Agência Brasil

Reduto de Alcolumbre, Macapá recebeu maior fatia de verba bilionária

19.02.20 19:25

Os grupos dos presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre (foto), conseguiram arrancar do Executivo, no apagar das luzes de 2019, 3,8 bilhões de reais. Encaminhado ao Ministério do Desenvolvimento Regional, o valor corresponde a 92% do orçamento extraordinário da pasta no ano passado.

O dinheiro deixou os cofres do órgão carimbado por caciques partidários em convênios direcionados a atender interesses paroquiais, como revitalização de praças, pavimentação de ruas e construção de pontes, informa O Antagonista

Por meio da Lei de Acesso à Informação, LAI, e do cruzamento de dados do Portal da Transparência, identificou-se o destino final dos recursos, que não são contabilizados entre as chamadas emendas impositivas. Reduto eleitoral do presidente do Senado, Macapá foi de longe a cidade mais beneficiada com as verbas extras.

Entre 11 e 31 de dezembro de 2019, a capital do Amapá, onde o irmão de Alcolumbre deve concorrer à prefeitura, recebeu a garantia de 112,7 milhões de reais — quase o dobro dos recursos destinados a Petrolina, segunda colocada no ranking. Os planos políticos para o local, aliás, não se restringem à família do senador. 

O próprio Alcolumbre sonha com o governo do estado em 2022 e parece estar, literalmente, pavimentando o caminho até lá. Segundo O Antagonista, os valores dos convênios negociados com o MDR, para pavimentação e recapeamento de ruas na capital foram os maiores do país para uma única cidade. Apenas para a “qualificação de vias” na Rua Elieser Levy, serão 10 milhões de reais.

A cidade natal de Alcolumbre recebeu, sozinha, metade do montante destinado pelo Ministério a todo o estado do Amapá: 224,7 milhões de reais. A influência do presidente do Senado garantiu, ainda, o empenho de 20 milhões de reais para a urbanização da Orla do Araxá, ponto turístico da capital, e 78,3 milhões para melhorias de rodovias estaduais.

Na segunda colocação entre os municípios mais beneficiados, Petrolina tem como prefeito Miguel Coelho, filho de Fernando Bezerra, líder do governo no Senado. Miguelzinho está em busca da reeleição. Na sequência, está Jaboatão dos Guararapes, cujo prefeito, Anderson Ferreira, é afilhado político de Fernando Bezerra e que também busca um novo mandato local.

Quando observados os estados que receberam as maiores fatias da verba extra, lideram Amazonas e Pernambuco. Dos 3,8 bilhões de reais, cerca de 576 milhões de reais foram para o estado amazonense, cuja bancada é coordenada pelo senador Omar Aziz, do PSD. 

Outros 364 milhões de reais destinaram-se a terras pernambucanas. O grupo parlamentar do estado tem como coordenador Fernando Bezerra, líder do governo no Senado.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O batoré está aproveitando ao máximo a regalia e os prazeres da vida fácil, da grana fácil que o congresso proporciona, mas espero que o povo que o elegeu, se arrependa e não reeleja esse babaca

  2. Nesses lugares as ruas podem até ser pavimentadas, de que forma não sei; mas em nenhuma delas ou muito poucas, não existem redes de esgoto e nem de abastecimento de água. A forma de aplicação destas verbas, quando forem aplicadas efetivamente, será apenas de caráter politiqueiro, sem nenhum critério técnico. Enfim, vamos aguardar o resultado desse absurdo aí.

  3. Há tempos deveriam tornar o país uma verdadeira federação, com menos poder e dinheiro concentrado em Brasília. Os estados deveriam ficar com maior parte do que arrecadam e deveria haver uma reavaliação dos impostos cobrados e melhorar sua distribuição.

  4. Dinheiro que será usado para a compra de fazendas, carros, casões e obras de arte. São os chantagistas usando nosso dinheiro para continuar no poder. Vagabundos!

    1. Enfim, achei uma pessoa sensata e que está de acordo com o que eu disse anteriormente. Muito bem, Maria.

  5. Davi Alcolumbre nao quer ouvir o cel Heleno falar verdades. Crusoe mostra agora que tem rabo preso com emendas de ultima hora para sua base eleitoral . Infelizmente nosso congresso e fisiológico a começar pelo presidente das duas casas do congresso . orçamento impositivo foi um erro .. Negociem um meio termos , pois não tem credibilidade para exigir da forma que estão conduzindo .

  6. Corporativistas, só? São as quadrilhas que nos assaltam agora à céu aberto,sem medo de ser feliz. Só uma imprensa não militante e povo nas ruas poderia minimizar esse caos

  7. Fico triste só em pensar que esse bandido corrupto pode ser reeleito no Para e no Congresso novamente. Ele tem grana roubada para comprar eleitores e no Senado tem os puxa sacos.

  8. Amanhã a Receita Federal anuncia todas as regras e instruções para a entrega da Declaração do Imposto de Renda do ano base 2.019. Se tivermos que pagar ainda mais impostos, lembremos: os Milhões de REAIS que foram para o Estado e Cidades desse político são parte da FARRA com o DINHEIRO dos impostos que pagamos. É mole? Assim, o Brasil não funciona mesmo!

  9. Como assim “conseguiram arrancar do executivo”? Os caras arrombaram o cofre do Ministério? Expliquem direito essa estória. Quem negociou, quem, no governo, aceitou o acordo. Parece que alguém favoreceu Alcolumbre, Fernando Bezerra e outros. Quem, exatamente?

    1. Mauro, dos senadores não espero nada de decente. Quero saber quem do governo participou desse esquema. Muitos senadores não sabiam desse esquema e parece que a queda do Canuto tem a ver com isso.

    2. Quem? São 3 senadores por estado. Onde estão os senadores do RS, SC, PR, SP, MS, MT, MG que nada fazem. Até porque eles ajudaram eleger o senador Alcolumbre como Presidente do Senado. Essas coisas só acontecem porque a maioria do senado aprova. Não há resistência alguma de nenhuma parte.

  10. Povo que não participa é assim, o país no maior miserê e está turma de políticos comprando sua candidatura nas próximas eleições. Se o povo destas regiões forem esclarecidos, não elegem estes camaradas políticos que estão somente interessados em comprar seus votos.

  11. Os sistemas de drenagem de BH e Sampa nem precisavam de investimentos. Rio de Janeiro também não precisa de verba. Nem Porto Alegre, nem Salvador. Prioridades? Macapá, Jaboatão dos Guararapes... A Velha Política respira!

    1. E quantas indústrias tem nos rincões dessas Excelências? Esses rincões Tem alguma expressão no PIB?

  12. Uma pergunta: por que esse sujeito pagou ou deu quase 1 milhão de reais para um hotel em Macapá cujas diárias custavam 140 reais!? O que acham disso? https://diariodopoder.com.br/davi-alcolumbre-paga-r-1milhao-a-hotel-de-diaria-de-r-140/?fbclid=IwAR02BGa-wXV1VobfSVdtOf1cEnarjye2VTS-VzxnNgjdfjBfyXMcx9zNk9w

  13. Somos espoliados por essa corja. Vejam o que vai acontecer e o que querem fazer com o orçamento impositivo que estão tentando impor. Uma tropa de safados

  14. Fosse um procedimento desses por parte do Bolsonaro, a imprensa esquerdista estava explorando o assunto 24 horas por dia durante semanas ou meses.

  15. se. todo este dinheiro fosse usado para reformar escolas,santas casas postos de saúde praças públicas tudo bem .mas mais da metade destes recursos são desviados

  16. Continuam loteando o dinheiro público, vendendo a imagem de benfeitores de seus currais eleitorais, ganhando eleições. Isso não se enquadra em compra de votos?

    1. Acho que nao, o Congresso e o Senado aprovaram leis que livra a cara de tudo isso aí!

  17. Esse ai mais o Maia que se cuidem! a povo de forma geral está no limite da paciência! exemplo está no Ceará comandado pela esquerda e o centrão.

Mais notícias
Assine agora
TOPO