Reprodução

Sob a roupagem de ‘rebelde’, Ciro Gomes é lançado ao Planalto

21.01.22 17:57

O PDT lançou nesta sexta-feira, 21, a pré-candidatura de Ciro Gomes (foto) ao Palácio do Planalto. Com o slogan “Ciro, a rebeldia da esperança” estampado no palco, o ex-ministro endureceu o discurso político, como antecipou Crusoé, e disparou críticas a todos os nomes que presidiram o país desde Fernando Henrique Cardoso.

Ciro argumentou que FHC, Lula, Dilma Rousseff, Michel Temer e Jair Bolsonaro governaram com o mesmo modelo econômico engessado e em um formato de governança baseado no conchavo, no fisiologismo e na corrupção. E vendeu-se como a chave para a interrupção do ciclo.

Querem anestesiar os brasileiros dizendo que é melhor eleger quem vender uma falsa paz e amor do que alguém que desafia e propõe mudanças profundas nesse modelo econômico que nos aprisiona. Dizem que se mexermos no que aí está, virá o caos, quando, na verdade, o caos ou já está aí ou virá se deixarmos tudo caminhar no rumo que eles marcaram“, disse.

No extenso discurso, lido a partir de um teleprompter, sobraram ataques pontuais aos pré-candidatos que estão na dianteira das pesquisas de opinião. Ciro chamou Bolsonaro de “boçal” e o acusou de conduzir uma política “genocida. Além disso, classificou Moro como “inimigo da República”. “Hoje seu currículo é um rosário de vergonhas. Foi lambe-botas de Bolsonaro, é juiz condenado por suspeição e hoje é investigado”.

O pedetista condenou a costura de uma terceira via, discutida por candidatos como Sergio Moro, João Doria, Simone Tebet e Rodrigo Pacheco. “Alguns vendem uma falsa versão de união nacional, cujas pontas do iceberg são as manobras feitas para substituir a vontade do eleitor por acordos de cúpula“, pontuou. “Essa é a jogada: acertar Chico com Mané e Maria. Pouco interessam as ideias e propostas. Tem que fazer tudo para que o povo não participe da discussão de seu próprio destino“.

Programa econômico
Na economia, Ciro prometeu recuperar uma proposta das eleições de 2018: criar um plano para viabilizar a negociação de dívidas dos cidadãos com credores, a fim de tirar os nomes dos brasileiros do SPC e Serasa. “Vou resolver, sim, o endividamento de 63 milhões de brasileiros“, disparou.

Além disso, adiantou que pretende lançar um projeto de financiamento de smartphones para a população carente em até 36 vezes sem juros. “Lançarei o programa internet do povo, para facilitar o acesso da população pobre à internet, com o financiamento de smartphones, fazendo disso uma ferramenta de política industrial”.

Sugeriu também revogar o teto de gastos, que, em sua visão, estaria deixando de fora os juros e “aprisionando o gasto público“. “Esse tal de teto de gastos é a maior fraude já cometida contra o povo brasileiro. Ele só controla os investimentos que beneficiam a população e deixa totalmente livre a despesa financeira. Isso é um roubo, uma vergonha, uma insensatez“.

O ex-ministro ainda abordou a necessidade de uma reforma tributária para “acabar com a pouca vergonha” de pobres pagarem mais impostos do que os ricos. Ele prometeu taxar grandes fortunas e cobrar impostos sobre lucros e dividendos. O pedetista ainda assegurou que priorizará pautas como a defesa ambiental e a imposição de novas formas de relação de trabalho.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 1. É uma desonestidade intelectual abissal um professor de direito constitucional rasgar o diploma pra dizer que Moro foi “condenado por suspeição”. A suspeição é um incidente processual que o máximo que se faz (e aconteceu no processo) é ser reconhecida com a consequente anulação dos atos dela decorrente. Em relação ao agente político contra o qual foi reconhecida a suspeição, nada ocorre com ele.

