunal de Contas do Distrito Federal.

Anilcéia Machado comandou o TCDF até o final do ano passado, quando chegaram à corte dezenas de processos relacionados às compras do governo do Distrito Federal durante a pandemia. O Tribunal de Contas do DF tem um sistema de distribuição automática de processos, mas a concentração de processos em um reduzido número de integrantes da corte gera questionamentos desde o início da crise sanitária.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O sonho do brasileiro seria que a PF investigasse todos os tribunais de contas estaduais , que são verdadeiros cabides de emprego para políticos em fim de carreira indicados pelos governadores que nunca tem suas contas reprovadas , e se conseguissem investigarem os outros tribunais aí o Brasil deixaria de ser o oásis para corruptos.

  2. Os bozolulistas estão em polvorosa. Entretanto, eles sabem que possuem o apoio do Bozo para se livrarem dos roubos e outros pecados! Zurrem Bozistas, zurrem!

    1. Onde o zezinho diarreia viu bozulustas no caso????? Ops esqueci, ele é pago para colocar isso em todas as notícias.

Mais notícias
Assine agora
TOPO