Reprodução/redes sociaisBolsonaristas protestam em frente a hotel em Nova York onde estavam hospedados ministros do STF:

Sobre a moda de acossar políticos

20.11.22 12:03

Nunca entendi as pessoas que se aglomeram em porta de delegacia ou prisão para vaiar criminosos. Acontece sempre que um crime bárbaro ganha atenção pública, como nos casos de Isabella Nardoni e Henry Borel: um grupo considerável reúne-se para apupar o acusado quando ele chega à cadeia ou ao tribunal. Não se trata de um protesto contra a impunidade, pois a justiça está seguindo seu curso. As pessoas querem apenas manifestar a raiva que um assassino de crianças lhes desperta. Compreendo o sentimento, até compartilho dele. Só não concebo que ele possa levar gente razoável a se botar no caminho do camburão que transporta o criminoso.

Ainda mais incompreensível para mim é a malta que se reúne para acossar a personalidade pública cuja atuação desaprova. Ou, quando não é a malta, é o sujeito desgarrado que por acaso encontra a figura famosa que odeia – e não faz diferença se por boas ou más razões – em um restaurante, um avião, uma sala de espera de hospital, e logo se põe a insultá-la.

Aqueles que se comportam desse modo sabem, ou deveriam saber, que não realizarão nada com isso. Não vão mudar a linha de ação que consideram errada, não vão conseguir a deposição ou impeachment da figura odiada, não vão lhe tirar popularidade (se a tal figura for popular) ou voto (se ela estiver disputando eleições). No máximo, conseguirão a fama viral do vídeo em que aparecem fazendo provocações grosseiras a um político, artista ou celebridade odiado por algum grupinho de fanáticos.

Estou pensando nos episódios de assédio e bate-boca envolvendo convidados da conferência promovida em Nova York pelo Lide, grupo empresarial criado pelo ex-governador João Doria, no início da semana que passou. Pelo menos três ministros do STF que participaram do encontro foram vaiados e assediados nas ruas. O ex-presidente Michel Temer foi chamado de “ladrão” – para ficar apenas com o insulto publicável – quando entrava em seu hotel.

Será provincianismo meu considerar que esses atos se tornam ainda mais lamentáveis por ocorrerem em Nova York? É que minha limitada inteligência não concebe como um brasileiro que conseguiu se estabelecer nos Estados Unidos ainda se sente motivado a passar sua noite de domingo na calçada em frente a um restaurante só para xingar Alexandre de Moraes. É ainda pior se o assediador de togas for não um imigrante, mas um turista: quem perde seu tempo de férias em uma cidade com um oferta inabarcável de museus, shows, concertos, restaurantes, baladas – só pela chance de irritar Gilmar Mendes?

Os vídeos oferecem um recorte limitado das manifestações contra os participantes da conferência. Ao que tudo indica, é uma espécie de sucursal, em solo americano, da Horda Canarinha que vêm se plantando em frente aos quartéis brasileiros para entoar cânticos esquisitos sobre mão amiga e braço forte. Parece que não tentaram impedir a conferência. Estavam lá para xingar, e xingaram. Missão cumprida.

O barraco tornou-se um meio de ação política. Isso não se restringe às celebridades do mundo político-jurídico. Tem gente comum se espinafrando e estapeando pelas ruas. Outro dia, em um restaurante do shopping Iguatemi, em São Paulo, duas mulheres se atacaram, aos gritos, e uma delas acabou desmaiada no chão – tudo porque uma estava de verde e amarelo e a outra de vermelho. Famílias brigam, se dividem por causa de mesquinharias políticas.

Certo, não é de hoje que a violência é crônica no país, e a civilidade nunca foi a norma na nossa política. Aliás, nossa corte suprema, cujos ministros hoje são atacados no exterior, tem seu histórico barraqueiro. Quem pode esquecer Luís Roberto Barroso descascando Gilmar Mendes, em 2018: “Você é uma pessoa horrível. Uma mistura do mal com atraso e pitadas de psicopatia”.

Sempre se encontra um modo de afirmar que não há nada de novo sob o sol dos trópicos. Que as coisas não estão tão ruins, que afinal estamos voltando à normalidade, que – eis o clichê definitivo do conformista – as instituições estão funcionando.

No entanto, me fica a sensação de que algo mudou em definitivo, que o tal tecido social pode ter se esgarçado até não poder mais ser remendado.

Há coisas que se desfazem, que se perdem, que falham, morrem.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Você não entendeu nada ! O objetivo não é fazer esses pulhas mudar de ideia, mas sim infernizar sua vida pública e particular (já que é a isso que eles dedicam seus esforços e o nosso dinheiro), até eles não poder sair nas ruas, restaurantes ou locais públicos frequentados por pessoas de bem!

  2. você sem inteligência, como você mesmo falou deveria ficar calado, mas como é capacho da folha escreve qualquer bobagem.O POVO BRASILEIRO ESTÁ VENDO QUEM SÃO OS COMPONENTES DO STF, E POR ISSO ESTÃO CONTESTANDO A ATUAÇÃO DELES e ELES PODEM SOFRER, IMPEACHEMENT, SIM.OU DEMITIDOS, POIS NÃO FORAM ELEITOS.

  3. eu acho que você talvez esteja vendo tudo invertido , mas eu acho também que é muito difícil ver as coisas diferente do que somos doutrinados a ver . talvez uma parcela do povo se cansou definitivamente de ver o escárnio que virou nossas instituições.

  4. Tenho vergonha de ainda ser assinante dessa deplorável revista. Já preconizava que isso iria ocorrer. Sinto pena de Diogo Maynard e Mario Sabino, Jornalistas Sérios, que investiram tempo, dinheiro e paixão para criar um Veículo de Comunicação livre e independente, sempre fazendo o Antogonismo aos mal feitos de Políticos, Empresários, Juízes enfim de todos aqueles que afrontassem os mal hábitos e costumes. Vocês vão minguar em número de assinantes mas já devem ter o Plano B: viverem de Verba Publ

  5. Creio q rai da questão é a impunidade que grassa no Brasil. O cidadão comum, não suporta mais ver tanta gente cometendo crimes e ilegalidades continuamente, sem nenhuma punição. No caso dos membros do STF, que são inimputáveis, a situação é mais complexa, e me parece natural que recebam xingamentos e sofram constrangimentos cada vez que aparecem em público - afinal, uma boa parte deles se tornou sub-celebridade nas redes sociais, e acha que deve falar fora dos autos.

  6. Realmente, você está correto, tanto que a certo momento, você confessa que não tem inteligência suficiente para entender uma manifestação pública como a que foi publicada aqui. Pena !

  7. Criticar comportamento humano sem embasamento psicológico é mera conjuntura e a sua falta de empatia para com o brasileiro que está cansado de maus feitos da classe política-judiciaria e ainda deixa claro o quão empático és com aqueles "pobres coitados" que foram acossados, ao ler seu texto compreendi porque alguém acossa os políticos e juízes da "suprema corte do Brasil", pois senti na pele o desejo de acossar um colunista.

  8. Sinceramente não vejo porque falar de fraude, mas TAMBÉM não vejo motivo algum para poupar alguns ministros do STF, pelo seu péssimo desempenho , por terem manobrado a justiça para tornar elegível um corrupto e por terem escolhido o corrupto ao invéz de defender suas vitimas, o povo brasileiro. O papel das supremas cortes está sendo usurpado por politicos.

  9. Considero muito saudável o povo brasileiro começar a demonstrar q está perdendo o medo de expressar-se, em defesa do patrimônio por ele conquistado (com sangue, suor e lágrimas) para a sua Nação: a Constituição Democrática de 1988. A tal "perseguição" é, a meu ver, manifestação de insatisfação acumulada deste povo (em ruas daqui e acolá) a um grupo poderoso, com vícios monocráticos, a atropelar nossa carta democrática em desfavor da missão atribuída pelo povo aos poderes constituídos. Prsigamos!

  10. Também achei um texto infeliz. São meritórias as pessoas comuns que se dispõem a protestar contra personalidades públicas que se consideram deuses ou donos do poder, decidindo contra a lógica e a ética.

  11. Meu caro Xornalista Xerônimo, já se perguntou porque uma bando de entendidos vai a NYC discutir democracia brasileira? Qual a razão de brasileiros sair do Brasil pra discutir problemas brasileiros? Escreva sobre isso. Talvez seja mais interessante.

  12. Frauded? Proved by whom? Até agora, pelo que eu tenho acompanhado, foram só acusações sem provas algumas. Infelizmente não houve fraude e o brasileiros escolheram o ladrão.

