Reprodução

Por que os pobres do Chile preferem a direita de Kast em vez da esquerda de Boric

04.12.21 18:04

O candidato de extrema-direita José Antonio Kast (foto) venceu o primeiro turno das eleições de novembro no Chile com 28% dos votos. Seu desempenho foi melhor nas regiões onde estão as comunidades mais pobres, como Tarapacá, Nuble e Araucanía.

Seu rival no segundo turno será Gabriel Boric, de extrema-esquerda, que obteve 25% no primeiro turno. Diferentemente de Kast, Boric foi mais bem votado nas áreas urbanas, como a região metropolitana de Santiago e a área de Valparaíso.

Certamente, os movimentos de mulheres e feministas e os grupos que promovem os direitos LGTB se desenvolveram mais nos setores urbanos. Isso ajuda a explicar, em parte, o desempenho de Boric nesses lugares“, diz o historiador Raúl Burgos Pinto, da Pontifícia Universidade Católica de Valparaíso.

Nas 20 comunidades mais pobres do país, o direitista Kast venceu Boric nas urnas. Na média, o candidato de extrema-direita obteve 36% dos votos nessas áreas, contra 13% do nome da extrema-esquerda.

As propostas de Boric são o que chamamos de ‘pós-materiais’, que não fazem muito sentido para os moradores da periferia. Eles votam com base em suas experiências locais, e o que eles querem é andar na rua sem risco de ser assaltado e viver em lugares que não estão dominados pelo narcotráfico“, diz o sociólogo Aldo Mascareño, do Centro de Estudos Públicos, CEP, do Chile.

Desde os protestos de outubro de 2019 no Chile, manifestações violentas têm sido uma constante. “A esquerda não apresentou uma crítica clara à violência e, além disso, defendeu esses manifestantes, inclusive exigindo a liberdade daqueles que foram presos por atos de desordem pública e contra as pessoas e a propriedade privada“, diz Mascareño. Kast, por outro lado, fez sua campanha prometendo ordem e segurança.

Essa postura também fez com que Kast vencesse com folga nas comunidades  onde vivem o povo indígena mapuche. Há vários meses, a região está sob estado de exceção. “Existe por lá grupos radicais que promoveram atentados nos campos, feriram e mataram pessoas, invadiram terras e se apresentam como grupos armados, muito no estilo das guerrilhas da América Latina”, diz Mascareño.

Para o segundo turno, que ocorrerá no dia 19 de dezembro, Boric está ajustando o discurso. “A interpretação dos resultados do primeiro turno fez com que Boric modificasse o seu discurso e começasse a enfatizar temas que podem interessar mais esses setores, como segurança e emprego“, diz Raúl Burgos Pinto.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Julio quem discute com psicopatas é psiquiatra .. e EU que não perco viagem .. o homem é doido varrido até hoje não sabe se é lulista morista ou viúva do ladrão . ah não esqueça de tomar vacina anti rá bica.

    2. O rei da Espanha disse para um inconveniente como vc numa reunião da ONU, chamado Hugo chaves: PORQUE NÃO TE CALAS?

    3. Júlio, existe uma ferramenta "Faça seu comentário", e outra "Entre na conversa". Se alguém não quer contraponto, sugiro que escreva em um diário e guarde debaixo do travesseiro. Lulistas e agora os bolsonaristas, chegaram onde chegaram, por que pessoas como eu, não se se dispunham a debater com eles. Isso acabou, pois tanto Lula, quanto Bolsonaro, são um risco para todos, inclusive para o bando de imbecis que os seguem. Moro 🇧🇷

  1. Rezo para que o Chile unico pais da America Latina que alcancou crescimento economico sustental nao eleja um esquerdista e caia na situacao dos vizinhos

  2. A idéia central do comunismo quando atuam em países liberais é: dividir para governar. Os grupos feministas, grupos q defendem os direitos dos negros, índios, quilombolas, grupos LGBT+, sindicatos, corporações, etc. Cada grupo, um líder. Assim, fica fácil transmitir idéias contra governos e pessoas rapidamente. A votação no Chile não deveria nos surpreender. A ex-vereadora Marielle Franco foi bem votada nas regiões ricas do Rio de Janeiro. Poucos votos recebeu das favelas q dizia representar...

