Igor Gadelha/Crusoé

Salomão rejeita consulta do Ibope

05.09.18 17:47

O ministro Luís Felipe Salomão, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rejeitou na tarde desta quarta-feira, 5, consulta apresentada pelo Ibope por meio da qual o instituto pergunta se poderia divulgar pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal O Estado de S. Paulo sem o nome do ex-presidente Lula.

Sorteado relator do caso, o ministro argumentou em despacho que o TSE não tem como se pronunciar sobre esse tipo de consulta durante a campanha. Segundo ele, uma manifestação da corte agora traria o “risco de antecipação de conclusões jurídicas relacionadas a possíveis demandas futuras”.

A pesquisa seria divulgada na noite dessa terça-feira, 4. Mas, como antecipou Crusoé, o Ibope suspendeu a divulgação e questionou o TSE se poderia divulgar o levantamento sem o nome do ex-presidente Lula, que foi declarado inelegível pela corte eleitoral na madrugada do último sábado, 1º.

No requerimento, o instituto diz que registrou a pesquisa em 29 de agosto com o nome do ex-presidente. Mas, em respeito à decisão do TSE de declarar o petista inelegível, não submeteu o nome de Lula nas entrevistas, que foram realizadas nos dias 1º, 2 e 3 de agosto.

O Ibope informou que, com o despacho de Salmoão, a decisão de divulgar ou não a pesquisa cabe agora aos contratantes.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. A GLOBO E O ESTADO DE SÃO PAULO, QUE ASSUMA A RESPONSABILIDADE SOBRE A DIVULGAÇÃO DA PESQUISA, QUE TODO MUNDO SABE QUE O IBOPE FOI COMPRADO PELO PT;

  2. pra que esta trapaiada, é semana de feriado, vão fazendo pesquisas e divulga tudo na semana que vem, pronto, afff, coisa chata

    1. Não entendi a pesquisa vai sair com o nome do molusco ou não?

Mais notícias
Assine agora
TOPO