Marcelo Camargo/Agência Brasil

Pressionado pelo governo, relator inclui R$ 1,7 bi no orçamento para reajuste de policiais

21.12.21 15:23

Depois de mais de um dia de discussões e de pressão do presidente Jair Bolsonaro, o relator do orçamento de 2022, deputado Hugo Leal, do PSD do Rio de Janeiro, voltou a atrás e incluiu 1,736 bilhão de reais para aumento de salários de policiais no ano que vem.

O recurso irá atender projetos de reestruturação e valorização de servidores da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Departamento Penitenciário Nacional, Depen. O recuo do relator atende a base eleitoral do presidente e deve provocar pressões em série por reajustes em outras categorias federais.

Delegados da PF ganham entre 23,6 mil e 30,9 mil reais, enquanto os agentes recebem de 12,5 mil a 18,6 mil reais. Na PRF, a remuneração vai de 9,8 mil a 16,5 mil reais. Servidores do Depen têm vencimentos entre 5,5 mil e 10,3 mil reais.

O orçamento deve ser votado ainda nesta terça-feira, 21, na Comissão Mista de Orçamento. Depois será analisado pelo plenário e, por último, vai à sanção do presidente. O relatório final foi apresentado por Leal na segunda-feira, 20, mas alguns pontos de divergência adiaram a análise do texto — um deles foi justamente a rejeição inicial ao pedido do Planalto para reservar recursos destinados ao reajuste das polícias.

Na última semana, o Ministério da Justiça e Segurança Pública havia prometido  valorizar as carreiras policiais, em uma tentativa de acalmar os ânimos, especialmente da PF, conflagrada por acusações de tentativa de interferência política sobre os investigadores.

O agrado para a categoria, estratégica para o presidente, esbarrava na resistência do Ministério da Economia. A equipe de Paulo Guedes, no entanto, acabou cedendo à pressão de Bolsonaro e enviou, também na semana passada, ofício ao Congresso solicitando reserva de recursos no orçamento para viabilizar o aumento.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. falta a Bolsonaro ousadia e coragem para reestruturar o país em projeto para fortalecer o mercado interno já que não somos dependentes do externo a quem vendemos alimentos . sua incoerência entregará o pais ao anarco-comuni-fascismo e toda a América LaTRina será um lixo só .. espere-nos Argentina vamos já.

  2. BOLSONARO ESTÁ A SERVIÇO DA ELEIÇÃO DE LULA CONTRA MORO! Só um governante muito medíocre para selecionar entre os servidores do Estado para reajuste salarial, somente os seguimentos que considera como sendo os que lhe apoiam. Chega a ser inacreditável! Só não é porque vem de quem coleciona frases absurdas sobre as vacinas. Namastê!

  3. O CERTO SERIA UMA GREVE GERAL PARA ESSE FILHA DA PUTA PARAR DE LAMBANÇA. UMA CATEGORIA NÃO PODE TER REAJUSTES E A MAIORIA DOS SERVIDORES FEDERAIS FICAREM PARA TRÁS. A POLÍCIA FEDERAL TEM DADO MAUS EXEMPLOS ULTIMAMENTE E ESSE SERÁ MAIS UMA PRA CONTA, OU OS DEMAIS SERVIDORES NÃO TEM ESSE DIREITO? INFLAÇÃO CORROENDO OS SALÁRIOS DURANTE TODO ESSE PERÍODO SEM QUALQUER PERSPECTIVA DE MELHORA. MORO VEM AÍ PRA ACABAR COM ESSA PATIFARIA E VAI FALTAR CADEIA. SALVE MORO E VIVA A LAVA JATO 🇧🇷🇧🇷⚖️🚔🔪☠️

  4. Paulo Guedes, o corporativista. Quanto vale a palavra do boy de Chicago? Nada, assim como o real frente ao dólar. Não precisa ser muito esperto para saber o que vai acontecer, outras categorias também vão querer aumento. Moro Presidente 🇧🇷

Mais notícias
Assine agora
TOPO