Adriano Machado/Crusoé

PGR prevê cortar cargos em investigações sobre políticos e na Lava Jato

09.12.19 14:32

Em portaria publicada na quinta-feira, 5, a Procuradoria-Geral da República propõe o corte de quase 50 cargos de assessores destinados à investigação na estrutura do órgão, comandado por Augusto Aras (foto). Os cortes atingem o grupo de trabalho da Lava Jato e o setor de perícias. A portaria também cria 74 cargos de assessores nos gabinetes dos subprocuradores-gerais da República, o topo da hierarquia do Ministério Público. Houve ainda uma redução nos níveis dos salários.

A decisão deve afetar diretamente as investigações sobre políticos a cargo da PGR, que atua perante o Superior Tribunal de Justiça e o Supremo Tribunal Federal. A iniciativa foi formatada pelo secretário-geral da PGR, Eitel Santiago, que já se aposentou da carreira e se candidatou ao cargo de deputado federal pelo PP nas eleições de 2018. A medida tem causado mal-estar entre os procuradores, que aguardam uma revisão do atual PGR.

Na prática, a iniciativa pode desmontar parte da estrutura de combate à corrupção que se formou na Procuradoria-Geral da República na esteira da Lava Jato e tornou mais efetiva a atuação do Ministério Público Federal na área criminal.

Um dos departamentos mais afetados será a Secretaria de Perícia, Pesquisa e Análise (Sppea), responsável por dar suporte técnico às investigações, produzindo relatórios de inteligência e controlando, por exemplo, a interlocução com a Unidade de Inteligência Financeira, novo nome do Coaf. A Sppea tinha 47 cargos comissionados em sua estrutura. Pela proposta atual, passará a ter 30.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não da para confiar nesta perdoa q já mostra seu objetivo protegendo corruptos ao enfraquecer tentar enfraquecer a Lava jato. Alguém pode ajudar a entender melhor a razão q Bolsonaro o elegeu?

  2. Este já está mostrando vaque veio, que é segurar as investigações contras os seus amiguinhos! Vai esperar o que de um cara do governo pt?

    1. Aras é 5a coluna do PT no governo, com certeza. Bolsonaro é um ex-anti-corrupção, bandeira utilizada oara se eleger. Agora é sócio dos corruptos, inclusive os do PT. Tudo para salvar o Flavuxo e alguns outros amigos. Lamentável.

  3. Todo brasileiro decente e bem informado esperneou e alertou contra a escolha desse PGR ligado à turma do mal... porém nosso esperto presidente não ouviu ou não quiz escutar nenhum alerta...

    1. Tá aí o EFEITO de colocar + 1 PETISTA NA PGR QUE LÁSTIMA!!!

  4. Estranho, uma repartição que conseguiu devolver bilhões aos cofres do estado sendo desmontado, precisa ser bem explicado o motivo.

  5. Estava na cara o motivo da nomeação do Aras para a PGR, apadrinhada pela banda podre do STF, como parte do acordao feito pelo Bozo.

  6. O que foi mal feito, deve ser refeito. Se não, vai prejudicar a Lava jato e o Brasil. Precisa aumentar, e não diminuir, o número de investigadores dos corruptos. Quem diminui, está mancomunado.

    1. Com todo o dinheiro que a operação Lava Jato já trouxe ao Estado vão cortar despesas??? Essa força tarefa é a organização mais lucrativa e eficiente que o Brasil já teve!

  7. Coisa de esquerdista. Demite 50 profissionais que atuam na LavaJato e admite 70 assessores. Nenhum país do mundo ganha o Brasil em número de assessores. Não interessa capacidade e sim o grau de amizade com algum político. Nos hospitais, escolas, etc... falta pessoal até para limpeza mas assessor sobra.

  8. Espero que seja uma atitude séria e profissional e não por INVEJA dos honrados Servidores Públicos Federais do MPF, que junto de tantos outros estão nos SALVANDO da CORJA de CORRUPTOS que infestam nosso país.

  9. É correto. Parabéns PGR.......é muito comissionado co m altíssimos salários para pouca produção.....isso só existe no Serviço Público.....pois na iniciativa privada ninguém quer ser "patrão" de tantas obrigações a cumprir que existem....

  10. Esse "genial" procurador, no afã de reduzir despesas, só pode ser isso, comete esse destino aí. Talvez esse gênio bahiano (só podia ser de lá) deve ter feito um estudo de custo/benefício e chegou à conclusão que fica mais barato manter a corrupção no país. Tem que manter isso aí viu, bahiano?

    1. Tudo bem, Decinval. Vou excluí-lo dessa lista. Já percebi que você é gente da melhor estirpe da sociedade Soteropolitana (acho que você é da "boa terra").

    2. Olha o seu preconceito Sr. Paulo Renato. O Cidadão Aras não representa o povo Baiano

    3. *) Engoli o "a" do desatino, e daí ficou "destino". Falha nossa.

    1. Eu entendi: bolsonaro freou o combate à corrupção.

  11. poxa vida não é possível q esse Aras está dando uma de favorecer corruptos? não posso acreditar valha-nos Deus! Será que essa é a República dos bandidos?

  12. Perfeito, Gilnei: o histórico dele deixava claro oque se podia esperar. O único responsavel é quem o colocou lá. Menos panos quentes, minha gente!! E acabo de ler no Antagonista qu8e o governo prepara a volta do imposto0 sindical...

    1. Não é o governo q está querendo reeditar uma volta do IS.e sim as centrais sindicais q estão pressionando o congresso a elaborar uma PEC nesse sentido.Cambada de vagabundos.

  13. Ummmmm sendo alguém do PP propondo essa diretriz dá para desconfiar, e muito. Esse partido é contra a lava jato, tem um monte de políticos mencionados como corruptos. E só os corruptos querem diminuir as investigações, são contra o pacote anticrime, etc........ Coitado de nós povo.

  14. Então, temos gente dentro e fora tentando desmontar o combate à corrupção, supõe que tenham culpa no cartório ou estar a serviço do crime organizado

  15. a PGR, como a AGU, defensorias e outros deve ser revista e colocada sob um ministério... com vida autônoma, mas não solta como hoje... e com diretrizes dadas pela presidência e por este ministério ... ta muito solta . e esse cara me da preocupação

    1. Ele propõe eliminar 50 cargos comissionados, mas cria 70. Há uma incoerência aí.É bom ficarmos atentos; vai demitir funcionários experientes para indicar aqueles de quem gosta!!!

    2. Discordo, ele não foi cooptado pelo "sistema". Ele foi COLOCADO pelo "sistema" no embalo do acordão.

Mais notícias
Assine agora
TOPO