Pedro Ladeira/Folhapress

PT pede ao STF ampliação do prazo para a formação de federações partidárias

27.01.22 17:47

O PT pediu ao Supremo Tribunal Federal nesta quinta-feira, 27, a ampliação do prazo para a formação de federações partidárias, mecanismo que permite que as siglas se aliem na disputa eleitoral, desde que permaneçam juntas por quatro anos.

O partido peticionou em uma ação direta de inconstitucionalidade movida pelo PTB contra a Lei nº 14.208/2021, que cria as federações. O processo corre sob a relatoria de Luís Roberto Barroso (foto).

Em dezembro do ano passado, o ministro, em decisão liminar, validou o modelo. No entanto, Barroso equiparou o prazo de criação das federações partidárias ao da instituição das agremiações que pretendem participar das eleições gerais, fixando a data-limite em 1º de março.

Nesta quinta-feira, o PT levantou a “dificuldade” de as siglas “se adaptarem a tão curto período disponível para a sedimentação de todas as conversas necessárias à constituição de uma federação partidária“.

Para a primeira oportunidade de constituição de federações, onde todas as agremiações ainda estão aprendendo como lidar com a questão, compreende-se que os prazos estipulados podem ocasionar a perda do objetivo da norma, com a não concretização das federações por falta de tempo suficiente para se concluir as tratativas necessárias“, completou.

O partido pede que Barroso amplie esse prazo para o dia 5 de agosto, como estabelecido inicialmente na lei. Se não for possível, a legenda defende que se estabeleça ao menos uma prorrogação até 31 de maio, “atribuindo-se prazo hábil ao Tribunal Superior Eleitoral para análise dos eventuais pedidos de registro de federação que, porventura, ainda restem pendentes“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Nenhum prazo adicional deve ser dado. Ou se casa ou não. Não tem esse negócio de amizade colorida, tal como a existia entre o Bozo e o instrutor de judô dele na época da escola militar!

  2. A essas alturas do campeonato soa ilegal mudar as regras do jogo, mas como o pedido foi feito de companheiro pra companheiro, tudo pode acontecer. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.

Mais notícias
Assine agora
TOPO