    1. De fato, talvez não tenha tido mesmo, mais o que o jornalista crítica é a forma de abordagem dos ministros. Ocorre que não há nenhuma maneira do cidadão comum chegar a eles. Como fazer em face a erros flagrantes dessas cortes? A opção seria silenciar sempre?

  13. Se todos aceitarem as regras do jogo democrático, haverá a chamada paz social. O problema é que bolsonaristas e petistas, profundamente autoritários e iliberais, não parecem dispostos a isto. Precisamos sair dessa armadilha autoritária-iliberal.

  14. Infelizmente este periódico perdeu a imparcialidade e a acuidade que me fizeram assina-lo e acompanha-lo, por esse motivo estou cancelando a minha assinatura.

  15. Jerônimo . Vc não percebeu que o povo brasileiro cansou dos corruptos. Desses politicos,juízes corruptos , imparciais, ditadores com puxadinhos nos escritório de advocacia que gravita em torno do STF. Cansou dessa imprensa nojenta e marrom que dá sustentação a corruptos iguais a ela. Cansou de jornalista iguais a vc que não está enxergando. O que está despertando e o patriotismo, e mostrar que aqui a esquerda não vai prosperar. É só o começo.

  16. Realmente é tua baixa capacidade de percepção para o que está acontecendo, ou tendenciosidade que te fazem escrever um texto como este. Não passou pela tua cabeça a palavra PATRIOTISMO que está movendo em todas as partes do mundo, milhoes de pessoas a manifestar do único modo que podem sua indignação com um judiciário e um sistema politico tão corrompido quanto a facção que quer roubar o poder no Brasil.

  17. Oi Jerônimo, vc é um asno? Saia as ruas, e veja o histórico do Gilmar Beicola. Vc não se recorda da patifaria do Temer ? Da mala do Rocha Lores? Essa imprensa no Brasil não possui memória, vai primeiro tirar o canudo de jornalista, seu imbecil retrógrado.

  18. Certamente os que carregam o piano e sustentam o, como diria Seu Creisson, "pogreçio da nassão", as potestades de todas as matizes que desgovernam o Bananão, revezando-se no pódio (ou não, dependendo do ramo em que atuam designados pelo "destino"), gracias a "lá democrácia", não perderão tempo com tais sandices, ainda que consigam viajar a Nuiorque (já que agora Sassá Mutema está de volta para salvar seus optantes...); nesse último caso devem ir passear com o pet no Central Park...

    1. E o pior é que nessa barracada sem pé nem cabeça fica a constatação mais evidente: a de que quem (pessoas e instituições) realmente poderia ser devidamente (dentro dos limites legais) pressionado a fazer mudanças, desde que benéficas, para realmente melhorar o Bananão nos inúmeros pontos que nestas plagas carecem de melhorias, sobejam sobre a patuleia, sendo ativados (pessoas e instituições) somente pelos que neles mandam de fato, e estes conseguem sempre o que precisam, ou até além disso...

  19. Se algum dia eu tiver a oportunidade de passar perto de qualquer um dos canalhas do STF, vou chingar muito e se for o Alexandre de Moraes dou uma cusparada nele também. Esse careca é muito nojento 🤮🤮🤮🤮

  20. Foi o que restou aos brasileiros: protestar, quando possível, diante dessas figuras intocáveis e inatingíveis que tomam decisões absurdas e injustas o tempo todo. Um ladrão e sua quadrilha estão se preparando para governar o país graças à parcialidade desses caras aí. Não há como não protestar.

  21. Que porcaria de texto, quanta saudade dos textos do Mario Sabino e do Diogo Mainardi. Parece que o jornalista além de gostar de ofender as pessoas, ainda pensa que a atitude correta do povo é a subserviência aos poderosos. O Brasil está afundando, e a Crusoé indo junto!

    1. É,revejam.Texto Idiota de quem "se acha".

  22. A vaia é secular.Nos estádios de futebol é uma atitude de repulsa aos que se mostram indignos de defender seu clube de coração. Portanto, acho a vaia uma ação justa, educada.Sou contra xingamentos. Acham que os ministros do STF não merecem vaias? Uma justiça que absolve corruptos, julgados criminosos pela própria justiça. Um STF que não defende a liberdade de expressão mas defende a liberdade de corrupção, merece o que? Antes os ministros só opinavam nos autos. Hoje são midiáticos. Vaia neles!

  23. artigozinho infeliz e de uma parcialidade vergonhosa. se o povo não consegue levar suas queixas ao STF só lhe resta (Como diz o infeliz articulista) acossar os tocados.