    1. 3. Alguém, por favor, avisa ao Ciro que ele vai ficar (de novo) pelo meio do caminho por causa do demiurgo de garanhuns???

    2. 2. Mas o poder... Ah, o poder! Este é capaz de fazer o mais pacato cidadão vender a alma ao diabo, pisar na cabeça da mãe pra chegar lá. E o Ciro, claro, não é de ferro. Some–se a isto o fato de que o próprio Ciro vai ser rifado lá na frente, e ser obrigado a se abraçar ao PT ou a se mandar de novo pra a França (tomara que não seja com o dinheiro público, como muitos).

  2. Se Ciro Gomes fosse mudo já teria sido eleito presidente. As baboseiras que ele fala aos nordestinos não servem para o Brasil. O exemplo disso está na quantidade de nordestinos que vem para o Sul vender redes e panelas para sustentar suas famílias. Ciro é tempo perdido!

  3. Bom dia a todos.. Se Bater no Moro, perde votos quanto a proposta de Smartfone é Populista..... Ciro, nao fala de uma politica Habitacional, Ecologica ..... BRINCADEIRA

  4. Votos à parte, o problema de alguns é que não tem produção de fosfato suficiente para acompanhar os raciocínios de Ciro. E pena que raciocínio não ganha eleição. Por enquanto, só mugido.

    1. Colega, Ciro Gomes é um completo imbecil. Não fala coisa com coisa. Eu fiz questão de pontuar todas às bobagens que ele declarou. Talvez para imbecis, as falas dele faça sentido, mas não para mim. Se quer debater sobre Ciro Gomes, venha para cima. Não fique chorando pelos cantos. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

  5. O blá-blá-blá de sempre. Nunca inspirou confiança e não vai ser agora que vá fazê-lo. Mais ridículo ainda é fazer pose de rebelde, talvez para agradar a rapaziada, o que não vai conseguir. Já era, Crazy Ciro!!!

  6. 1- Ciro, o suicida alucinado, não teve culhões para denuciar a corrupção petista. Moro saiu do governo Bolsonaro, e externou para o Brasil o porquê. Além disso, colocou o Lula atrás das grades. NEGOCIAR DÍVIDA, a SERASA faz isso o tempo todo. FINANCIAR SMARTPHONE deve ser piada, junto com a tal INTERNET DO POVO. Isso é a base de uma política industrial? Está faltando algo nessa equação.

    1. 3- NOVAS FORMAS DE RELAÇÃO DE TRABALHO é algo muito vago. Ciro mostrou que está se afogando quando desafiou o Moro para um debate. Ele quer dar um sentido para o seu suicídio. Nesses casos, se aproximar dele, só ser for para enfiar uma mangueira na sua boca grande. MORO PRESIDENTE 🇧🇷

    2. 2- ACABAR COM O TETO, o Bolsonaro fez isso, e o Lula vai adiante. Nisso Ciro é mais do mesmo. Acha que o governo pode gastar à vontade. INVESTIR o quê Ciro? Comeram nossa colheita e agora o Estado está comendo nossas sementes (investimentos). Sem teto, então sua intenção é endividar mais o Brasil. Todos falam na REFORMA TRIBUTÁRIA, mas ninguém fez. E veja que o Ciro participou de 2 governos, numa das vezes como ministro da Fazenda, que queria acabar com a inflação "NA PORRADA".

  7. Ciro, a rebeldia da esperança? Me poupe Ana Viriato... Desde quando grosseira e esculacho é sinônimo de Rebeldia.. Ciro é um bêbado bonequeiro..

  8. Ciro se acha o papa da economia. Deve entender um pouco. Basta vermos como sua família progrediu economicamente através da política. Mais um louco com desvaneios do Bolsonóquio e conduta do Lularápio. Só Moro salva!

