Reprodução

Procurador compara inquérito de Toffoli a ato da ditadura

15.03.19 16:18

O procurador Fernando Rocha (foto), chefe do núcleo de combate à corrupção da Procuradoria da República no Rio Grande do Norte, fez duras críticas ao presidente do Supremo Tribunal Federal, José Antônio Dias Toffoli.

Pelo Twitter, o procurador comparou aos tempos da ditadura o inquérito instalado por ordem de Toffoli. Nesta quinta-feira, 14, o ministro mandou instaurar procedimento para apurar fake news produzidas contra membros da corte.

Toffoli não esclareceu o objeto da investigação nem qual autoridade justificaria o foro da suprema corte. O inquérito tramitará em sigilo e Toffoli decidiu não colocar o relator sob sorteio. Escolheu, também sem explicar qualquer critério, quem seria o relator: o ministro Alexandre de Moraes. Nenhum ministro manifestou-se contrário quando o nome do relator foi anunciado por Toffoli no plenário sem sorteio.

“Chegamos ao nível de um presidente da suprema corte instaurar, por conta própria, um inquérito para apurar fatos indeterminados e ainda designar outro ministro para presidir. Nem as ditaduras mais pungentes foram tão longe”, escreveu o procurador.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A nossa única esperança é o Senado cumprir o seu papel e empichar Gilmar Mendes e em seguida dar continuidade aos outros processos de limpeza do STF quem derem entrada.

  2. As Ditaduras são assim:"autoritária, destrutiva e hipócrita!" Controle da mídia sempre esteve e estará na pauta, para implantar a DITADURA SOCIALISTA,COMUNISTA, NAZISTA. Veja como fez Hitler, Stálin,Mao e Castro. Lula e o toda esquerda PT,Pcdob,PSOL, Rede,Psb,Pdt e até o Psdb produzem fatos para se manter no poder. O Controle do STF faz parte, veja a Venezuela, Turquia Cuba,China, Coreia do Norte, Irã, Rússia .O Brasil com instituições aparelhadas em todo país. Tarefa será árdua.

  3. Veja só que bizarro isso.. os procuradores protestam com as palavras de baixo calão do sr. Gilmar..e... a sra Dodge quieta.. sinistro isso!!

  4. Tenho muita esperança nos Homens Ministros Verdes Amarelos e no Moro O fim da bagunça está próximo A Marcha Da Família Brasileira Já Está Começando Brasil Limpa Tudo

    1. Congresso Nacional, acorda. Já passou da hora de modificar a forma de escolha de ministros do STF: concurso entre magistrados de carreira e ponto final. :

  5. Gostaria de saber porque os meus amigos não conseguem ler o que compartilho uma vez que não assinam a revista. É um marketing errado. O meu amigo gosta da reportagem e vem me questionar sobre a revista. E eu vou dizer: pode assinar que é muito boa. Caso contrario eu vou cancelar minha assinatura. Obrigado. Jose Menezes

  6. É o começo da Venezueluzação do Brasil...ou vamos às ruas em defesa do #PacoteMoroSim...ou estaremos ferrados de vez!!!!

  7. Fiquei em choque com tal determinação. Eu que sempre defendi ponderação nas falas contra o STF, concordando com críticas duras e refutando falas extremistas hoje me sinto uma idiota: será que certos estavam os “extremistas” e eu que não enxergava?

  8. Não sou advogado, não posso, pois, julgar o mérito da questão. Mas me parece que o toffoli, que é formado em direito mas não é tido nem como um advogado de nível médio, exorbitou. Fundando seu próprio reinado? Com quantos súditos? Mais que 5?

  9. Amigos, podemos fechar essa espelunca, se não vejamos: Min Barroso declarou em 03/08/2016 que naquele 1o semestre o STF recebeu 44.000 processos/349,2 dia e que no mesmo 1o semestre deram 52.000 decisões individuais ou seja 412,69 - isso dividindo pelos dias uteis do 1o semestre daquele ano (126 dias uteis), pergunta: se eles trabalhassem 8:00h/doa seriam 52 decisões individuais por hora?? Voces acreditam nisso??? Impossível.. . isso é um balcão de emprego totalmente inutil!!!! Cabo e soldado!

  10. Vou repetir aqui o que já escrevi no Estadão. De que adianta Executivo, Legislativo e Judiciário (instituição), se meia dúzia manda no País, em especial a tchurma do gilmarzinho mendes? (em caixa baixa mesmo). A nós, restam apenas os impostos.

  11. O honorável Toffolli é um usurpador tanto do cargo de ministro como o de presidente desse stf, basta ver o art.101 da Constituição que determina q ministro do STF tem de ter "notável saber jurídico" o que, claro, não é o caso dele, reprovado 2 vezes em concurso pra juiz.

  12. A ditadura esta vindo de onde menos esperavamos, que belo exemplo podemos dar a venezuela. temos autoridades ditadoras autoritarias. temos que dar resposta a estas anomalias. acorda brasil.

  13. O único brasileiro com coragem de "peitar" o STF é o General Villas Boas. Infelizmente ele não comanda mais o Exército...

  14. A jaboticaba, de poderoso político Presidente, “transformar” bacharel idiota em juiz do Supremo, para que este, assim “togado”, tenha o Poder de julgar políticos poderosos - e até um Presidente - no Circo de Horrores do supremo Jaboticabal... “Palha assada” diria minha semi-analfa mas sempre mui sábia avó!

  15. A jaboticaba, de poderoso político Presidente, “transformar” bacharel idiota em juiz do Supremo, para que este, assim “togado”, tenha o Poder de julgar políticos poderosos - e até um Presidente - no Circo de Horrores do supremo Jaboticabal... “Palha assada” diria minha semi-analfa mas sempre mui sábia avó!

  16. Existem dois brasis e dois judiciários. O primeiro para policiar as pessoas, os cidadãos honestos, e segundo para proteger e livrar, do primeiro Brasil e Judiciário, os desonestos e corruptos. Precisamos exterminar o “segundo Brasil e segundo judiciário” sob o risco de ver o país apodrecer devido esse câncer que destrói tudo e todos. Só a força do fuzil e das botas das FA poderá restaurar este país aos trilhos.

    1. Também tenho dito. Até eles próprios, com as decisões que tomam, querem isto. Temos que começar tudo de novo. O fisiologismo e cleptocracia em todas as instituições com apoio do QUARTO PODER, que tbm corrompe, só com pulso de aço. Escolhemos um novo presidente mas temos que governar com ele. ÀS ruas amanhã.

  17. A lambança do Tófolli. Não se podia esperar outra coisa de um advogadinho de porta de sindicato (não sei se antes foi de porta de cadeia) guindado a ministro do stf por apadrinhamento político. Aliás, lambança é que não falta quem faça no stf: MAM emitiu HC para soltar 170 mil criminosos; e, nas palavras de Gilmar (apelidado de beiçola),o Lewandowski fez uma magistral lambança no Senado, durante sessão do impeachment, salvando os direitos políticos da dilmanta. É a casa da lambança! Dá vergonha!

  18. Qualquer semelhança com o tiranete Maduro da Venezuela não é mera coincidência. Mas aqui vai ser diferente, depende de nós, temos que ir às ruas dia 07/04 e exigir o fechamento do STF. STF hoje é o maior inimigo do Brasil. Precisa ser reformulado com pessoas honestas e capazes de exercer o papel que lhes cabe, ser o guardiã da CF e não protetores de bandidos poderosos.

  19. Falando português claro o presidente da Corte Constitucional abre um processo totalmente inconstitucional! Vergonha alheia... E ainda teve a desplante deselegância de cobrar de Bolsonaro, no dia da posse , respeito à Constituição. É muito descaramento e prepotência!

  20. Da-me a impressão que boa parte de nossos supremos togados ou são disléxicos pois trocam o que esta escrito ou são analfabetos funcionais pois sabem ler mas incapazes de entender o que está na constituição onde qualquer um com um mínimo de bom senso sabe interpretar...

    1. Infelizmente, Luiz, para infelicidade nossa, nem uma coisa nem outra: são defensores de corruptos mesmo, sem o menor pudor. E desfiam um fátuo saber jurídico para fazer showzinho para a platéia.

