Adriano Machado/Crusoé

Proposta do novo Código Eleitoral barra candidatura de Moro em 2022

25.08.21 13:30

Elaborado pela deputada Margarete Coelho, o substitutivo do projeto de lei complementar que estabelece a reforma do Código Eleitoral torna inelegíveis, para qualquer cargo, todos os magistrados ou membros do Ministério Público que tenham se afastado do cargo há menos de cinco anos das eleições.

Se aprovado, o projeto, na prática, impede as candidaturas, em 2022, de Sergio Moro e de procuradores que integravam a força-tarefa da Lava Jato. Embora o ex-juiz, por ora, não pretenda concorrer, aliados dele ainda tentam convencê-lo a entrar na disputa do próximo ano, até então polarizada entre Lula e Jair Bolsonaro.

Moro pediu exoneração do cargo de juiz federal em novembro de 2018 para assumir o cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública do governo Bolsonaro. À época, ele esperava ser indicado pelo presidente da República para o Supremo Tribunal Federal.

O ex-juiz, porém, rompeu com Bolsonaro em abril de 2020, quando pediu demissão e acusou o presidente da República de tentar interferir na Polícia Federal para obter informações privilegiadas e proteger aliados.

A tese de “quarentena” para magistrados e membros do MP foi sugerida ainda em 2020 pelo ministro Dias Toffoli e prontamente acolhida por lideranças políticas. Margarete, relatora do Código Eleitoral, é aliada de Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil de Jair Bolsonaro.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Realmente . Estão fazendo tudo para que Moro não se candidate . Estão bom medo ? Estes canalhas não perdem por esperar . Neste congresso e víbora comendo víboras .

    1. Com certeza.Esses são os melhores predicados, na visão da parcela considerável da população.Não temos jeito.

  1. Quando um país chega ao nível de incivilidade, de hipocrisia e corrupção, que é o caso do Brasil hoje, pessoas começam a se conscientizar, q precisamos resgatar às nossas virtudes. E essas pessoas vão se unindo a outras, formando uma grande onda. Muitos se elegeram com a bandeira da Lava Jato, e nada fizeram. AGORA SERÁ A LAVA JATO PURO SANGUE, CAPITANEADA PELO SENHOR SERGIO MORO. A Onda da Lava Jato vai derrubar os corruptos. Só depende de nós, POIS O PODER EMANA DO POVO. Com Moro Podemos ➕ .

  2. O papo não é mais com congressistas ou juízes do STF ou qualquer instância, o papo é com o povo, vamos nos organizar e irmos para as ruas. É hora de a voz do povo ser ouvida.

  3. Vamos jogar o "JOGO" ... nas eleições de 2022 não reeleger a Deputada Federal - PI Margarete Coelho, também não reeleger o Deputado Federal - AL Arthur Lira. Quaisquer Deputados que votarem a favor dessa Reforma do Código Eleitoral não devem ser reeleitos. Vamos jogar o "JOGO" ...

  4. Eu como estrangeiro não posso votar nesse país - mesmo morando e pagando impostos há 25 anos. Mas eu vou continuar tentando convencer as pessoas ao meu redor aqui no Nordeste onde eu moro para votar em Sérgio Moro em 2022! Não podemos jogar a toalha nunca! Devemos continuar lutando e acreditando nesse país abençoado! “Existem lealdades maiores que pessoais”

  5. Esses políticos corruptos, saqueadores dos cofres públicos e certos Ministros do STF, seus protetores, têm ódio e inveja de SERGIO MORO. Tudo tem seu tempo. É chegada a hora de a Força da Luz da Verdade prevalecer sobre as trevas.

  6. *****DR. SÉRGIO FERNANDO MORO***** SERÁ O PRESIDENTE DO BRASIL. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  7. Sou contra tudo isso que o Bolsonaro fala, mas que a nossa classe política ( congresso) o nosso judicial ( STF) realmente estão passando dos limites, isso está acontecendo.

