Foto: Ashley Smith via Wikimedia Commons

Reino Unido estaciona balsa para acomodar refugiados que chegam ao país

19.07.23 08:54

O governo do Reino Unido disponibilizou uma balsa para acomodar até 500 refugiados nesta terça-feira, 18. Chamada de “Bibby Stockholm”, a embarcação não motorizada ficará no porto de Dorset, no sul da Grã-Bretanha. O governo de Rishi Sunak espera receber os primeiros hóspedes no local até o fim do mês.

A embarcação, construída nos anos 1970, funciona como embarcação-residência desde 1992 e já recebeu refugiados em outros momentos, na Alemanha e na Holanda (onde um refugiado morreu sem acesso à saúde adequada). Em outros momentos, o “Bibby Stockholm” serviu para hospedar trabalhadores.

O governo do Reino Unido escolheu a balsa para receber refugiados porque “é um custo melhor ao pagador de impostos que hotéis”, já que Londres estaria gastando 6 milhões de libras esterlinas (ou 37,6 milhões de reais) diariamente em diárias de hotéis. Mesmo assim, ONGs e parlamentares da região — incluindo membros do Partido Conservador, que atualmente está no poder — se opuseram à ideia.

O atracamento da embarcação ocorre em um momento de pico nos fluxos migratórios rumo às ilhas britânicas, motivado pelo verão no hemisfério norte. Vindos de diversas nações da África, do Oriente Médio e da Ásia Central, refugiados arriscam a vida buscando o continente europeu. Em junho, mais de 300 paquistaneses morreram ao tentar alcançar a Grécia. Desde 2014, ao menos 25 mil pessoas morreram tentando, de acordo com a Human Rights Watch.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Enfim um país na Europa, apesar dos problemas que isso representa, preocupou-se com elas e abriu de fato o coração humanitário para acolher as vítimas desses dilacerantes êxodos. Aplausos para o velho Reino Unido.

    1. Que comentário mais idiota e cheio de preconceito, Odete! Infelizmente só se fala e se escreve sobre os países europeus “ovelhas negras” (como a Hungria) que se destacam de forma negativa quando assunto é receber migrantes! Muitos países principalmente a Alemanha, a Suíça, Suécia etc etc recebem migrantes de braços abertos - ao ponto de atrair cada vez mais! Brasil aliás não é o melhor exemplo quando se trata de receber migrantes (Roraima/Venezuelanos etc etc)! Mas isso “a Globo não mostra”!!

Mais notícias
Assine agora
TOPO