    1. Jaime, não concordo com tudo q vc coloca, pois reconheço a importância de organismos e de lideranças que defendam às minorias. Mas no geral, realmente é uma estratégia da extrema esquerda. Agora, sabendo que vc é um bolsonarista, vamos analisar as artimanhas do Bolsonaro. Ele buscou aliciar os militares e forças de segurança, ameaçando o nosso país com um autogolpe. Então a conclusão que chego, é q os extremos são ruins, e quando planejam um regime totalitário, são péssimos. Moro 🇧🇷

    1. Carlos, no dia 7 de setembro, o Bolsonaro ameaçou o nosso Brasil com a desordem. Suas decisões equivocadas e criminosas, causaram mortes evitáveis na pandemia, muito em virtude da desorganização que ele promoveu. Na economia, o governo está gerando o caos. Moro 2022.

    1. Daniel, a esquerda tem bons quadros. Toda generalização é burra. Moro Presidente 🇧🇷

  3. muito simples conhecem bem os comunazistas próximos ladrões e assassinos . Lula . Chaves. Maduro . Evo . Ortega . Castro . milhares de venezuelanos fugiram para o Chile e lhes deram a visão exata do que ocorre lá . aliás é o sonho de imbecis brasileiros.

    1. C- Se algum dia alguém se aventurar a fazer qualquer tipo de injustiça comigo, caçar esse alguém e mandá-lo p/ a casa do caralho, será o meu propósito de vida. Se alguém algum tirar a minha vida na covardia, outros irão caçar esse alguém. Aqui na Crusoé, desde quando sou assinante, existe um acordo tácito de ñ extrapolar. E CHAMAR ALGUÉM DE CRIMINOSO, É EXTRAPOLAR. Se cometi crimes, me denuncia. Se ficar falando em abstrato, isso terá consequências legais para vc. A brincadeira acabou.

    2. B- Vc achou que iria me constranger? Me intimidar? Se tem uma coisa que começou a me incomodar, é a sua covardia de me chamar de criminoso. Isso é forte seu GRANDESSÍSSIMO MERDA. Se vc não fosse um velho imprestável, eu iria te mostrar às consequências disso na sua cara de verme. Iria te caçar no Cariri como um rato. Eu poderia ter um patrimônio 20, talvez 30 vezes maior do que tenho hoje. Não tenho isso, para que nunca me apegue a nada, nem a minha vida.

    3. A - Vamos lá Francisco, que crimes eu cometi? Antes vc falava que eu usava perfil falso. Então contra a minha vontade, já que sou um cara low profile, coloquei o meu nome e sobrenome. Criticar o Bolsonaro é crime? Então que ele entre no rabo do Valdemar ou vice-versa, e venha para cima de mim. Os ministros do STF? Então que o Mendocinha entre no rabo do Kassio, que entra no rabo do Toffoli, que entra no rabo do Lewa, que entra no rabo do GM, e venham para cima de mim.

    4. PAILO o mais imbecil possível o mais criminoso o mais covarde o mais mentiroso o mais adepto do ladrão fingindo de Moro é você .. eu estaria bem preocupado se fosse elogiado por você afinal sou espada e o meu babado é outro.

    5. O sonho dos brasileiros FRANCISCO, BOLSONARISTA MAIS IMBECIL DA CRUSOÉ, é um governo íntegro, que não ceda à corrupção, que tenha competência para montar uma ótima equipe, que formule um ótimo Plano de Governo com soluções para os gargalos do nosso Brasil, e depois consiga implementá-lo. Vai chorar no travesseiro. PAULO MEIRELES. Moro Presidente 🇧🇷 * agora que sabe o nome, vc poderá saber que não sou um moleque como vc. Então fica esperto comigo, seu velho de merda.

Mais notícias
Assine agora
TOPO