Adriano Machado/Crusoé

Secretários pedem a Bolsonaro recriação do Ministério da Segurança

22.01.20 17:12

O presidente Jair Bolsonaro (foto) reuniu-se, nesta quarta-feira, 22, com secretários de Segurança de diferentes unidades da Federação para ouvir sugestões voltadas à redução da criminalidade no país. Entre os pedidos, está a recriação do Ministério da Segurança Pública, fundido com a Justiça no início da gestão. 

Os titulares das pastas estaduais ainda propuseram a isenção do IPI incidente sobre equipamentos de segurança; o descontingenciamento de verbas do Fundo Nacional de Segurança Pública; a proibição a empresas de telefonia de emissão de sinais de celular em áreas de interesse de segurança do Estado, como os setores que abrigam presídios; e a criação de novas formas de financiamento de investimentos para as unidades federativas.  

Após 20 minutos de reunião, transmitida ao vivo no Facebook, o chefe do Palácio do Planalto não deu uma resposta de pronto, mas prometeu analisar as propostas. “Talvez, pelo anseio popular, por ter dificuldade nessa área e por ser talvez o ponto mais sensível em cada estado, essa possível recriação poderia melhor gerir a questão da segurança? Esse é o entendimento dos senhores? Estudaremos essas questões para dar uma resposta o mais rápido possível”, disse Bolsonaro. 

À época em que fundiu o Ministério da Segurança Pública com o da Justiça, Bolsonaro argumentou que o ministro Sergio Moro teria mais ferramentas para combater a corrupção e a lavagem de dinheiro. 

Em dezembro, reportagem de O Globo mostrou que o presidente já cogitava separar as pastas e colocar o ex-deputado federal Alberto Fraga no comando da Segurança. Ele negou.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Como assim?! Os argumentos para a junção da Justiça e Segurança numa só pasta caíram por terra? Que tal ouvir o ministro Moro sobre o assunto?

  2. se Bolsonaro.ouvindo Rodrigo Botafogo,Toffoli e mais alguns asseclas.sera rejeitado pelo povo.que estão muito contentes com Moro...Em time que está ganhando não se mexe

  3. Essa sabotagem á Moro, estar sendo estimulado por Bolsonaro e já vem de algum tempo. Ele vai ver seu governo ser esvaziado e o PT criar asas, aumentando suas possibilidades de retorno ao poder. Como diz um ditado Nordestino: Bolsonaro vai terminar seu governo "falando sozinho, como rádio de pilha:

  4. Muito sem nexo essa tentativa de separação desse ministério, está indo tão bem, por que será que querem separar. Gostaria de lembrar que o pcc pode ter influência política e seria o mais beneficiado com essa decisão, Muito estranho.

  5. Na verdade quem quer separar a segurança do ministério é o "amiguinho" do presidente. Ele tem influência sobre alguns secretários e está forçando a barra. Bolsonaro por sua vez é tentado a enfraquecer o Moro e dar esse ministério ao "amiguinho". Tá osso... A credibilidade está sendo minada todo pelo próprio governo. Assim não precisa nem de oposição.

  6. Se o Presidente retirar a segurança das mais de Sérgio Moto será uma facada no próprio pé e dessa vez poderá ser fatal. A sanha por se manter no poder pode estar começando a mostrar os dentes e isso pode levar o Presidente a se estre ar. Quem estão segurando a aprovação de deu governo são os três ministros: Moro, Tarcísio Freitas e Paulo Guedes. Ele que não se iluda. Será um prejuízo muito grande para o país a queda de credibilidade desse governo. Todos nós perderemos e muito.

  7. Bolsonaro se criar Ministério de Segurança você se rebentar! Estes Secretários quer que Presidente se lasque não faça essa bobagem! Fique esperto todos querem sua caveira será que não ver?

  8. agora que o índice de homicídios caiu mais de 22% em 2019, começam a invejar a gestão Moronaro e temer o poder de fogo eleitoral dessa dupla...

  9. Imagino ter sido esta uma das raras ocasiões em que o presidente foi suave e dissimulado. Ao ler que os secretários teriam pedido a proibição de sinal de celular entendi são incapazes de fazer cumprir algo mais simples - impedir a entrada de celular nos presídios, ou seja incompetentes em fazer cumprir a lei. Isto coloca todos os demais pleitos sob desconfiança.

    1. Se ele quisesse fazer o que você diz, não teria escolhido Moro.

  10. Não resta dúvida que o por traz desse pedido de recriação do Ministério da Segurança Pública esta a "confederação de corruptos" que não se conforma com o combate à corrupção desencadeada pelo ministro Sergio Moro.

  11. Por favor, façam a reportagem direito e listem os nomes dos Secretários e seus respectivos estados! Temos direito de saber que são os cara de pau que estão a serviço do crime no Brasil - porque só um criminoso ou um paspalho para apoiar essa palhaçada. Vamos lá, queremos os nomes e estados.

  12. O Bolsonaro só tem atualmente dois objetivos: livrar a cara do filhão e se reeleger. Recriando o Ministério da Segurança e levando junto a PF, e nomeando o Alberto Fraga como ministro, fica mais fácil bloquear a investigação sobre o Flávio.

  13. Esse é o motivo que faltava ao Moro para pular fora deste carro desgovernado. Se ele sair, o Bolsonaro ganha um concorrente de porte imediatamente. Mesmo que o Congresso vote a tal quarentena. Qualquer um que o Moro apoie, será eleito. Ele também tem o direito de eleger um poste, enquanto está proibido de concorrer.

  14. Cuidado que o povo está de olho. Sergio Moro é Herói Nacional. Nós queremos que continue ministro com todos os poderes. Se liga Bolsonaro

    1. Ele não fez ainda o que esta pedindo o GDF e você já está escorracando o presidente?!

  15. Só semi Bolsonaro for louco também, porque mal assessorado ele já está a minto tempo. Seria um tiro suicida na sua credibilidade com os eleitores.

  16. Esse Alberto Fraga (do DEMo) deveria ser proibido de de entrar no Planalto. O Presidente, aceitando sugestões dessa criatura nociva, mostra o vigor da tradicional política brasileira.

    1. Bolsonauro nunca mais. Decepção total. Só não consegue ser pior que os petralhas.

  17. Puxa, eu não sabia que Bolsonaro caiu de posição! Ele agora, segundo o artigo, é “Chefe do Palácio do Planalto” e não mais NOSSO PRESIDENTE...

  18. Qual é deste desmiolado? Quer agradar a quem??? Mexer em time que está ganhando porque???? O que ele quer fazer a Moro? Está agradando o Centrão?

  19. Os secretários dos Estados querem outro ministro porque sabem que com Moro não tem "jeitinho". Espero que o presidente não pise nessa casca de banana.

  20. Se atender esse povo o presidente vai sujar no prato que comeu e mostrar que está enciumado com a alta popularidade do Sérgio Moro.

  21. Bolsonaro não entregue o Moro aos esquerdistas de plantão, ele está dando conta do recado, dividir o ministério é um atestado de incapacidade que o Sr está passando para a sociedade.

  22. Melhor ouvir a sociedade do que governadores, que buscam enfraquecer, politicamente, o Ministro Moro! Do jeito que está a segurança pública, não precisa de mudanças e nem de mais cargos políticos!

  23. O amigão Fraga (de capivara longa) está doidinho para pegar esse novo Ministério. O coitado do Moro vai se novamente traído. Até quando Sérgio Moro...

  24. Teria que ser muito malandro e pouco esperto pra fazer um absurdo desses. Todo mundo manda no governo federal. Tá ficando a casa da mãe Joana. Espero que não seja jogada.

  25. Mais uma tentativa ridícula da imprensa de criar "climinha" entre o presidente e o seu ministro. Se secretários de segurança pedem um retorno do ministério é porque, evidentemente, não estão satisfeitos com a gestão de Moro. Por que será?? Ah, o "Grobo" disse o quê mesmo?? Não importa, acredito mais no meu cachorro manco e cego do que nesses vigaristas

  26. Mamadores nas tetas do Estado! Que mané Ministério da Segurança Pública! Moro dá conta com os pés nas costas. Vão baixar noutro centro!

  27. Moro trabalha; apresenta resultados; é LEAL a Bolsonaro. Tudo que se tenta fazer para enfraquece-lo acontece ao contrário, o torna mais FORTE.

  28. Jogo de cena para justificar mais uma "bola nas costas" do Sérgio Moro e dar um ministério para um "cupincha" que se deu mal na disputa majoritária. Só mais uma demonstração da falta de caráter do Bolsonaro.

  29. Tirar poderes do Moro é tirar votos, popularidade, o mais bem avaliado no governo, o mais popular no Brasil e uma das 50 maiores personalidades no mundo na década.

    1. Estou começando a pegar birra desse Bolsonaro, ainda que eu tenha votado nele. Moro deve ser prestigiado e não traido. Não seja ciumento Bolsonaro, deixe o dr. Moro trabalhar embora isso possa agigantar MORO para 2022. Moro terá meu voto

    2. Luiz, não deve ser o Jose que você está pensando. Aquele é incurável.

Mais notícias
Assine agora
TOPO