Gabriela Biló/Folhapress

STF: tempo exíguo deixa réus do 8 de janeiro sem defesa

09.05.23 14:55

A Defensoria Pública da União, DPU, foi intimada pelo STF às 4 horas da manhã de segunda, 8, para mandar as sustentações orais dos réus envolvidos nos atos de 8 de janeiro. O prazo limite de envio foi a meia-noite do mesmo dia.

Com isso, a DPU — que assiste aproximadamente 400 réus carentes nessa investigação — contou com menos de 24 horas para identificar quais pessoas receberiam a assistência na lista divulgada pelo STF e mandar vídeos gravados com a defesa, a chamada “sustentação oral“.

Cada vez que o STF coloca um grupo para julgamento, de 200 ou 250 indivíduos, a DPU olha um por um da lista para identificar quais dos nomes são atendidos por ela. Se forem 80 pessoas, a DPU então precisa enviar 80 vídeos, já que é um por pessoa“, diz o defensor público Gustavo de Almeida Ribeiro. 

Para mandar cada um desses vídeos, é preciso fazer o upload no sistema informático do STF. Mas o processo trava e cai várias vezes. “Alguns colegas não conseguiram enviar algumas defesas porque o tempo acabou. Com isso, algumas pessoas ficaram sem a nossa ajuda. Isso é amplo direito de defesa?“, questiona Almeida Ribeiro.

Assista à entrevista com o defensor público Gustavo de Almeida Ribeiro nesta edição da Crusoé, no link abaixo:

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. GARANTISMO existe apenas para quem tem como e com o que retribuir… para o restante sobram os rigores da lei, sem defesa nem dó!

  2. Que maravilha o respeito às regras da defesa no atual "Estado Democrático de Direito" vigente no Brasil. Me parece cópia das regras jurídicas vigentes na Europa Oriental sob a tutela soviética. Parabéns ao poder judiciário.

    1. Exatamente , é a ditadura já da nossa “ suprema corte” bananeira que só é garantista com criminosos do colarinho branco

Mais notícias
Assine agora
TOPO