  8. Se o Sergio Moro não pode, a Rosangela Moro pode!😉 Para SENADORA ! Atende à cota feminina e tem respaldo do marido! Dá uma rasteira nos políticos, e ganha! ((Se o casal tiver realmente pretensões politicas)

  9. TALVEZ SEJA POR ESTA RAZÃO QUE AINDA NÃO CONFIRMOU A SUA CANDIDATURA E DIANTE DESTA POSSIBILIDADE TEREMOS AINDA A CHANCE DE VOTAR NAQUELE QUE TIVER O APOIO DA LAVA JATO. NA MINHA OPINIÃO NADA MUDARÁ PQ OUTROS CANDIDATOS QUE POR VENTURA USAREM A BANDEIRA DO COMBATE À CORRUPÇÃO ESTARÃO CIENTES DA TRAIÇÃO ORQUESTRADA PELO PALHAÇO E SUA GANGUE E TERIA QUE INDICAR MORO COMO MINISTRO BEM COMO PARTE DA LAVA JATO, ESTÁ SERIA A MELHOR ALTERNATIVA ATÉ 2026. VAMOS AGUARDAR O DESENROLAR. MORO PRESIDENTE🚔⚔☠

  10. Esperar o que de um ex advogado do PT, e desses picaretas!! Por isso estamos na situação de terceiro mundo e disso não passaremos!!!

  11. Só bandidos hoje em Brasília. Precisamos retirar todos esses corruptos. Eu mesma não voto em nenhum e minha família também. 🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮🤮

  12. Os representantes do Poder Legislativo federal brasileiro perderam a vergonha na cara e a tática de legislar em causa própria somente nas madrugadas ou por acordos de lideranças. Sob controle do centrão e o Jair com o impeachment no pescoço, tudo passará para que os deputados e senadores tenham um futuro de $uce$$o duradouro a$$egurado.

  13. Todos os ficha sujas liberados, inclusive EX CONDENADOS. E, nesse cenário, SE PROIBE A PARTICIPAÇÃO DE SERVIDORES DEDICADOS E HONESTOS. Os Congressistas LEGISLAM EM CAUSA PRÓPRIA, mas não me recordo de um período em que OS ANSEIOS DO POVO FOSSEM BOICOTADOS COM TANTA PERSISTÊNCIA!

  14. O que deveria mudar seria limitar todos os cargos legislativos a uma reeleição. Quem já cumpriu dois mandatos sai e pode tentar novamente na próxima eleição. Acabaria em parte com os “donos” de vagas.

  15. Não adianta mudar o código eleitoral. Se o Moro não puder ser candidato, voto num cavalo mas em nenhum outro político corrupto ou facilitador de corruptos.

  16. Isso é um tremendo casuísmo contra a moralização e a favor da corrupção no Brasil, fomentado por Bolsonaro, Lula, PT e o Centrao.

  17. O que deveria ser cláusula legal, imagino eu, seria algo como proibir alterações de regras eleitorais que vigorassem para as próximas eleições. Isto é,,regras novas só valeriam para eleições posteriores à próxima.

    1. São uns bandidos .... sem limites.....Se isso acontecer a turma da lava jato deve apoiar ONGs que fiscalizem esses ladrões, que avancem nos estudos e continuem escancarando essa corrupção. Logo chegaremos a 2026... Por enquanto formalizar apoio a uma terceira via vai ajudar bastante.

    2. Acho melhir você reler meu comentário e o artigo 16 da CF. Na hipótese que proponho, novas regras só valeriam para eleições “posteriores” à próxima, e não haveria, portanto, mais tempo legal para alterar regras para 2022.

    3. Mas já é assim. Artigo 16 da Constituição (princípio da anuidade). Para valer em 2022 eles têm que votar, aprovar e sancionar até outubro desse ano. O que acredito que acontecerá 😡🤬

    1. Antonio C., Consegue fazer muito se tiver o povo ao seu lado e, mais importante, não tiver rabo preso com negociatas escusas e corrupção. Esse é exatamente o medo que o "PT, PSDB, MDB, PSL, Lulistas, Bolsonaristas e a corja toda" tem de ver o Dr. Moro se candidatando em 2022.

    2. Presidente infelizmente não consegue fazer nada. Que manda é o Legislativo e o judiciário. Ponto. Temos que não eleger os mesmos, pos Romários, os melicianis, os traficantes e tantos outros Titiricas... Aí pode ser que esse país tenha jeito daqui a 20 anos.

    3. Esse tofoli, não passa de um verme , vendedor de sentenças . Vá rastejar eu filha da puta .

    4. Será que não teremos um candidato honesto para votar?

    5. Só no Brasil que um ladrão pode ser candidato e um ex juiz não. É lamentável!

    6. Para muitos e até ex presidiário tudo. Para um que ajudou a botar políticos bandidos na cadeia e ainda conseguiu retorno aos cofres públicos dinheiro de corrupção. NADA. Infelizmente sou obrigado a votar.

Mais notícias
Assine agora
TOPO