Foto: Divulgação/TCUAna Arraes

Presidente do TCU determina afastamento de auditor ligado a Bolsonaro

09.06.21 15:01

A presidente do Tribunal de Contas da União, ministra Ana Arraes, determinou o afastamento preventivo do auditor Alexandre Figueiredo Costa Silva Marques de todas as suas funções na corte. Arraes pediu à Secretaria de Tecnologia da Informação do TCU o bloqueio imediato do login do servidor em todos os sistemas do tribunal. Como revelou Crusoé, Figueiredo produziu um relatório não oficial e incluiu no sistema interno de auditores do TCU no domingo. O documento, posteriormente repassado ao presidente Jair Bolsonaro, contém informações falsas sobre uma possível supernotificação de mortes por Covid.

Ana Arraes pediu ainda que a Polícia Federal abra inquérito para investigar a conduta do servidor e abriu processo administrativo disciplinar contra Alexandre Figueiredo. As medidas foram tomadas a partir de um despacho do corregedor do TCU, ministro Bruno Dantas.O tribunal é instituição séria, sesquicentenária, possui assento constitucional e desempenha misteres relevantes e graves. Sua imagem e respeitabilidade dependem da qualidade e da profundidade técnica de suas fiscalizações e do decoro pessoal e da honorabilidade de seus ministros e servidores”, argumentou Dantas.

Para o ministro, a divulgação de informação falsamente atribuída ao TCU pode ser enquadrada como infração ao Código de Ética dos Servidores da casa. “Se, por um lado, divulgar informações oficiais do tribunal de maneira não autorizada já representaria infração disciplinar, ainda mais grave – e isso precisará ser melhor apurado – é a manipulação da atividade fiscalizatória do TCU em razão de sentimento pessoal ou orientação política ou ideológica”, diz um trecho do despacho do ministro. Dantas viu indícios de que o auditor possa ter cometido ainda crime de prevaricação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Existe sim, mas a grande maioria de mortes é relacionada a covid. Os únicos que afirmam estapafurdiamente que 100 das mortes no periodo de pandemia foram de covid são os bolsonaristas. Saia dessa bolha de idiotização cara.

    2. E as outras doenças! Não existe mais , só covide. Inocentes

    3. Tenta nas outras planilhas do Data SUS! Tem mais de uma, kkkkk...

    4. Ricardo, uma coisa é certa. Estão dando muita enfase a esse vírus covid. Está mais do q claro q o vírus bolsonarismo é muito pior e o verdadeiro responsável por boa parte das quase 500mil mortes relacionadas a covid no Brasil.

    5. Entidades bolsonaristas em linha com o chefe. Quanto mais vocês batem com mentiras, mas o bolo do Bolsonaro diminui. O cara para acreditar no Bolsonaro antes, tinha que acreditar somente no papai noel. Agora precisa acreditar em papai noel, fada, duende, gnomo...

  1. Ministra Ana Arraes - é assim que se faz. independência - responsabilidade - rigor - determinação. A sua atitude dignifica os brasileiros que acreditam ainda em um país sério. Que sirva de exemplo principalmente aos generais. Parabéns!!!

  2. A pernambucana Ana Arraes mostrando independência e valentia, enquanto o baiano vendido e mofino Aras emperra escusamente a Justiça nacional.

  3. Já que os generais se borram de medo, nossas bravas mulheres dão o exemplo de não proteger a súcia e ignoram o capitão cloroquina.

    1. Exatamente. Perdemos a esperança na justiça, e agora não vemos dignidade em nossas Forças Armadas que se vendem por cargos num governo venal e passageiro.

  4. Ao final não será demitido. E se for, entrará com processo que se arrastará. Esperem que um dia verão ele em outro cargo. Mas a imprensa está aí para vigiar.

  5. Isso não é auditor. Auditores são os olhos da ética e da regularidade. Funcionário, ou servidor, burlando sistemas fora de expediente e tendo esse sujeito senhas de acesso. É mutreta. Básico em auditoria. Demissão e cadeia. Bandido.

  6. Este puxa saco vai ficar pendurado no pincel , família de milíciano vai deixar sozinho para aprender , como deixou todos !!!

  7. Bói preto cheira boi preto , vagabundo procura vagabundo , agora o miliciano grande e os filhos milicianos vão deixar este puxa saco pendurado no pincel !!! Como sempre ; vai se lasca sozinho ,bem feito!!!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO