Ellan Lustosa/Código 19/Folhapress

Reabertura gradual do Rio começa nesta terça, anuncia Crivella

01.06.20 15:31

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, anunciou a reabertura gradual do município em seis fases a partir desta terça-feira, 2. Neste primeiro momento, serão liberadas atividades esportivas em centros de treinamento e nos calçadões, além da prática de esportes individuais no mar, como natação ou surfe. Igrejas, lojas de móveis e decorações e concessionárias de automóveis também terão autorização para funcionar.

De acordo com Crivella, a cada 15 dias, uma nova fase do processo de retomada dos serviços será implementada, desde que a curva de contaminações e mortes pelo novo coronavírus se mantenha estável. A conclusão deve ocorrer em agosto.

Ele informou que a decisão sobre a flexibilização do isolamento foi unânime no conselho científico. “O afastamento social, quando se prolonga, apresenta um número maior de mortes por outras doenças. A gente estava muito preocupado com a Covid. O afastamento social precisa ter um equilíbrio. É preciso que esse afastamento não traga efeitos danosos para mortes com outras comorbidades”, pontuou.

Crivella explicou que, apesar da liberação das praias na primeira fase do processo, não serão permitidas atividades na areia. Assim, permanece proibido o aluguel de barracas de praia.

A segunda etapa do projeto prevê a autorização à abertura de shoppings entre 12h e 20h, com menor circulação, e a competições esportivas com portões fechados. Na terceira, receberão aval para abrir as portas, com regras específicas e restrições, todos os comércios, bares e restaurantes, academias, creches, escolas de quinto ao nono ano, salões de beleza e afins.

A seguinte fase estabelece a retomada das atividades em pré-escolas e turmas de primeiro e segundo anos, pontos turísticos e espaços culturais fechados. Depois, a liberação alcançará praias, parques abertos e turmas escolares de terceiro e quarto anos. Na última, todos os colégios e universidades poderão funcionar sem aglomeração.

Mais notícias
Assine agora
TOPO