Rosinei Coutinho SCO/STFAlexandre de Moraes:

Moraes autoriza envio de provas contra Bolsonaro a inquérito que mira milícia digital

08.02.22 15:42

O ministro Alexandre de Moraes (foto), do Supremo Tribunal Federal, autorizou a Polícia Federal a usar, no inquérito que apura a atuação de uma milícia digital contra a democracia, as provas obtidas na investigação que mirou o presidente Jair Bolsonaro por vazamento de dados.

A decisão, publicada nesta terça-feira, 8, atende a um pedido da própria PF. A delegada Denisse Ribeiro declarou que os elementos colhidos pela instituição corroboram a “ideia de articulação de um grupo maior de pessoas cuja atuação se insere em contexto mais amplo“. Ou seja, na prática, a PF viu indícios de investidas pela promoção de fake news além do contexto eleitoral.

Moraes concordou. “É pacífico o entendimento do Supremo Tribunal Federal quanto à possibilidade de compartilhamento de elementos informativos colhidos no âmbito de inquérito penal para fins de instruir outro procedimento criminal“, anotou.

A instituição defendeu o compartilhamento de provas no relatório final do inquérito que investigou Bolsonaro, o deputado federal Filipe Barros e o tenente-coronel Mauro Cesar Barbosa Cid, ajudante de ordens do presidente, pela divulgação de dados de uma investigação sigilosa sobre um ataque cibernético ao sistema interno do Tribunal Superior Eleitoral, ocorrido em 2018.

Bolsonaro e Barros esquadrinharam o inquérito sigiloso durante uma transmissão ao vivo. Mauro Cesar, por sua vez, publicou a íntegra da investigação nas redes sociais, atendendo a uma ordem do presidente da República. A PF concluiu que os três cometeram o crime de violação de sigilo funcional, mas deixou de indiciar os dois primeiros porque eles dispõem de foro privilegiado.

No relatório, a PF sugeriu, ainda, o envio de documentos do inquérito sobre o vazamento para o processo que investiga Bolsonaro pela falsa associação da vacinação contra a Covid-19 ao aumento do risco de infecção pelo vírus da Aids.

Ao refutar a ideia da atuação de Mauro Cesar no vazamento de dados como um “fato isolado“, a instituição apontou que ele também participou da live em que Bolsonaro propagou as informações falsas sobre os imunizantes contra o novo coronavírus.

Verifico a pertinência do requerimento da autoridade policial, notadamente em razão da identidade de agentes investigados neste autos e da semelhança do modus operandi das condutas aqui analisadas com as apuradas nos Inquéritos 4.874/DF e 4.888/DF, ambos de minha relatoria“, despachou Moraes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Dulce nosso problema não é excesso de liberdade mas as péssimas autoridades .. dá nojo ou pena?

    1. Errou criatura bestial. Continue tentando. Por outro lado, todo mundo sabe para quem você trabalha: para os criminosos que querem destruir o Brasil!

  1. Ainda precisa de mais investigação? Decreta logo cadeia imediata para o Bozo e livra o Brasil desta coisa sinistra. Se puder, envia o Bozo para o Macron colocá-lo na Ilha do Diabo. O Bozo gostará!

    1. Eta Paulo. O Nyco chegou a este ponto? kkkkkkkkkkkkkkkkkk. Acho que ele está mesmo apaixonado. Afinal de contas, o sonho de todo o bozista é encontrar um Aristides para chamar de seu...

    2. Os caras são meio estranhos. Chamaram a mulher do Macron de feia, então eu deduzo que acham o presidente francês bonito. Invadi o notebook do Nyco, e pela câmera vi a foto do Tom Cruise na porta do quarto, escrito PAUlo. Não entendi de imediato. Mas pelo que abstraio, ele pensa em mim como um Tom Cruise bem dotado.  Confesso que é meio nojento, imaginar o que passa na mente destes pervertidos. cons-CIÊNCIA no voto. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

    3. Verdade Paulo. Você percebeu que quando eu falo do Macron os bozolóides ficam excitados? Será que eles pensam que o Macron é o Aristides?

    4. Duas criaturas decrépita as zurraram de novo. Não me espanta. Esta é a áulica coisa que os filhos do esgoto sabem fazer! Zurrem Bozistas Bestiais! Zurrem!

    5. parido em esgôto foi o suino que tua pobre mãe uma coitada arrependida de ter gerado um lixo pôdre.

    6. Dois bozistas decrépitos zurrando como porcas no cio. Vocês são a coisa mais podre que já surgiu no universo. Paridos em um esgoto!

Mais notícias
Assine agora
TOPO