Adriano Machado/Crusoé

Sete de Setembro: Bolsonaro no fio da navalha

07.09.21 06:51

O presidente Jair Bolsonaro e sua turba envidaram todos os esforços nas últimas semanas para que as manifestações do Sete de Setembro sejam um retumbante sucesso de público. É o óbvio ululante: quanto mais gente nos protestos, melhor pessoalmente para Bolsonaro. O clima de tensão nos atos do Dia da Independência também interessa ao governo. Para quem surgiu do caos e governa com e para o caos, faz parte da estratégia de demonstração de força a tentativa de deixar as instituições sob alerta permanente e temerosas do que poderá ocorrer em 2022.

A mensagem subliminar que o bolsonarismo quer transmitir nesta terça-feira, 7, não é outra senão a seguinte: “se no feriado da Independência os apoiadores do presidente foram capazes de fazer o que fizeram, o que dirá no ano que vem, caso Bolsonaro perca as eleições questionando a higidez do sistema eleitoral”. O PT adotava – ou, pelo menos, tentava adotar – tática semelhante, quando queria meter medo na classe média, parcela da sociedade que ao longo da história já engoliu muita coisa, mas tem pavor de desordem e confusão nas ruas. Às vésperas do impeachment de Dilma Rousseff, os petistas ameaçaram colocar seus radicais nas ruas, como se isso fosse capaz de mudar o rumo dos ventos. Não foi. Quando ficou claro que Lula seria preso, o PT também tentou emplacar a tese da convulsão social, o que também não aconteceu.

O problema da estratégia de Bolsonaro é que protesto todo mundo sabe como começa, mas ninguém sabe como termina. Por isso, ele trafega no fio da navalha: a manifestação precisa ser robusta e até certo ponto assustadora o suficiente para provocar medo, mas não agressiva o bastante para descambar para a violência – a não ser, claro, que ele próprio possa encarnar o papel de vítima de um eventual ataque da oposição.

Por mais que queira afrontar as instituições, não está nos planos de Bolsonaro implodir todas as pontes com o STF, onde pode enfrentar problemas num futuro bem próximo, e muito menos com o Legislativo, onde o jogo do impeachment é jogado. Tanto o Supremo quanto o Congresso são alvos potenciais da falange bolsonarista nesta terça-feira, 7.

Nos últimos dias, o Judiciário, por meio do presidente do STF, Luiz Fux, e importantes atores políticos mandaram recados mais do que eloquentes ao governo de que não vão aceitar um Sete de Setembro decibéis acima do tom. Muito menos violência. Líderes de siglas do Centrão que hoje dão sustentação a Bolsonaro espalharam que passaram a ver o desembarque do governo no ano que vem quase como inevitável se não houver uma mudança de comportamento do presidente. Nesta segunda-feira, 6, foi a vez de Gilberto Kassab afirmar que seu partido apoiará o impeachment de Bolsonaro “se a escalada contra a democracia continuar”. A linha de corte, disse Kassab a O Antagonista, será a postura do presidente da República nos protestos.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Os esquerdopatas e o STF esqueceram dos atos antidemocrático dos petistas contra a ministra Carmem Lúcia, dos atos terroristas do MST em invasão de terras, da destruição do bem público, isso é, a realidade, de dois pesos e duas medidas. O Brasil produtor, trabalhador, ordeiro, pagador de impostos não aguenta mais os desmandos em prol de meia dúzia de vagabundos que roubaram e desviaram milhares de reais para um projeto de poder esquerdista do foro de São Paulo.

    1. Inês, não use erros para justificar outros erros, por favor. Não é com atos assim que se constrói um bom país. É com lisura, saúde, educação e um meio ambiente bem cuidado, temas que Bolsonaro erra profundamente.

    2. Hoje o Brasil tem presos políticos, exemplo maior Deputado Daniel Silveira. Está na hora do povo arrebentar esta Bastilha. Não foi o Governo Bolsonaro quem praticou a violência. Foi um conluio do judiciário com o legislativo .

    3. Isso não justificava essa palhaçada que esses Bolsominios estão fazendo! Nós não ficaremos calados ao golpe!

  2. Sua TURBA , você tá falando de brasileiros, não e da sua mãe nao fdp. Com meu dinheiro, vc não vai mais viver vagabundo. Assinatura cancelada.

  3. Índio pode fazer manifestação. Isso é democrático. As milhares de pessoas insatisfeitas com os desmandos do STF, a impunidade com os criminosos, a perda de referenciais de bons valores e costumes não pode. Aí é antidemocrático. Me poupem seus mau educados.

