Adriano Machado/Crusoé

Prefeitura cobra de Lula na Justiça multa por sítio de São Bernardo

06.11.19 18:12

A prefeitura de São Bernardo do Campo, na Grande São Paulo, acionou a Justiça nesta quarta-feira, 6, para que o ex-presidente Lula (foto) pague uma multa ambiental de 49,4 mil reais por uma obra irregular ao lado do sítio “Los Fubangos”, adquirido pelo petista em 1992 em uma área de preservação próxima à represa Billings.

A multa foi aplicada em novembro de 2017 pela gestão do prefeito Orlando Morando, do PSDB, porque Lula teria feito uma movimentação de terra em uma área de 679 m² sem autorização prévia da prefeitura. A obra foi embargada na ocasião e liberada apenas em março deste ano após a apresentação de toda documentação necessária.

Lula já havia tentado anular a multa e o embargo na Justiça em dezembro de 2017, mas o pedido foi negado pelo juiz José Carlos de França Carvalho Neto, que ainda condenou o petista por litigância de má-fé, em outubro de 2018, por “alterar a verdade de fato juridicamente relevante”.

O terreno tem 20,4 mil m² e o projeto prevê 538 m² de área construída, aproveitando uma parte do sítio frequentado por Lula desde a década de 1990, quando Marisa Letícia adquiriu 36% da área. O restante foi comprado pelo casal em setembro de 2016, quando Lula já era investigado no caso do sítio de Atibaia, pelo valor de 530 mil reais.

O responsável técnico pela obra é o petista José de Filippi Júnior, ex-prefeito de Diadema e tesoureiro das campanhas de Lula e Dilma.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. É preciso está atento porque A SEITA PT está enraizada nas instituições da republica federativa do Brasil com muitos formadores de opiniões que iludem e confundem as pessoas mais humildes e desinformadas. Os mensageiros do engano estão espalhados pela nossa SEARA semeando a mentira e o engano. Não podemos e temos dever PATRIO de eliminar toda obra daninha do MALDADE.

  2. Vai gostar de sítio assim lá na .... Criminoso Condenado Amoral Mentiroso Corrupto Lavador de Numerários Presidente da Ocrim.

  3. Se marizinha estivesse viva pegaria mais anos de cana que o próprio bebum lula. Ele jogava tudo nas costas dela... enquanto dava boa vida para as amantes....

  4. Mais um sítio? E agora é do Lula? Ele deve ter sido aluno do Maluf que sempre diz que nada é seu. Eu até que entendo por que o Lula gosta tanto de sitio, é por que ele é comunista e adora viver um estado de sitio.

    1. Não foi no útero, foi no intestino numa baita diarréia !

    1. Kkkkkkk, essa desgraça ainda quer voltar a ser presidente,

  5. Se ele for solto pelo poder das trevas q assola o STF, gostaria de poder encontra-lo num local publico e gritar na cara dele quem e'o cara mais honento do mundo? Ele q se tranque no triplex.

  6. Pedi dia 20 de setembro o cancelamento da minha assinatura e me mandaram um email que estaria sendo cancelado. Para minha surpresa dia 25 de outubro vocês renovaram minha assinatura no meu cartão de crédito. Que palhaçada. Quero o cancelamento dessa renovação. Para ontem.

    1. Se chutar o saco do lula quebra uns três dentes do Jose

    2. Tu é comunista mesmo jose. Se tirar uma foto do umbigo do Lula vai aparecer seu topete.

    3. Será que a Crusoé está ficando Bozista para fazer esse tipo de coisa?

Mais notícias
Assine agora
TOPO