Agência Brasil

Segunda Turma tira mais uma ação da Lava Jato do Rio das mãos de Bretas

14.12.21 19:17

A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta terça-feira, 14, retirar mais uma ação penal da Lava Jato do Rio de Janeiro das mãos do juiz federal Marcelo Bretas.

Por 3 votos a 1, o colegiado acolheu um recurso da defesa do empresário Jacob Barata Filho, conhecido como ‘Rei dos Ônibus’, que foi condenado por Bretas junto com o ex-governador Sergio Cabral, por fraudes no setor de transportes.

No voto do relator Gilmar Mendes, seguido pelos ministros Ricardo Lewandowski e Kassio Marques, a Segunda Turma decidiu que a competência para o julgar o caso era da Justiça Estadual. Edson Fachin foi voto vencido mais uma vez.

Esse é o terceiro processo da Lava Jato fluminense que a Segunda Turma do STF tira da 7ª Vara Federal do Rio, comandada por Bretas. É a segunda decisão que beneficia Sergio Cabral, que já foi condenado a mais de 400 anos de prisão.

Na semana passada, os ministros decidiram que Bretas também não era o juiz competente para julgar desvios na área da saúde durante o governo Cabral e o caso será redistribuído para a justiça estadual, que pode acolher as decisões de Bretas ou anulá-las.

A Segunda Turma, sob relatoria de Gilmar, também tirou das mãos do juiz da Lava Jato fluminense o processo movido contra os advogados acusados de desvio de recursos públicos em contratos com a Fecomércio. Entre eles estavam Cristiano Zanin, defensor de Lula, e Frederick Wassef, advogado do presidente Jair Bolsonaro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Gilmar, seu p… cedo ou tarde vamos mudar o Senado. Aí você vai ser expulso desse chiqueiro que se chama STF, a chutes no rabo.

    1. Pra esses incidentes há remédios preventivos: um deles tem na composição a droga viciante conhecida como malarecheadina de notássio. Evita infartos não certeza.

    1. .. sua resposta .. hasta siempre .. as onstancuasagita tidus sabem parazqyw servem para imounu,ar criminosos que roubam muito já que ladrão de galinha tá preso.

  2. Aí tem pé de cavalo corrompendo a constituição e as penalidades! Cabral vai ser solto,não devolveu o roubo ,para poder pagar a liberdade! os juízes honestos são punidos! quanto custa?

  3. Mais uma ação dessa 2a turma sob comando do gilmar aliviando para quem comete crime. Impressionante como não se julga suspeito para julgar alguém cuja filha foi padrinho de casamento e ao mesmo tempo crucificar o juiz que tentou diminuir à corrupção. Não seria o caso de acabar com essas turmas do stf? Não é a última instância? O “supremo “? Então deveria julgar casos importantes apenas pelo plenário.

  4. O ministro Gilmar e gang destroem a lava jato. As bancas notáveis de advogados festejam mais uma vez, essas escabrosas decisões. Os vampiros do STF.

    1. Só os deuses da impunidade são capazes de julgar os processos de corrupção, julgar não , o que fazem é arquivar ou procrastinar..... vergonha... Total falta de respeito com as demais instâncias..

  5. outro claríssimo movimento da guerra revolucionária em curso para manipular o povo ignorante na tentativa de mudar a imagem de ladão assassino de seu líder para a tomada de poder a qualquer preço . repito e clamo para que os podres violados e estuprados avoquem a única coisa que impede um banho de sangue no país que é o Art 142 da CF pacificando pela lei um país em chamas que fingem não ver . Moro crescendo será a próxima vítima da corte ditadora são tão idiotas que não enxergan algo tão claro?

  6. Essa segunda turma é o pior que se pode esperar de um tribunal. Lastimável, Beiçola e seus comandados estão mesmo afim de acabar com o que resta da Lava Jato.

  7. Não esqueçamos que Fachin foi o ministro do STF que mais mal fez ao Brasil ao anular as decisões contra o ex-presidiário. É um dissimulado.

    1. O Roberto deve ser da turminha dos "todos e todas".

  8. Pior são estes gastos de tempo e dinheiro… será que estudam tanto e só vão descobrir que aquela instância é incompetente ? E como são incompetentes…

    1. barata é aquele que o ministro foi padrinho de casamento da filha dele e deu duas vezes liberdade a ele ? é o Brasil mostrando sua cara ! Lena

  9. DR. MARCELO COSTA BRETAS, VOSSA EXCELÊNCIA é uma das RESERVAS MORAIS e também EXEMPLO SUPERLATIVO de SENSATEZ, EQUILÍBRIO, HONRA e de COMPETÊNCIA PLENA q nos ORGULHA e ao NOSSO PAÍS! NÓS OS DECENTES LHE APLAUDIMOS E AGRADECEMOS p/ sua CORAGEM, SUA INQUESTIONÁVEL e IRRETOCÁVEL CAPACIDADE de FAZER - SEMPRE - A COISA CERTA! NADA COMO UM DIA DEPOIS DO OUTRO! NÓS expurgaremos essa marginalha asquerosa, infecta e nociva de corvos repugnantes através da FAXINA RADICAL do congresso nacional nas URNAS!!!

    1. Essa quadrilha que se julga intocável levará um pontapé MAGISTRAL da DECÊNCIA. IRÃO PRA RUA através do NOVO SENADO, nele salvaguardadas as HONROSAS EXCEÇÕES!!! E VOSSA EXCELÊNCIA CONTINUARÁ AÍ, FIRME e assistirá ao ESPETÁCULO da AVASSALADORA DESINFESTAÇÃO. TREMEI corvolândia!!!! corvolândia TREMEI!!!!

  10. O Brasil com uma das justiças mais injustas do planeta! E os criminosos rindo na nossa cara - o GM é o principal!

  11. 1- Eu sou da área de negócios. O que vejo ocorrendo hoje, é uma espécie de verticalização da justiça. Isso ficou claro na decisão favorável do GM, a uma tese de um professor da sua universidade. É como uma empresa que fabrica o produto e vende nas lojas próprias. GM é a personagem mais poderosa do Brasil. Segundo o Correio do Povo, foi na sua casa que  selou a indicação do Kassio, que tem acompanhado os votos do homem do PSDB.

    1. 2- Fala do Bolsonaro para o Moro: ..."são ministros como GM que resolvem às coisas"... Agora GM, Bolsonaro e o Lula, se unem contra o Moro e a Lava Jato. Moro Presidente 🇧🇷

  12. o que mas causa espanto em tudo isso é o silêncio da corte que em plenario homologaram as decisões das instâncias inferiores.

    1. Parece que o plenário evita confrontos. Nas votações da 2a turma, os Irmãos Metralha seguem destruindo qualquer conceito de justiça. Fachin finge que discorda mas é o responsável direto pela falência do Supremo ao liberar Lula.

  13. NYCO EMOCIONADO e explico! __ Fui dar uma conferida na enquete 'eleiçõesaovivo.com.br e, algo inédito se descortinou na minha frente. O MITO lidera o pleito em TODAS as regiões e SURTEM, em todos os 26 estados e Distrito Federal desta grande Nação. Citarei apenas os três primeiros contendores: MITO: 49,6% __ Ex-Detento: 22,5% __ Iscariotes: astronômicos 16,0%. Os demais proponentes são inexpressivos e indignos de menção. MITO, a última TRINCHEIRA contra o comunismo.

  14. ATENÇÃO TODOS OS MUARES ORELHUDOS __ URGENTE! __ O Claudio 'botox' Dantas jogou a toalha e perdeu a paciência com o total amadorismo do Moro Iscariotes e seus pronunciamentos pífios e vazios. Concordei imediatamente com o 'botox' e foi impagável ver a cara do Diogo MaisNada ter que concordar. O 'botox' já elegeu seu candidato preferido daqui pra frente, trata-se da Cabeção Luiza Trajano, isso sem mesmo ela se declarar candidata a presidência. _ QUE DESESPERO! ... kkkk!

    1. Coitados dos que acreditam em pesquisas comprada ou em apoio popular de puxa saco de cercadinhos..... Aguardemos....

  15. Os “juizes” da 2ª ( mais conhecida como a bancada do Gilmar) muito IMPARCIAIS, na maioria indicada pelos réus , estão destruindo o que se conseguiu avançar no combate à corrupção. Eles não querem apenas se livrar das merecidas punições, querem se vingar. Nojo!!!!

  16. NENHUMA NOVIDADE POIS SEMPRE SERÁ ESTE PLACAR DE 3X1 COM O BEIÇOLA DEITANDO E ROLANDO. NA VERDADE O OBJETIVO É TIRAR O CABRAL E GANHAR MUITO COM ESSAS ANULAÇÕES. A REFORMA JUDICIÁRIA QUE O MORO TENTARÁ BUSCAR É VISANDO JUSTAMENTE COMBATER E FREAR ESSAS DECISÕES RIDÍCULAS QUE OS BANDIDOS DA SEGUNDA TURMA VENDEM NO VAREJO. SEGUE O JOGO ATÉ A VITÓRIA DE MORO COM "UMA SÓ JUSTIÇA SOB A LEI PORQUE NINGUÉM ESTÁ ACIMA DELA". SALVE MORO E VIVA A LAVA JATO 🇧🇷🇧🇷🚔⚔️🔪☠️💪

    1. Vai ser 4 x 1. Tá chegando o terrivelmente evangélico, indicado pelo aloprado.

  17. Tá tudo dominado. A bandidagem no comando. O ministro que o aloprado indicou, votou contra a lava jato, que maravilha. O mais indigna é que estes vermes fazem o que bem entende, e o povo fica silente. Merecemos!!! MORO 22 - última esperança.

    1. Infelizmente essa é a verdade, tá tudo dominado. Só MORO para salvar o povo brasileiro dessa bandidagem!

Mais notícias
Assine agora
TOPO