  24. Caro Jerônimo, se você não consegue entender, diante de tudo que está acontecendo no momento, a indignação e motivação de pessoas que já não sabem a quem recorrer, sugiro descer desse pedestal, estudar um pouco e se informar mais. Lamentável que alguém escreva um texto tão parcial. Saudades do Diogo e Sabino. Só abro a revista porque ainda tenho a esperança (não sei o porquê) de ler algo aproveitável. Com certeza, não foi este artigo.

  25. Tipo do texto que leva nada a lugar nehum! não sabemos se é critica, se é contestação... de todas formas é ruim... melhor um brasileiro consternado em NY xingando um alto magistrado do que essa porcaria aqui!!!

  26. É uma tremenda falta do que fazer, mas que é praticada por todos os militantes, lembro de casos com o ex ministro da educação, entre outros.

  27. Como se vê pela reportagem, foi a pedido de “SUPERIORES “. Aja visto que a CRUSOE é da Folha São Paulo, e ó nine tem 52%. Está explicado.

  28. É por causa desse tipo de jornalismo medroso que ficamos cada vez pior. Se vc aparecesse na minha frente, também te xingaria de bostão seu covardão. É um ladrão que voltou ao poder com a benção de vocês jornalistas sem noção.

    1. Como eles esperam que o povo demonstre seu descontentamento com os Deuses de Olimpo, leia-se 5TF, se não for quando eles descem ao nível dos mortais. Ou a imprensa, leia-se nova linha editorial d’O Antagonista, acha que é possível para um reles mortal brasileiro chegar à eles via cadeia jurídica?! Acorda O Antagonista, isso aqui é Brasil!

  29. Considero o conformismo como o grande mal das democracias modernas. Ao passo que concordo que este tipo de manifestação não vai ter resultados práticos, é preciso urgentemente que as instituições percebam que não podem simplesmente fazer o que lhe agradam e que devem satisfação à população, mesmo que estes sejam uma minoria, é impossível acreditar que a insatisfação destas pessoas não sejam relevantes ou tenham causas reais por trás das "grosserias".

  30. É o que resta para os inconformados com o descaso do judiciário com o mau uso do dinheiro dos pagadores de impostos. Esses seis ministros do STF participando de um seminário caça níqueis em Nova Iorque é um desrespeito aos brasileiros e ao judiciário.

  31. No topo dos noticiários, nas manchetes, estão os estúpidos e estupidez. Não é hora de pensar que os estúpidos, ignorantes, bárbaros e ingorantes estão tendo espaço demais nas mídias, na impresa? nossa imprensa precisa assumir o protagonismo da divulgação de notícias. Não lhes pode absorver da responsabilidade de assumir a congruência daquilo que divulgam.

  32. CARO ARTICULISTA, ESTA REAÇÃO POPULAR-DIRIA QUASE HORMONAL-, É UMA DAS POUCAS QUE RESTARAM AO POVO, NA FUNÇÃO DE "ANTI-DEMOCRÁTICOS" DO INQUÉRITO INTERMINÁVEL DO "FIM-DO-MUNDO - FAKE-NEWS" NO QUAL O RELATOR MIN. ALEXANDRE DE MORAES É SIMULTANEAMENTE: " JUIZ, PROMOTOR, DELEGADO E RÉU"- CUMPRINDO UMA VERDADEIRA FUNÇÃO DE "LAVAGEM CEREBRAL-INTESTINAL" !

    1. Claudio, vc quer dizer que a última reação que resta ao povo brasileiro contra o STF é ir para Nova Iorque gastando uma grana preta de passagem, hospedagem, etc? Cara, aquela súcia do "Brasil com z" retratada na foto está lá defendendo exclusivamente seus próprios interesses, não os do povo! Perdeu Mané, aceita.

  33. No sistema do circo político eleitoral e jurídico criado no Brasil, é papel que restou ao povo: ao menos irritar alguns dos incontáveis e intocáveis kanalhas que tripudiam diariamente a vida dos brasileiros.

  34. Oi Jerônimo, acho que é porque as instituições não se deram o respeito. Perderam a moral com decisões estapafúrdias. As pessoas hoje, devido a disseminação das informações,não são mais boas. E as vezes, assim como eu, tem vontade de externar sua fúria contra esse sistema que não tem nada de democrático e nos chama de bobos o tempo todo.

Mais notícias
Assine agora
TOPO