Daliè Felberg/Alep

Saiba como será escolhido o novo comando da Petrobras

13.04.22 10:22

A Assembleia Geral Ordinária que reunirá virtualmente acionistas da Petrobras votará, na tarde desta quarta-feira, 13, os nomes indicados pelo governo federal, funcionários e acionistas minoritários para compor o novo conselho de administração da companhia. A votação elegerá o próximo presidente do colegiado e abrirá caminho para a escolha do novo comandante da estatal, que substituirá o general Joaquim Silva e Luna.

Como acionista controlador, o governo indicou oito nomes. Além de Marcio Andrade Weber para assumir o conselho, Jair Bolsonaro escolheu José Mauro Ferreira Coelho para a presidência da estatal. Coelho foi secretário de Petróleo e Gás do Ministério de Minas e Energia e é considerado uma pessoa da confiança do ministro Bento Albuquerque.

Além deles, compõem a lista Sonia Julia Sulzbeck Villalobos, Ruy Flaks Schneider, Luiz Henrique Caroli, Murilo Marroquim de Souza, Carlos Eduardo Lessa Brandão e Eduardo Karrer.

Na segunda-feira, 11, o nome de Coelho passou pelo crivo de um comitê da Petrobras, que recomendou sua aprovação perante o conselho. Químico industrial e especialista na área de petróleo e gás, ele foi escolhido depois de um conturbado processo — inicialmente, Bolsonaro havia indicado o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, para presidir o conselho, e o consultor Adriano Pires para o comando da estatal. Ambos desistiram após a revelação de que suas indicações poderiam configurar conflito de interesses.

No fim do mês, o governo havia anunciado a saída do general Joaquim Silva e Luna, em meio aos descontentamentos de Bolsonaro com a alta dos preços dos combustíveis.

Conforme revelou Crusoé, no entanto, as mudanças no comando da companhia não devem alterar a política de preços adotada pela Petrobras desde 2016, vinculada ao mercado internacional.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
Mais notícias
Assine agora
TOPO