Câmara dos Deputados

Relator quer saber do líder do governo a real posição de Bolsonaro sobre fundo eleitoral

11.12.19 18:24

Relator do Orçamento da União de 2020, o deputado Domingos Neto (foto), do PSD, procurou o líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, para sondar a real posição do presidente Jair Bolsonaro em relação ao valor do fundo eleitoral de 2020.

Na semana passada, Bezerra disse a Crusoé que o governo aceitaria passar o valor do fundo para 2,5 bilhões de reais. Nesta terça-feira, 10, porém, o presidente Jair Bolsonaro foi ao Twitter negar que tenha enviado recado ao Congresso de que permitiria um fundo nesse montante.

Ainda na noite de ontem, o relator do Orçamento ligou para Bezerra. O líder do governo prometeu falar com o presidente e dar um retorno sobre o tema. O deputado e o senador devem se reunir pessoalmente ainda nesta quarta-feira, 11, para tratar do assunto.

A Crusoé, o relator, que propôs inicialmente um fundo eleitoral de 3,8 bilhões de reais, disse estar disposto a encaminhar um acordo para um fundo de 2,5 bilhões de reais. “Havendo condição de se fazer acordo, vou trabalhar para mediar a favor desse acordo”, afirmou o deputado do PSD.

Nos bastidores, lideranças do Centrão admitem reduzir o valor do fundo e acreditam que há espaço para entendimento com Bolsonaro. A avaliação é de que o presidente não negou no tuíte que sancionaria; disse apenas que “nada falou” nem “enviou recado” ao Congresso sobre o assunto.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Não somos um país! Somos grupamentos de ladrões ocupando uma área de terra chamado Brasil, pois permiti um congresso se diz representa o povo faz um assalto deste as economias dos ladrões. Como que rouba ladrão tem sete anos de perdão!

  2. Fundo partidário, seja lá qual for o nome deve ser 0 (zero). Os recursos para custear eleições e despesas dos partidos de vir: CONTRIBUIÇÃO DOS ELEITOS - 30% SOBRE T U D O O QUE O MESMO RECEBER. CONTRIBUIÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DOS PARTIDOS 15%, CONTRIBUIÇÃO DOS AFILIADOS - ESPONTÂNEA - , ESTIPULADO NA FICHA DE FILIAÇÃO.

  3. Será como sempre COERENTE, como foi ao sair da farrinha do Bivar. Precisamos aprovar medidas importantes no Congresso, onde a maioria é sanguessuga dos nossos impostos pagos. Força PRESIDENTE. Querem levar os dedos. Mostre que não tem anéis. Façam esses crápulas pensar na rede de esgoto que seus redutos políticos ñ tem, pq, principalmente no NE, a grana reservada nos governos anteriores foi roubada.

  4. Estamos esperando uma posição mais energética do Presidente sobre esse assunto. Pois o que aparenta, através dos líderes que ele mesmo escolheu é a condescendência do Planalto.

  5. Se Bolsonaro foi eleito presidente com mais ou menos 2mi, o congresso deve trabalhar pra reduzir esse fundo e não querer aumenta-lo. Estamos de olho. No site ranking dos políticos, podemos ver como votou cada um sobre temas importantes como esse.

  6. Pobre Brasil, se imaginou que ao se proibir o financiamento privado de campanha pelo financiamento público, a corrupção findaria, aconteceu o contrário, agora sim que os rombos verdadeiramente bilionários estão mostrando a cara.

  7. A maioria desses deputados e principalmente os que se elegeram pelo PSL mostram que são tudo igual os outros já sabia, fazem campanha contra o contingenciamento para saúde, educação porém na hora de dar destino certo para esse dinheiro vejam como agem. Raça amaldiçoada.

  8. Essa mamata de fazer campanha e se eleger com dinheiro público é uma grande sacanagem com o povo. Esses canalhas deveriam ter vergonha - coisa q político não tem - para solicitar este aumento de valor. Temos q acabar com isso.

  9. Cada centavo disponibilizado para esse fundo é alimentar a corja parlamentar com dinheiro público. Não somos representados. É preciso passar o Brasil a limpo!

  10. R$ 1,00 por partido. ainda seria uma vergonha, especialmente enquanto faltar verba para a saúde e para a educação. Os filiados e simpatizantes das organizações, são os que devem mantê-las. Não é crime, pois está oficializado. Mas não deixa de ser roubo.

    1. Boa pergunta pro borsonaro, mas tem mais gente, muita que trabalha na cartilha dele que visivellmente nao e a prometida pelo mecias.

  11. Como aliado do que considero bom nos atos do governo - muita coisa - também eu, assim como o relator, quero saber a posição do presidente sobre eu ter que pagar para, n vezes, corruptos serem eleitos e locupletarem-se com minha contrariada ajuda. Como é? Definam-se.

  12. Todo mundo subindo no muro, para não levar a culpa pelo aumento que virá nesse fundão asqueroso. Na realidade estão acertando um cirquinho, pedindo 150%, JB veta, e aceitam 100%, ou seja, o aumento desejado passa. É o chamado boi-de-piranha político, sempre pedir acima, para chegar naquilo que se deseja.

Mais notícias
Assine agora
TOPO