Reprodução

Por que Netanyahu negociou uma confissão de culpa em Israel

22.01.22 18:36

Advogados do ex-primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu negociaram nas últimas semanas com o procurador-geral, Avichai Maldelblit, uma tentativa de confissão de culpa. Netanyahu responde a três processos na Justiça. Caso assuma os delitos de corrupção, quebra de confiança e fraude, ele poderia evitar punições mais severas, como a prisão. Uma confissão, no entanto, pode arruinar sua carreira política, pois o afastaria de cargos públicos por sete anos.

Netanyahu tem 72 anos de idadeExiste a suspeita de que tudo não passe de uma jogada do ex-primeiro-ministroNetanyahu é um político experiente. Ele sabe que, depois de o Orçamento ter sido aprovado, em novembro, as chances de ele conseguir dissolver a coalizão de governo caíram consideravelmente“, diz a cientista política Liron Lavi, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles.

Com o suposto jogo de cena, Netanyahu poderia inviabilizar a coalizão, que é um amontoado de partidos de esquerda, de centro, de direita e inclui até uma agremiação árabe. “Acho que ele tinha esperanças de que algumas partes da coalizão estariam dispostas a dissolver o governo, caso acreditassem que Netanyahu estaria mesmo deixando a cena. Mas a verdade é que ele não tem a intenção de dar esse passo“, diz Liron.

Netanyahu está lutando pelo seu futuro com todo poder político que lhe resta. Ele entende que, cada dia que passa, seu poder sobre o partido, o Likud, diminui, assim como sua influência no país. No momento, há bastante gente comprometida em mantê-lo longe do poder. Mas se a coalizão de governo se desfizer, o que não é um cenário totalmente improvável, Netanyahu poderia muito bem ganhar as próximas eleições“, conclui Liron.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO