Sergei Lavrov/Divulgação Reuters

Rússia exige que EUA retirem armas nucleares da Europa

01.03.22 09:36

Em um discurso que foi boicotado por diplomatas de diversos países, o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergey Lavrov (foto), exigiu nesta terça-feira, 1, que os Estados Unidos retirem suas armas nucleares da Europa e que o Ocidente não construa instalações militares em ex-repúblicas soviéticas.

Lavrov afirmou que “é inaceitável” que alguns países europeus abriguem aparato nuclear dos Estados Unidos e declarou que “já é hora das armas americanas voltarem para casa”. O ministro russo sinalizou que essa é uma condição imposta pelo governo de Vladimir Putin para negociar uma “estabilidade estratégica” com Washington.

O discurso gravado foi exibido na Conferência sobre Desarmamento em Genebra, na Suíça. Diplomatas de diversos países, estimulados pela delegação da Ucrânia, esvaziaram a sala durante o pronunciamento de Lavrov, que não pôde ir pessoalmente ao encontro porque os países europeus fecharam o espaço aéreo para os russos.

Lavrov também destacou que a Ucrânia é uma ameaça à Rússia porque ainda possui tecnologia nuclear soviética. “A Ucrânia ainda tem tecnologias soviéticas e os meios de entrega de tais armas”, disse. “Não podemos deixar de responder a este perigo real”, concluiu.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A Perestroika e a Glasnost dissolveram a União Soviética. Mikhail Gorbachev foi o seu último presidente. Ele levou a democracia e o respeito aos direitos humanos e ao direito internacional para o Leste europeu.

    1. Os velhos russos chamam Gorbachev e Yeltzin de traidores da Pátria.O ambiente ocidental não trouxe o estado de bem-estar e de crescimento para todos, mas para os de sempre.Eles apoiam a reconstrução da URSS e usam todos os pretextos e força para as repúblicas que não forem pro-Rússia. Ucrânia é o começo pois tem o conhecimento e a capacidade de ter seu arsenal nuclear pelo legado da URSS.A OTAN sabe que perdeu o round, mas não a luta.Vai custar tempo, dinheiro e vidas.Cessar fogo já!

  2. A Rússia tem razão. Vc não pode colocar bombas na barreira. Os EUA, país que tem muita coisa boa, mas toma o quintal dos outros. Quem deu o aval aos EUA? Ninguém, tomaram. Quem deu Guan aos EUA? Ninguém. Tomaram. VAGABUNDOS.

  3. 1- Não precisava nem tem um curso de Negociação pela Universidade de Michigan, para prever a intenção dos russos, quando, sem qualquer ameaça ao seu território, colocou às forças de dissuasão nuclear em alerta máximo. Era óbvio que viriam com expectativas irracionais. A Ucrânia decidiu abrir mão de suas armas nucleares no Acordo de Budapeste, em troca de ser um país independente. A Rússia em vez de defendê-la, como ficou acertado no acordo, está invadindo a Ucrânia.

    1. Por quê eu fui falar no "Acordo de Budapeste?" __ Agora esse PAULO PTralha, deficiente mental, não para de mencionar esse evento pretérito, ao melhor estilo papagaio de pirata. Que corno fdp, meu!

    2. 2- Agora para negociar a Guerra do Putin, a Rússia quer que a Europa abra mãos de suas armas nucleares. Putin não quer negociar, ainda mais invadindo um país soberano, que confiou na Rússia. Putin quer impor a sua vontade, goela abaixo da Europa. Jamais confie nos russos.

  4. Que a humanidade não se iluda. Estamos sim à beira da terceira guerra mundial. O anão de jardim assassino putin e seu fiel escudeiro, também assassino, sergey lavrov, estão dispostos a acabar com tudo. Logo, se nada for feito, jogarão uma bomba nuclear em um país da europa dando justificativa qualquer. Ambos estão condenados ao isolamento perpétuo e nada têm a perder. Esses dois são mais malucos que o doido da coreia do norte

  5. Hora de propor ao Putim não só até retirada das armas nucleares da Europa mas sua desativação total em todos os paises que as possuem! Todos os povos do mundo, inclusive os Russos, sonham em se verem livres dessa espada de Damicles sobre nossas cabeças! Ou o Putim aceita ou o próprio povo russo irá tira- lo do poder!

  6. Depois de Putin passar um mês mentindo diariamente, até para seus soldados, eles querem que a gente acredite em alguma coisa? De bom mesmo só fazerem com isso, lulapt e bozoboçal deixarem a máscara de autoritários caírem se esborrachando não lama da história! MORO22! O resto pra cadeia!

    1. Correção: “ NA lama da história!” #ComMoroMudandoOBrasil!

    1. em casa que galo canta fino dá nisso ... este Biden é uma galinha frouxa.

  7. NADA, absolutamente NADA que Putin e os Membros do seu Governo Genocida falarem deve ser levado em consideração. Eles mentem o tempo todo e fazem aquilo que diziam que não iriam fazer.

  8. Cara-de-pau impressionante! Se a Ucrânia quisesse armas nucleares, não teria entregue as que tinha à Rússia. É muito vigarista! Não é de se estranhar que Bozo goste desses caras.

    1. Bozo só não! Lula e o pt inteiro também!! Precisamos lembrar disso ao pavó o tempo todo! Com provas fáceis em vídeos e tuitadas! Dos dois!

Mais notícias
Assine agora
TOPO