Reprodução/Youtube

Rompidos com Bolsonaro: de ministros a inimigos

04.12.21 14:09

Desde a campanha de 2018, Jair Bolsonaro enuncia à exaustão uma passagem bíblica do Novo Testamento. E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará, repete o presidente, sempre que confrontado com denúncias, informações incômodas à família ou até mesmo questionamentos a políticas equivocadas do governo. Mas, de tão característico ao discurso do presidente, o versículo agora passou a ser usado por ex-integrantes do alto escalão para criticá-lo.

Abraham Weintraub foi um deles. De perfil radical e discurso ideológico, o ex-ministro da Educação saiu do governo em junho de 2019, quando Bolsonaro buscava uma trégua com o Supremo Tribunal Federal. O presidente não o deixou na chuva e lhe garantiu uma cadeira no Banco Mundial. Com tom de “perseguido político”, Weintraub arrumou as malas e partiu rumo a Washington, nos Estados Unidos, mas levou na bagagem um sonho que ainda nutre: o de concorrer ao governo de São Paulo.  

Desde que pousou na cidade americana, Weintraub acreditava que, com o apoio de Bolsonaro, poderia ser eleito. O presidente, no entanto, prefere apostar em outros nomes. Hoje, o seu candidato do coração ao governo de São Paulo é o ministro de Infraestrutura, Tarcísio de Freitas.

Weintraub não se conforma e, nas últimas semanas, transformou suas redes sociais num poço de mágoas.Nunca fui o protegido ou o queridinho. Na escola e no trabalho, sempre fui o ‘feio’ que no final vence. Nunca tive medo de enfrentar times maiores. Entrei nessa trilha pública em abril de 2017, quando poucos acreditavam na vitória. Tenham fé. Eu voltarei ao Brasil/SP”, disparou.

O ex-ministro da Educação não é o único a demonstrar ressentimento. No mês passado, o ex-chanceler Ernesto Araújo, sacrificado em meio ao acirramento dos ânimos entre Planalto e Congresso, mirou no presidente. Em um evento conservador, disse que Bolsonaro ”virou a base do Centrão” e que ele ”nunca quis enfrentar o sistema”.

Na lista dos rompidos com Bolsonaro há também nomes de perfis mais técnicos que bateram de frente com o presidente, antes mesmo de desembarcarem do primeiro escalão. Luiz Henrique Mandetta foi demitido após um mês de discordâncias com o Planalto sobre a condução da pandemia. O ex-deputado e Bolsonaro não falavam a mesma língua sobre uso de máscaras, isolamento social e prescrição de remédios sem comprovação científica contra a Covid, por exemplo.

Poucos depois, foi a vez de Sergio Moro romper com Bolsonaro. Ao deixar o Ministério da Justiça e Segurança Pública, o ex-juiz desencadeou uma das principais crises da atual gestão, ao fazer denúncias sobre a suposta interferência do presidente na Polícia Federal, a fim de obter informações privilegiadas e proteger familiares. O caso é investigado no âmbito de um inquérito do Supremo Tribunal Federal.

De todos os ex-aliados do Planalto, Moro é o que mais incomoda o clã Bolsonaro — muito provavelmente pelas chances de tirar o presidente do segundo turno na disputa de 2022. 

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Olha só o """raciocínio""" (???!!!) da ameba empalhada: “""Quer melhor vacina, comprovada cientificamente, do que a própria contaminação"""?  Pois é, ameba empalhada.....TEM MAIS DE 600.000 BRASILEIROS """CONTAMINADOS""" NO CEMITÉRIO, anta ignóbil!!!!!!

    1. 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞PRESIDENTE DR. SÉRGIO FERNANDO MORO E O SEU TIME DOS NOSSOS SONHOS NA VERDADEIRA PRESIDÊNCIA DO BRASIL EM 2022 A FAVOR DO POVO BRASILEIRO 🌞🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷 🇧🇷🌞 E CONTRA a indigência mental exponencial das 2 amebas empalhadas medievais!!!!!

  2. A explicação para a foto será a de que a malograda tentativa de um abraço aconteceu durante a pandemia, durante a qual o presidente cumpria rigorosamente as medicas de isolamento social...

  3. "...Nunca fui protegido"? Hã?! E o cargo com polpudo salário no Banco Mundial foi o quê? "...sempre fui o feio que no final vence"? Hã?! "...eu voltarei ao Brasil/SP" Hã?! Que pena...fica por aí mesmo! Os eleitores de São Paulo não caem em esparrela.

  4. A relação dos traídos por Bolsocaro tem mais gente: Nelson Teich; Santos Cruz em se tratando de pessoas de bem, além do notório BOB Jeferson e sua filha, aqui se tratando de pessoas desprezíveis mas que gozaram do amplo apoio do bozo.

  5. Entendi que Bolsonaro era o equívoco eleitoral do século 21 quando tirou o COAF de Moro, para poupar o filho 01 e seu apêndice Queiroz. Percebe-se hoje que Moro passou tentando por bom tempo atingir o combinado anti-corrupção… AGORA É MORO PRESIDENTE DO BRASIL 🇧🇷

    1. Olá Sílvia, indiscutivelmente é o melhor nome entre os que se apresentaram até agora. Porem honestidade não é algo muito valioso para grande parte da sociedade brasileira.

  6. 1- Este tal de Abraham é antes de tudo, um palhaço. Observe a comunicação não verbal do Bolsonaro na foto. O ex-ministro da Educação provocou certa vez os parlamentares sobre a azulzinha (carteira de trabalho). E a azulzinha do Bolsonaro, Flávio Bolsonaro, Carlos Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, 04, mulher 01, 02 e 03, quantos registros tem? Eu votei no Bolsonaro no 2° turno, porque era ele ou o PT, mas jamais alimentei qualquer ilusão, quanto ao seu caráter.

    1. o prof. dr. PAULO MEIRELES quando se pronuncia é besteira ódio ou fanatismo .. o fedor é imenso e no caso o Weintraub e o Guedes vão fazer haraquiri na entrada do gabinete do imperador Alexandre o guru dos idiotas que o multidiplomado ignorante justifica .. vamos ver quando for enrabado . vai gritar ou pedir bis? que idiota ridículo.

    2. 2- Achei que o Guedes seria um avalista. Fiquei esperançoso com a entrada do Moro. Porém logo após que o ex-juiz saiu, ficou claro que o Bolsonaro sempre buscou o que tem hoje, estar cercado por corruptos, pois ele é em última análise, um animal desse meio. Moro Presidente 🇧🇷

  7. Depois de toda a estupidez demonstrada na condução do Min. da Educação esse Weintraub ainda tinha a pretensão de concorrer ao Governo de São Paulo? E o terraplanista Arnesto, o pior chanceler de todos os tempos, ainda dá palpites por aqui? Deveria ter sido mandado para a Embaixada no Burundi.

  8. me lembro que no momento dessa foto weintraub pediu um abracinho a bolsonaro, isso mesmo um abracinho! foi um momento aristides.

  9. Pois é, agora só faltamos NÓS ELEITORES  xisparmos fora das urnas esses 2 marginais zés manés, luladrão e broncossauro, que há 2 décadas atormentam e desgovernam o BRASIL!!! Com DUAS espetaculares vantagens: esses 2 mequetrefes não podem NOS demitir mas, NÓS podemos jogá-los no olho da rua e depois na cadeia com suas respectivas cambadas de crápulas criminosos e parasitas que vampirizam o BRASIL!!!

  10. Na eleição de Bolsonaro mentiu levou facada (encomendada?).conseguiu se eleger e elegeu muitos deputados governadores etc etc Na eleição de 2020 todos os prefeitos que Bolsonaro apoiou perderam feio.Porque o povo já conhecia o despreparado corrupto, rachadeiro presidente Em 2022 tenho quase certeza que quem tiver apoio de Bolsonaro vai perder como perdeu Celso Russomanno

  11. Precisamos entender o presente pois, disso depende nosso futuro, e o nosso presente se apresenta muito complicado mas, ao mesmo tempo de facil entendimento. Sabemos de forma muito clara que Luladrao x BolsoNero significa mais do mesmo, com o Bozo entrando de cabeca no centrao ladrao pra cada vez mais bater nossa carteira com esta laia dos Valdemares, os Liras, os Ciros Nogueiras, os Pachequins, etc. etc. Entao eleitores deste Brasil que se teem amor proprio, nao reelejam estes vagabundos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO