Marcos Muniz/Flickr

Planalto fardado: 304 militares trabalham na Presidência

04.08.20 19:40

A Presidência da República tem, em cargos comissionados e funções de confiança, 304 militares da ativa e da reserva. O contingente reflete o perfil dos nomes escolhidos por Jair Bolsonaro para chefiar os órgãos vinculados ao Planalto — dos quatro que têm status de ministério, três são comandados por generais da reserva. 

Os detalhes foram apresentados pela Casa Civil em resposta a requerimentos de informações assinados pelos deputados federais Danilo Cabral e Patrus Ananias, na última segunda-feira, 3. O balanço baseia-se em dados retirados do sistema do governo em 6 de julho.

De acordo com o levantamento, a maior parte dos militares está alocada no GSI, comandado pelo general Augusto Heleno. Responsável pela segurança do presidente e do vice-presidente e pelo acompanhamento de assuntos militares, o órgão reúne 170 fardados.

Sob a batuta do advogado e policial militar da reserva Jorge de Oliveira, a Secretaria-Geral da Presidência emprega 56 militares. Na Secretaria de Governo, chefiada pelo general Luiz Eduardo Ramos, há 24 fardados. O gabinete pessoal de Jair Bolsonaro tem 23 nomes da caserna. O número é o mesmo na Casa Civil, comandada pelo general Braga Netto. Na Secretaria de Assuntos Estratégicos, são oito os militares. 

A estrutura do Planalto ainda conta com 34 policiais militares e bombeiros, além de seis delegados e agentes da Polícia Federal. Questionada sobre a ocupação de cargos de outros órgãos da administração pública pelos representantes das Forças Armadas, a Casa Civil disse não ter acesso aos dados e declarou não ser sua competência informá-los. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Fora Bolsonaro-Pinóquio. Os eleitores foram vítimas do maior Estelionato Eleitoral da história. Jair Bolsonaro É UMA FARSA. Jair Bolsonaro É o maior Pinóquio do século 21. Fora Bolsonaro-Pinóquio. IMPEACHMENT JÁ.

    1. Silvana... você deve ter perdido alguma mamata que tinha; talvez num sindicato petista.

  2. Estamos em uma situação terrível com quase 100 MIL Brasileiros MORTOS pela COVID-10 e o preguiçoso, irresponsável, incompetente, ignorante, boçal e medíocre Jair Bolsonaro gasta o nosso dinheiro para não fazer NADA. É uma vagabundagem sem fim. Jair Bolsonaro torra o nosso dinheiro e NÃO TRABALHA. Não faz nada de positivo pelos Brasileiros. Estamos há quase OITENTA DIAS SEM Ministro da Saúde. Pazuello não entende NADA de Saúde Pública, SUS e pandemias. FORA MILITARES. VOLTEM PARA OS QUARTÉIS.

    1. Fora petralhas stalinista.Venezuela,Cuba e Sibéria,são bons lugares para viver !

  3. Entendo que é melhor militares competentes e honestos do que José Dirceu e seu bando. É por isso que se chama "Cargo comissionado e de confiança " . Ou a imprensa esperava preencher os cargos com políticos do PT e companhia?

  4. Já que se dispuseram a contar quantos militares trabalham nesses postos atualmente poderiam usar o tempo útil, que me parece ser muito, para levantar quantos acusados de corrupção, sindicalistas, profissionais sem nenhum conhecimento técnico sobre a função que ocupava foram empregados pelos governos anteriores, desde a eleição do Fernando Boca de Sovaco, por exemplo. Acho que aí sim poderemos ver que estrago a esquerdalha vem fazendo no país desde muito tempo atrás.

  5. Tem que rever tudo sobre as Forças Armadas. Guinar 180 graus. Hoje a guerra é na informação, no comércio, geopolítica, por aí. Alguns militares ainda estão pensando em Guerra Fria. Estes que estão aí no Quartel do Planalto devem jogar neste time dos atrasados. " Diz -me com quem andas ...".

  6. Matéria chinfrim, inútil. Qual problema com isso? Se fosse pra encher de ladrões o presidente eleito teria que ser o outro.

    1. Prefiro militares a ladrões descarados e protegidos pelo STF

  7. Espero que esses dois anos e meio passem rápido. Um presidente que não ajuda na pandemia não merece ser reeleito, sequer lembrado. Dizem que ele adora ser chamado de genocida e psicopata. Era conhecido quando tenente no exército, ex ército este que adora uma boquinha, de cavalo, pois nenhum subordinado gostava de ouvir e cumrir suas ordens. Ficaram felizes quando foi expulso com desonra do Exército.

  8. Merece parabéns por manter gente patriota e honesta ao seu redor. Na última intervenção militar só havia progressos e os que estão reclamando hoje são os bandidos que foram detidos nesta época. Não querem ficar em evidência e sim roubar tudo que puderem com apoio de alguns poderes. Só não o fazem porque esses militares não deixam.

  9. Quanta bobagem buscando um Fla X Flu para consumo dos alienados! Uns escolhem "milicos" com ficha limpa, outros escolhiam picaretas ligados ao crime organizado da corrupção, da lavagem de $$ (muito $$ do contribuinte), do assalto generalizado aos cofres públicos, etc., etc.. O espaço é pequeno para detalhar. Ei militância, esse papinho não funciona mais,né ??

  10. Temos que ter homens honestos, éticos e capazes, o resto é conversa para boi dormir. Prefiro pessoas competentes do que um monte de sindicalistas corruptos.

  11. Ahhh! Patrus Ananias, do PT de Minas? Aqui em Minas Gerais ele é reconhecido como sendo o único petista honesto! Agora eu pergunto ao deputado: onde estavas tu, garboso infante, que com sua nobre honradez permitistes que milhares de civis petistas invadissem as secretarias do governo do teu amigo Fernando Pimentel e assaltassem o Estado a ponto de destruí-lo economicamente? Patrus, o honesto de ocasião! Vá se juntar ao bando de assaltantes do Estado!

    1. Kkkkkkk Tem gente que deveria não falar nada.......eita!!!!

  12. Que se pode ganhar ao martelar isso? São cidadãos, pagam impostos e não são suspeitos, ao que parece, de chafurdar na corrupção. Seria possível dizer o mesmo dos políticos que JB vive a cortejar com o propósito de se reeleger? Por que não se faz um levantamento cuidadoso dos políticos que estão embobinados na justiça? Ou das dinastias politicas que sugam e solapam cada estado da federação? O que mais irrita o contribuinte é a impunidade, além do descrédito galopante das instituições políticas.

    1. Assistimos a um filme peculiar: as ditas autoridades injuriam os mocinhos, a fim de privilegiar bandidos contumazes. O contribuinte prestigia a Lava Jato, seu aliado, talvez o único. A Lava Jato conseguiu reaver um monte (da cordilheira) de recursos públicos surrupiados por delinquentes travestidos de políticos com a ajuda de seus sócios e o estímulo da geleia geral da impunidade, típica de repúblicas bananeiras, notórias por seus tribunais de chicaneiros. O contribuinte abomina gatunos mimados.

  13. Kkkkkkkkkk. O Bozo pensa que mantendo a sua tropinha de barrigudos no planalto lhe dará condições de permanecer no cargo depois que a pandemia passar, kkkkkkkkkkkkkk. Bozo será expulso a pontapés pela população pelo genocídio que praticou. Está tudo documentado e provado. Ele irá para a Papuda, junto com o Lularápio!

    1. As pessoas gostam de encontrar um culpado. O vírus não serve como culpado? Não! Tem de ser o presidente. O vírus infecta, causa febre, trombose, ataca os rins, fígado e coração, e mata! Mas não serve para ser culpado! É cômico!!!

    1. Minha assinatura vence em outubro, não vou renovar. Para ler estás besteiras,eu consigo de graça na imprensa convencional ou FB

  14. Os militares estão certos. Sombra e água fresca são melhores que tomar conta do nosso território nacional entregue a traficantes. 17 km. fronteira seca, rios... é muito perigoso.

  15. Ana, sua idiota, por que você não informa como era durante os "governos"do Carniça e da Cadáver Insepulto? Quantos milhares de vagabundos foram sustentados com o nosso dinheiro? Vá procurar algo mais sério pra fazer. Trabalhe em algo mais útil.

    1. Pois é! Durante a Pandemia uns usam máscaras e outros "Abrolhos ". Onde chegamos 😪😪😪

  16. Parece-me que não só esses deputadozinhos vermelhos estão preocupados. Nota-se uma carência de isenção também por parte da articulista. Votei no Bolsonaro por falta de opção melhor e em apoio à lava jato. Pelo menos, estamos recuperando o nosso país de volta, justamente com o apoio de nossas valorosas forças armadas. Brasil para os brasileiros patriotas!

  17. Reportagem ridícula. Por que nao fazem a comparação do numero de servidores da Presidencia e Orgaos essenciais no Palacio do Planalto desde Governo Itamar até atualmente ? Durante Governo do PT o numero quadruplicou, Nao tinha nem estacionamento suficiente. Foram construidos mais 3 restaurantes, tudo para dar emprego aos companheiros, em troca do dizimo de 10% para PT

  18. O nosso país é bizarro, a educação custa uma fortuna é ruim porque 80% vai para mordomias de reitores e folhas pgto- o exercito custa uma fortuna , nossa defesa é deficiente 80% vai para soldos(salarios). em caso de guerra atacaremos com vermifugo e cloroquina.

    1. É isso mesmo que falaria. visto que me ganho a vez, lhe dou os parabéns pela linha de raciocínio.

  19. Não vejo problema nenhum. Pior foram os analfabetos do pêtê que (des)governaram o país por mais de uma década e arrebentaram com o país, de cabo a rabo, deixando para trás um rastro de destruição e, a conta, para nós, contribuintes, pagarmos!!!

  20. Quantos sindicalistas faziam parte do governo lula? Quantos do Centrão faziam parte do governo da Mulher que saúda a mandioca? O Crivella era o ótimo Min da Pesca. Cada governo coloca sua turma. Isso é óbvio.

    1. Mocinha, arruma alguma coisa mais interessante pra escrever. Você queria lá um bando de ladrões dos governos do PT?

  21. Tem.que colocar militares nos cargos de confiança. São capacitados e cumpridores dos seus deveres e não se tem notícias de descaminhos.

    1. O que me admira e não consigo entender porque as mesmas pessoas que praticaram os erros no passado acham que hoje são santas e vão direto pro céu.

    2. Os militares têm bom nível de escolaridade, são disciplinados e são criados sob orientação ética. Quadro de qualidades nunca antes vistas nesse Palácio.

    3. perfeita a sua colocação Alberto! chega de empregar ladrões, escórias da sociedade.

    4. Interessante. Nos governos anteriores ninguém questionou a quantidade de servidores que ocupavam cargos no executivo, o melhor dizendo, no Palácio do Planalto. Porque que neste governo querem saber tudo. Não é estranho. 🥱

Mais notícias
Assine agora
TOPO