Adriano Machado/CrusoéBolsonaro na solenidade de 100 dias de governo: ele está descontente com o partido que o elegeu

Projeto para Banco Central independente

11.04.19 09:56

Na cerimônia de celebração dos 100 dias de governo, o presidente Jair Bolsonaro (foto) assinou o projeto que será enviado ao Congresso para estabelecer a independência do Banco Central.

Já há no Legislativo um projeto prevendo a medida, de autoria do presidente da Câmara, Rodrigo Maia. O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, afirmou que, com o envio da matéria, é corrigido um “vício de origem”, que evitaria um questionamento do projeto de Maia, caso ele fosse aprovado. Caberia ao Executivo a iniciativa de legislar sobre o tema.

De acordo com Onyx, o envio foi negociado com Maia, e o novo projeto é semelhante ao do presidente da Câmara. A autonomia do BC prevê que o presidente da instituição terá um mandato, que poderá ser renovado, e não começará e terminará ao mesmo tempo do mandato presidencial.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O BC do Brasil precisa e deve ser independente, mesmo que não seja no mesmo modelo do FED (que não é propriedade do Estado), pois isso evitará pressões, principalmente em período eleitoral, por meio de ataques especulativos que possam “queimar” parte de nossas reservas. Técnicos independentes e de carreira, gerenciando o nosso dinheiro sem amarras com o jogo político é um sonho possível, sim! Swap cambial aumenta e favorece o fluxo de negócios lastreados em moedas fortes, ai o player BC tem voz.

  2. Banco Central INDEPENDENTE é importante, mas o mais importante é manter MANTER UNIDADE MONETÁRIA INFLEXÍVEL, da mesma maneira que todas unidades de medidas são inflexíveis!!!

    1. Não sou economista, mas pela atenção que dou à economia entendo que o câmbio tem que ser flexível. Do mesmo modo, já está provado, pela nossa experiência,que tabelamento de preços não dá certo.

    2. Vou começar a cobra por aulas de economia. Assim não dá.

    3. Tsuyoshi san; Errado ! CÂMBIO RÍGIDO, seja 1 Real x 1 Dólar ou 3,85 x 1,00 arruinaria a economia mais fraca. A Argentina quebrou na época Menem por isso. O CÂMBIO DEVE SER FLEXÍVEL, em função das variações das contas externas nacionais (exportações, importações, juros, etc...). Para corrigir variações BRUSCAS do câmbio, o Bacen usa a modalidade de SWAP CAMBIAL, comprando ou vendendo moeda no mercado. AS OUTRAS MEDIDAS PODEM CONTINUAR INFLEXÍVEIS = I QUILO SERÁ SEMPRE 1 QUILO...

  3. No Twitter Bolsonaro afirmou que há Bancos Centrais independentes em diversos países do mundo. Lembrei-me de um texto de Von Mises que diz haver no mundo todo situações (decisões tomadas) empíricas na economia que deram certo. Então, penso eu, por que não adota'-las?

    1. Jose; não importa a paternidade do projeto, importa a qualidade. Blindar o Bacen da interferência do Executivo será um avanço. Vamos ver quais serão as regras. As funções do Bacen são: 1 - CONTROLE DA INFLAÇÃO (com metas); 2 - CONTROLE DO CÂMBIO (câmbio flutuante - até certo ponto); CONTROLE DOS JUROS (determina a taxa básica de juros da economia - Selic). Os três elementos interagem entre si. Portanto, trata-se de manter esse TRIPÉ em equilíbrio, abrindo válvulas, fechando válvulas, etc...

  4. APROVEITANDO assunto do Bacen. Bolsonaro deve ter em mente que o fator fundamental do sucesso de seu governo será o Econômico. Se ele se descuidar disso, nenhuma realização outra será capaz de superar tal fator. O povo quer emprego e geladeira cheia, depois vem escola, saúde, transporte. Foco principal: emprego e geladeira cheia. Pensem...

    1. Exceto, geladeira cheia que causa maior da obesidade e preguiça!!!

    2. Exceto, geladeira cheia! Maior causa da obesidade humana e preguiça!!!

  5. Grande notícia!! Mais uma bola dentro do Bolsonaro! Aos poucos a coisa anda, é dar tempo para que os novos ministros se afinem nos seus papéis. Apesar da midia, do Centrão, da esquerda, dos intelectuais anti-tudo, dos pessimistas de plantão e etc, Bolsonaro já mostrou mais resultados que a Dilmanta e o Mordomo.

  6. É o que fizeram há anos no Paraguai. O BC de lá é independente, e nem mesmo o bispo de esquerda conseguiu entrar ali. Todos são funcionários de carreira e político fica na sala de espera.

  7. BOOORA Capitão! E deixe de vagar pelas nuvens sociais dando tantas trombadas. ASSUMA logo A mega CADEIRA de Presidente de verdade da República, pois a sua BIC vale muiiiiiitissimo mais que muita caneta dourada de aluguel por aí... Estava passando da hora de blindar o BC contra políticas afeitas a corrupção e desmandos. Valeu pelos 100 dias de ‘caneladas’, pô!

  8. Nada como uma boa notícia! E um aspecto importante do projeto: não coincidência do mandato do presidente do BC com o do presidente da República. Como já havia sido discutido antes.

    1. Sou especialista em micro economia, para isso, faz se necessário se conhecer os fundamentos da macro economia que é a soma das partes da microeconomia. A independência do Banco Central é imprescindível para que a gestão financeira e econômica do País, seja técnica, assim, dando um norte seguro para a micro economia que pode assumir riscos calculados. Estou gostando muito destas aulas. Parabéns a todos.

    2. JOSHUA. O homem sempre pode aprender um pouco mais. É a célebre frase de Cícero, o Velho, "morrendo e aprendendo", alterada validamente para "vivendo e...". Sempre que quiser ministrar aulas de economia, serão bem vindas. Outra frase do Velho Cícero, o homem das Catilinárias: "Causa causarum miserere mei". Levantou os olhos aos céus em busca do Criador. Não sei se entendia de economia, mas desmontou a conspiração do Lula-Catilinas, do PT da época. Cada epoca tem o PT que merece!

    3. Catilinário; mais um pouco. O fator que move a sociedade humana é a Economia. A Política é a arte de acomodar o Econômico dentro dos muitos e diversos interesses dos grupos sociais. E mata-se até mesmo por isso. MONEY MAKES THE WORLD GO ROUND always... Quero minha parte em dólares....rrrssss....

    4. Catilinário; procure saber de Economia. Existem livros básicos dos fundamentos econômicos de uma sociedade. Parte-se do histórico-filosófico e, depois, se quiser, entra-se nos aspectos técnicos, mais complexos. Eu sou do ramo. Lembre-se de que o FATOR ECONÔMICO é o fundamental do homem, desde os primórdios. No limite inferior, no "tempo das cavernas", significava SOBREVIVÊNCIA, daí surgiu a acumulação (estoque para o amanhã). No limite superior é PROSPERIDADE social.

    5. Com certeza, JOSHUA. É o que penso sobre o assunto, mesmo seM entender de economia.

    6. Catilinário; o Bacen blindado é uma segurança a mais para a economia contra os desmandos dos tiranetes de plantão. Isso dará reforço à imagem econômica do Brasil lá fora. Outra blindagem a ser feita seria contra desmandos nas reservas cambiais brasileiras lá fora, algo em torno de US$ 370 bilhões, nossa apólice de seguro em relação ao mercado internacional. Custa caro mantê-las, mas não tê-las, custaria muito mais; o spread externo sobre juros básicos seria muito maior.

  9. Bom. Sempre é bom blindar o BC das sanhas do Executivo. Lembrem-se o que Dilma fez com aquele imbecil do Tombini, um servo dela, capacho, ao forçar na marra a queda dos juros e afetar a economia ainda mais.

Mais notícias
Assine agora
TOPO