  9. Até hoje não entendo o que se passou com Ciro. Foi um ótimo prefeito, um governador exemplar. Depois veio esses desequilbtos. Depois se juntou a ladrão e bandido, dono de partido só pra roubar meu dinheiro.. Ciro, carlos lupi é indefensável. E bandido, dá turma do Lula.

    1. Emílio, concordo com você. O Moro precisa mostrar quem é, além, é claro, de mostrar um bom plano de governo. Ele andou falando de colocar o meio ambiente novamente junto com a agricultura. Se fizer isso, eu serei seu opositor. O ministério de meio ambiente deveria ser o ministério mais poderoso, pois ele é responsável por manter toda a base produtiva da nossa economia. Até hoje os políticos nefastos que tivemos nunca entenderam isso.

    2. Obrigado, Jose... é este que eu conheço. Eu diria que Ciro parece sim ter uma ambiguidade, um lado sombrio. Mas como vejo em Moro, que tem também um lado obscuro, não vejo que fariam alguma estupidez ou esperteza, como Lula e Bolsonaro. Acho-os até ingênuos (talvez Moro precise de assessores mais que Ciro). É por isso que, por enquanto, só tenho 6/10 de meu voto desenhado.

    3. Caros, eu estou esperando os programas dos candidatos para decidir. Sobre o Ciro, eu o conheço bem. Por trás do discurso, há um ser autocrático que pensa ser o centro do universo. Tudo bem que todo político é narcisista, mas o Ciro está muito acima da média. Por isso ele nunca conseguiu ir para o segundo turno. E olha que ele teve inúmeras chances. A população desconfia dele. Esta é a realidade!

    4. Jose, é você mesmo? Estou desconhecendo... Me parece que perdeste a oportunidade de fazer verdadeiras considerações críticas sobre o candidato. Partiste para o xingamento puro, simplista e vazio que o gado costuma mostrar aqui. Estás convivendo muito com ele. Este candidato por enquanto tem 1/2 voto meu. Não estou convencido ainda. Moro só 1/10 pelo que tem demonstrado. Não se governa só combatendo corrupção. Ainda muito mais parecido com Bolsonaro do que Ciro Gomes.

    5. Pô Jose, maldade com o Coroné… depois de oferecer rosas, do slogan “prefiro Ciro”, de acusar o Moro de corrupto, desafiá-lo para o debate, agora lançar “a rebeldia da esperança” e ter investido alguns milhões de reais no João Santana, ser taxado de “um pouco melhor que o Jair”, você vai assanhar os deputados e politiqueiros do PDT que querem puxar o tapete do Ciro e do seu marketeiro antes que o dinheiro do fundão acabe. Tadinho, o jeito é voltar a se agarrar nas barbas do Jararaca.

  10. VOU TE DIZER UM CONCHAVO QUE O CIRO VAI FAZER. É CERTO. ANOTE AÍ: AO PERCEBER QUE NÃO SERÁ ELEITO, SE JOGARÁ NOS BRAÇOS DO EX-PRESIDIÁRIO.

  11. 🤗🤗🤗 Pois é!... Mas o disfarce de nada adiantará... 🤗🤗🤗.... o BRASIL inteiro sabe que a verdadeira roupagem é uma camisa de força tamanho 12 anos! 🤭🤭🤭🤭🤭🤭...😆😆😆😆😆😆......

  12. O velho Ciro de sempre, sai na frente mas so chega nos ultimos lugares. O importante que ele nao desiste nunca de concorrer, o que por si so, lhe da a medalha da persistencia. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR caindo fora.

    1. Afetado, alterna as botas que lambe, de FHC , Lula e DIlma.... Ataca Moro com mentiras e distorções legais , como uma pessoa que só trabalhou em empregos obtidos pela políticagem suja que ele horas nega , horas abraça tem a desfaçatez de questionar Moro? Moleque e destemperado como sempre....

Mais notícias
Assine agora
TOPO