Adriano Machado/Crusoé

Renan perde duas peças e contra-ataca

01.02.19 16:09

O senador Renan Calheiros usou o Twitter para atacar Davi Alcolumbre, adversário na eleição para presidente do Senado. Logo na manhã desta sexta-feira, 1º, Alcolumbre tirou do tabuleiro duas peças com que o político alagoano contava.

“Atendendo orientação de Onyx, Alcolumbre se autoproclama presidente interino. Na prática, é uma tentativa desesperada de golpe nas instituições, substitui o STF como garantidor da Constituição”, escreveu Renan.

O senador do MDB se referia à revogação, por Alcolumbre, de ato que o impediria de presidir a sessão de hoje do Senado e concorrer à presidência da Casa ao mesmo tempo. Logo depois de eliminar a norma, o senador do DEM do Amapá demitiu o secretário-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira de Mello, que assinava o ato revogado.

Com as duas medidas, Alcolumbre afastou do processo de escolha da nova mesa do Senado dois aliados de Renan: o próprio Bandeira de Mello e José Maranhão. Como senador mais velho, Maranhão iria presidir a sessão, se tivesse vigorado o roteiro determinado pelo ex-secretário-geral.

Ao presidir a sessão, Alcolumbre pode aceitar requerimento de algum partido em plenário para que a votação seja aberta. É tudo o que Renan não quer. Por isso a crítica em que ele também acusa o senador do Amapá de ser um títere do chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni.  Alcolumbre pode ser questionado mais adiante, como lembrou a ele a ‘Moro de saias’.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Sou assinante há muito tempo. Os antigos assinantes receberão, gratuitamente, o novo livro de Diogo Mainardi? Quando puderem, por favor, respondam- me. Estou muito safisfeito como assinante. Grato.

  2. Esse velhaco do Renan devia dar graças a Deus que conseguiu se reeleger. Mas não! Quer manter o poder como se nada tivesse mudado no Brasil. Se os alagoanos votaram nesse traste que se contente em representá-los. O resto dos brasileiros não aceita esse “coroné” para presidir o Senado.

  3. Essas práticas só confirmam que não precisamos dessas casas legislativas. Golpe sujo de lado a lado. Nunca usei arma porque sempre obedeço a Lei. Agora a coisa mudou. Se invadirem minha propriedade doravante terei como me defender, na cidade ou no sítio. Somente aí podemos usar as mesmas "armas". Alcolumbre é tão o mais bandido que o crápula do Renan, pois passa à sociedade exemplos descartáveis. O 4° poder é assim: almoça no restaurante abaixo da barragem, e depois que ela rompe!!!

  4. Renan é o que mais de nefasto na política brasileira. Tem que ser contido a todo o custo. Com as mesmas armas que ele usa. Esse secretário também tem que se banido do Senado Federal. Não é aquele sujeito que assessorou o Renan e o Lewandowiski para livrar a Dilma? É um escroque.

    1. Perfeito raciocínio! o ideal seria que ele, uma vez presidente, renunciasse à candidatura de presidente do senado. Evitaria infestações judiciais, no futuro.

  5. No Senado, Renan Calheiros é o Nicolás Maduro enquanto que o Davi Alcolumbre é o Juan Guaidó!!! No Supremo, o Maduro brasileiro tem seus correligionários Toffoli e Gilmar, como na Venezuela o tribunal é bolivariano. Nunca essa analogia esteve tão evidente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO