Divulgação

TCU manda Aeronáutica divulgar lista de passageiros de aviões da FAB

08.04.22 16:20

O Tribunal de Contas da União determinou que a Aeronáutica passe a divulgar na internet a lista completa de todas as pessoas que embarcarem em aviões da Força Aérea Brasileira. A corte ordenou, ainda, que sejam recolhidas informações sobre os passageiros, sejam eles integrantes do governo ou acompanhantes, como os dados de documentos de identificação.

A decisão foi tomada no âmbito de uma representação protocolada pelo deputado Gustavo Fruet. O congressista acionou o tribunal depois de a Aeronáutica lhe negar informações sobre viagens realizadas por servidores públicos nas aeronaves oficiais entre janeiro de 2019 e maio de 2021.

À época, Fruet pediu a lista de voos dos ministros, dirigentes de empresas estatais e de agências reguladoras, além das respectivas datas das viagens, destino, motivo do deslocamento e nomes dos acompanhantes.

O Ministério da Defesa, porém, declarou que a FAB não tinha a relação das pessoas levadas por membros do governo nos aviões. A Força acrescentou que não dispunha das informações e que apenas divulga em seu site “a lista das autoridades requisitantes dos voos“.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Coisas que deveriam estar instituídas por simples obviedade, no Brasil, ficam, via de regra alocadas nas catacumbas dio poder para que não apareçam mesmo. Os políticos aqui, fazem do governo o quintal de suas casas. É um escarnio!

  2. Se o próprio ex-presidiário levava a amante no chamado aerolula, imagina o que não fazem as autoridades requisitantes de aviões da FAB. O exemplo vem de cima.

Mais notícias
Assine agora
TOPO