  4. No fio da navalha quem esta é o povo brasileiro - pior q 64 - policia e exercito hoje viraram milicias da baderna

  5. Porque não aceitaram as urnas auditáveis , será que o Alexandre de Moraes pode fazer o que ele está fazendo? Com a palavra o Diogo Mainarde

  6. O cerco da PF , seus Gados Amestrados, cambada de filha da Puta , Vagabundo, vão tirar fotografias com o Ricardo Barros , Kassio Centrão e Ciro Nojeira, seus idiotas úteis para a roubalheira desta quadrilha que substituiu os Petralhas!!!!

  7. Tens Razão o STF está no Fio da Navalha , ainda mais depois das Indicações do KASSIO Centrão, e agora do terrivelmente Evangélico , primeira Medida do Bozobosta para o Mendonça, vai ser, torna constitucional o DÍZIMO, todo Pastor ou Dono de Igreja , terá um General vestido de Romano na porta da Igreja , ganhando claro um Salário proteção a DEUS!!! Kkkkkkkkkk

    1. Sou Bolsonarista , mas o Kassio tontura tem até aspectos morfológicos de microemcefalia.

    1. Bolsonaro nao se revolta com Dias Toffoli, qual a razao? Pacto macabro para suspender todas as acoes/processos com dados de movimentacao do quase extinto Coaf! Salvou o filhinho, Flávio e mais um bando de ladroes, sejam os que ladeiam o pr, sejam do PT e outros. Canalhas! Estao esquecidos ?

    2. Ruminantes que assinam Crusoé. um fenômeno a ser estudado...

  8. Legado do Bozismo até agora: 1) 600 mil assassinatos, 2) economia em frangalhos, 3) fuga em massa dos investidores, 4) destruição ambiental em grandes proporções, 5) 100 x o valor da lava jato em terras gratuitas para grileiros, 6) desmontagem de toda a estrutura anti-corrupção do país, 7) maior distribuição de dinheiro público para o centrão da história do país, 8) campanhas de contaminação em massa, anti-mascara e anti-vacina, 9) destruição da imagem internacional do país. Quem apoia isto?

    1. Julinho muar zurrando contra as evidências. Para o seu controle muar genocida, para mim o bozogenocidismo é apenas uma continuidade do lulopetralhismo. Aprendeu muar? Aprendeu muar? Duvido, pois muar não possui capacidade cognitiva alguma. Julinho, mais um muar genocida!

    2. Senhores leitores, não atentem para esse discurso dos derrotados. É tudo o contrário do que ele está dizendo. Afinal vejam como o líder supremo deles, Sr LULA disse no seu discurso ontem. Tudo o que ele fez como separar os brasileiros em classes, assaltar o país, entregar o país aos estrangeiros, destruir o futuro das nossas crianças etc, ele diz que o Bolsonaro está fazendo. Sempre dizem o contrário para ver se o povo acredita. Canalhas.

    3. Sim, a cegueira fanática nao permite enxergar o óbvio. Os mesmos fardados que criaram a apoteose do Lula,Maluf e Forcas Armadas, em SBC ( e eu estava lá), integrantes da corja que pensa no " quanto pior, melhor", resistem no agora. É a mesma dita direita e o mesmo covil de fardados.

  9. Menos gente! O sangue nos olhos só acirra os ânimos, vamos expor as nossas ideias de forma civilizada e conciliatória. A ira do desespero se conhece no mesmo dia mas, ao avisado se encobre a afronta. Ânimo patriotas! “Ou ficar a Pátria livre, ou morrer pela Brasil”.

    1. Luiz, não seja zoófilo. Você sabe muito bem que muar não pensa!

  10. Se você perguntar para estes Gados Amestrados, o que estão fazendo na Manifestação??? Fora 2-Comunismo , fora STF, e Quero Liberdade, este mesmo Povo vive em um mundo paralelo, criado pelo chefe da Manada , Bozobosta!!!olha os Discursos dos Metidos a Ditador sem escrúpulos , Venezuela, Cuba e outras, é os mesmos pedidos e usando os Amestrados para se perpetuarem na roubalheira e deixando o POVO na MISÉRIA!!!

  11. O pior é tu ver está minoria gritar e gritar com um bando de gazelas , não sabem o porque estão ali, bando de gente Amestrados por canalhas espertos que sabem os interesses escusos que tentam conseguir!!! A maioria do POVO BRASILEIRO, este sim está olhando e sentindo Nojo, repulsa e Raiva, desta criaturas sem escrúpulos , que se prestam a seguir esta família Vagabunda, Miliciana e Ladra dos cofres , agora quer se perpetuar na roubalheira!!! O verdadeiro Brasil vai dar o troco!! Rua Bozobosta!!!

    1. Gazelas não Humberto. Está provado que bozogenocidas são muares. Muares genocidas. Temos que manter a ordem taxonômica aqui senão vira o caos.

Mais notícias
Assine agora
TOPO