Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Senado derruba veto e retoma fundão eleitoral de R$ 5,7 bi

17.12.21 16:43

Em alinhamento com a Câmara, o Senado derrubou o veto do presidente Jair Bolsonaro à elevação dos recursos disponíveis para o Fundo Especial de Financiamento de Campanha em 2022. O Congresso, assim, retomou a previsão de aumento do fundão eleitoral de 2,1 bilhões de reais para 5,7 bilhões de reais.

O placar registrou 53 votos a favor da anulação do veto e 21 contra. O texto segue para promulgação.

De acordo com o texto, o fundo eleitoral será composto por recursos de emendas de bancada estaduais mais 25% de todo o orçamento da Justiça Eleitoral relativo aos anos de 2021 e 2022. Por essa razão, o caixa tem potencial para chegar a quase 6 bilhões de reais.

O PL, de Jair Bolsonaro, orientou a bancada a votar pela derrubada do veto, assim como os partidos que integram a base, a exemplo de Progressistas e Republicanos.

O financiamento público foi o meio escolhido depois de tanta roubalheira, de tanta corrupção, que o financiamento privado gerou, haja vista a Copa do Mundo, Olimpíadas. É preciso dar os meios para que aqueles mais desfavorecidos economicamente possam ter o mínimo de igualdade na disputa – candidatos novos, de partidos menores”, argumentou Carlos Portinho, do PL.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Mentem de cara lavada, os menos favorecidos jamais terão uma chance dentro dos partidos os caciques perpetuaram por décadas no poder, dinheiro público gasto com um bando de corruptos ineficientes, só povo pão e circo, para eles caviar, champagne, wisky e vinhos nobres e extremamente caros, ou dinheiro jogado no lixo.

  2. Esse veto foi uma pura sem-vergonhice. Veto pra inglês ver. O próprio filho 01 do Bozo votou pela derrubada do veto fictício. Acorda Brasil! MORO2022🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Retificando o que eu escrevi: no lugar de próprio filho 01, o que eu quis dizer é o “próprio partido”…

  3. O favorecimento advem principalmente de boas propostas de projetos que beneficiem a populacao e reforma politica permitindo as candidaturas avulsas e independentes, acabar com a sacanagem de ter que ter permissao de donos de partidos sacanas, ladroes imporem quem vai sair candidato a este ou aquele cargo, mais uma jabuticabraSILEIRA. Isto e imperativo acabar. Moro presidente, certo da forma certa ja, ja, JAIR.

  4. nos últimos cinquenta an os vivenos sob o tacão da pior politicalha de nossa história que nos legou uma Constituição estúpida impraticável e inviável que didiviu e destruiu a nação desesperada .. REPITO e os idiotas xinguem à vontrade .. só o Art 142 da CF nos salva do caos e aprovada a intervenção redentora o Conselho de Estado faça da eleição de 2002 uma Assembléia Nacional Constitui nte e faça o pleito de 2022 com partidos extintos .. estes bandos e quadrilhas são o câncer do Brasil.

  5. Valdemar Costa Neto e todos os políticos que VIVEM do Fundão, já devem estar fazendo planos. VCN já deve ter mansões em Mogi das Cruzes, na montanha, na praia... Viagens, quem sabe já se entendiou com a Europa, com a boa culinária francesa. Talvez queira uma aventura singular, fazer uma viagem espacial. Vinhos caros, Gold Label, esses políticos que VIVEM do Fundão, tem gosto refinado. Do outro lado, o povo comendo carcaça. E nós contribuintes, engordando COBRAS. Moro Presidente 🇧🇷

    1. FRANCISCO, o seu contraponto está correto. A aprovação do Fundão, não é obra somente do Centrão. O PT, partido mais corrupto do Brasil, juntamente com seus satélites da esquerda caquética, também votaram à favor. Afinal, como é que o Fernando Haddad paga o seu cartão de crédito.

    2. quer dizer que o problema do fundão é o Centrão? kkkkkkkk só tolos acreditam nisto . a VERDADE .. o fundão é a última chance de Péssimos polÍticos que seRão defenestrados pelas urnas tem de roubar pela lei a seu povo a quem todos se lixam . culpaR seletivamente é se auto-enrabar pois até para nos livrarmos de ladrões pagamos caro fazendo ricos uma escória . não vê quem não quer . EIS por que temos uma constitujição estúpida que tem de ser cancelada.

  6. Absurdo!!! O nosso povo é muito medíocre. Estes bandidos fazem o que querem com o nosso dinheiro, e não temos qualquer reação. Não sabemos a força que temos. Espero que um dia acordaremos. Bandidos comandando o país. Tá tudo dominado. Merecemos tudo que tá acontecendo. Povo covarde. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷MORO 22.

    1. Falta liderança para combater essa gente. pela via legal, nem em 100 anos.

  7. eu penso que... todo roubo ou ação política anti ética, abusos administrativo devem ser combatido com prisão, cuprimento da pena ate o fim. esse raciocínio de dar dinheiro publico, para evitar a corrupção faz tanto sentido quanto dar um celular para todos os brasileiros para evitar furto de celular. ou seja não resolve. e no caso de dar oportunidade para novos políticos, acho que a candidatura independente ja ajudaria, hoje existe as redes sociais que ajudar a se divulgar.

  8. No popular: Enfiam a mão no bolso dos cidadãos para elegerem políticos de qualidade duvidosa! (metonímia!) Brasil, republiqueta de bananas!

    1. Lembrando que o veto do PR é de mentirinha: Ele não assume nada. Depois, facilita a derrubada do veto e a culpa fica com o outro.

    2. E o pior é que ainda existe bozista e petista defendendo esses estrumes radioativos.

    3. Realmente a qualidade não e duvidosa. É de lixo não reciclável.

Mais notícias
Assine agora
TOPO