  21. AUrgente a CPI da lava toga ,decepcionante é que apenas 27 dos 82 senadores assinaram .VAMOS VER SE NAO SERA ENGAVETADA como eunicio,do quadro milionario fez

  22. O que houve ontem no STF foi muito bizarro! Decepcionante, constrangedor, vergonhoso, deixava claro que em uma leitura mais profunda, havia medo de algo...... Ditadura STF.....

  23. O STF esta de fato,mandando no país.Não estão honrando a toga e esquecendo o papel principal que lhes cabe:Defender a constituição.Estamos,no meu modo de ver,entrando num campo muito perigoso na história do país.Democraticamente,com esse regime político que está aí,não vamos chegar a lugar nenhum.Esperem dia 10 de abril para ver o que vai acontecer.

  24. A maior teratologia que já vi na minha vida, inquérito tem que ter fato determinado, pois precisa ser limitado. uns vagabundos de toga. Enquanto nenhum sofre o impedimento vão se achar sempre acima da lei. canalhas.

  25. Essa é a consequência de se manter uma constituição que permite um rábula ser ministro e presidir a mais alta corte de justiça do país. Ressalte -se que "mais alta corte" é por conta da posição no organograma dos poderes, nada a ver com a competência, probidade e padrão ético que seria de se esperar da "colenda corte".

  26. Acho interessante jovens galgando altos postos, deixarem a barba crescer. Talvez queiram parecer mais seniores do que realmente são... O Toffoli é um exemplo disso. O problema é que a barba começando a ficar grisalha, não lhe concedeu o mínimo de descortínio que se espera, ou deveria esperar, de alguém que ocupa o posto que ocupa. Ma parece clara a intenção de não 'conspurcar' a tríade Congresso, Magistrados e as FFAA como topo do Brasil Bacana, reduzindo-lhes quaisquer benefícios conquistados.

  27. É uma vergonha nacional o STF, nós brasileiros do bem, temos que ir para rua fazer manifestação, pois, o sr. Dias, sr. Gilmar e sr. Ricardo e outros, acham que o povo ainda esta dormindo, estão redondamente enganados.

  28. A pior ditadura é a do judiciário, principalmente esta do STF, já que não há a quem recorrer. Se o povo brasileiro se calar e não for para as redes sociais, expressar sua indignação com esta proteção velada à corrupção, nosso País não deixará nunca de ser uma nação de segunda categoria.

  29. Impeachment (AFI: [ɪm.ˈpitʃ.mənt]) é um termo inglês que corresponde a um processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade

  30. Sem comentários. Apenas dizer que o Ministro Alexandre deve arguir suspeição quando for julgar o Paulo Preto e Cia., pois fazia parte do governo do PSDB em São Paulo.

    1. e ainda tem aquela história das vans do PCC no transporte público em SP.

  31. Estamos muito mal representados no STF, figuras sem a envergadura que o cargo requer. A quem podemos recorrer desta carteirada?

  32. Mas o STF é um antro com 12 ditadoretes, claro procurador, pois não prestam contas a ninguém, e são virtualmente imunes a qualquer tipo de responsabilização, como se viu claramente em dois episódios recentes: o de Levandowisk no avião e o de Gilmar contra a Receita Federal. Nos dois episódios, o elementar seria que os dois ministros fossem objeto de investigações para futuramente serem possivelmente responsabilizados, mas ocorre o inverso: mandam abrir investigações contra os pretensos inimigos.

    1. ‘Eu vivo sempre no mundo da lua, porque eu sou um cientista, o meu papo é futurista é LUNÁTICO.’ A trupe do Balão Mágico está se reunindo para uma turnê internacional. O Leandro podia pegar carona nessa cauda de cometa, ver a via láctea, estrada tão bonita, brincar de esconde-esconde numa nebulosa, voltar pra casa nesse lindo balão azul.

    2. Não. Os fatos neste caso estavam determinadíssimos: milhões de propina pagos das mais variadas formas entre elas um sítio, um apartamento com vista para o mar e até elevador, um terrenão para a construção de um instituto, e por aí vai...

  33. Considerando o silêncio quase geral da imprensa (incluídos Crusoé e O Antagonista) e tb de outras autoridades públicas que teriam a obrigação de rejeitar esse ato, o desejado efeito pernicioso será alcançado: silenciar as vozes que discordam ou apontam desmandos. Lamento e choro pelo meu amado país.

Mais notícias
Assine agora
TOPO