Agência Brasil

PF suspeita de pagamento na Suíça para ex-presidente do STJ

11.11.19 16:12

Ao pedir busca e apreensão em endereços do ex-presidente do Superior Tribunal de Justiça, Cesar Asfor Rocha, a Polícia Federal cita a Suíça como possível país onde o ministro teria recebido propina para paralisar o inquérito da Operação Castelo de Areia.

Asfor Rocha foi alvo da Operação Appius, realizada pela Lava Jato de São Paulo na quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8. A investigação apura se, enquanto ministro do STJ, ele recebeu propina da empreiteira Camargo Corrêa para conceder uma liminar e paralisar a Castelo de Areia. Deflagrada em 2009, a operação mirava um esquema de pagamento de propina que, posteriormente, foi revisitado pela Lava Jato.

A ação da PF tem origem no acordo de colaboração premiada de Antonio Palocci. O ex-ministro petista afirmou que Asfor Rocha recebeu 5 milhões de dólares para atuar em favor da empreiteira.

Em um trecho do pedido, a PF elenca os motivos nos quais se baseou para solicitar busca e apreensão contra Asfor Rocha. De acordo com a delegada do caso, o ex-presidente teria recebido “vantagem ilícita, consistente em 5 milhões de dólares em conta no exterior (provavelmente Suíça), por intermédio de seu filho”.

Sobre o filho de Asfor Rocha, Caio Rocha, a PF cita que ele foi membro de uma comissão da Fifa, na Suíça, “justamente no período em que ocorreram as decisões no HC pela suspensão e anulação” da operação.

Em nota divulgada por seu escritório de advocacia, Asfor Rocha afirma que jamais “anulou” a Castelo de Areia, mas “apenas a suspendeu liminarmente por 15 dias”. “Lamentamos, portanto, o uso do nome do Senhor Ministro aposentado Cesar Asfor Rocha, patrono deste escritório, para dar ares de legitimidade aos delírios de um réu condenado”, diz a nota.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que vergonha! Os nossos tribunais superiores foram tomados por ratos. A medida mais eficaz no combate ao crime organizado é acabar com esses tribunais.

  2. É difícil acreditar que aqueles que têm o poder para fazer justiça, são os mesmo que cometem atrocidades, desrespeito a quem paga com sacrifício seus salários e vida de luxo. São uns CANALHAS!!!

  3. Para averiguar isso existem o acordos internacionais de colaboração do Estado brasileiro, sua justiça e autoridades com Estados estrangeiros. A Suíça sempre nos tem ajudado sobremaneira.

  4. A justiça brasileira, à exceção de alguns Bretas, Dalagnois, Carlos Albertos, Mouros, é justiça comprometida, já que a maioria das decisões q toma são a favor de bandidos. E ñ é difícil essa instituição minúscula, levar o Brasil ainda + ao caos. Se quem os nomeia, hoje já estão c processos, portanto perderam nossos votos, não há razão alguma p q a tal CARTA CIDADÃ seja condecorada, como quer Reinaldos Azevedos e esquerdopatas de plantão. Uma nova Constituição passou a ser a emergência! Ou não?

  5. Aí, caso seja verdade, a coisa já fica sofisticada... estamos acostumados só com $$ em cuecas e afins kkk Se bem que teve uma modalidade que deve entrar para o Pan que é assessor correndo (sem obstáculo) com mala. E tal pessoa é daqui...

  6. Que a investigação vá até as entranhas e esclareça os fatos. Não importa quem é o corrupto, quanto poder ele tem ou já teve.

  7. A pergunta qual não sei a resposta: Suíça poupada nas guerras, Suíça lavanderia dos poderosos, uma nação ou uma Organização criminosa?

  8. conta outra viu....esse STJ e esse STF com escritórios de amigos recebendo milhões de reais de dinheiro corrupto e coincidentemente os ministros de sempre liberando e facilitando a vida dos amigos que tambem coincidentemente usam os advogados amigos de longas data igual Kakay visitando de bermuda Gilmar mendes sem LITURGIA NENHUMA DE CARGO para depois um velho Gágá vir dar show porque uma mulher advogada que mereceria muito mais respeito falou apenas "VOCÊS"... vão tomar no meio do .....

  9. por isto querem acabar com a lava-jato,tem muitos figurões do judiciário envolvidos.o anjo Gi do Paulo preto e o mais envolvido

Mais notícias
Assine agora
TOPO