Adriano Machado/CrusoéEscolhido por Temer disse que impeachment de Dilma acabaria com democracia

Temer nomeia defensor de Lula que chamou impeachment de “escárnio”

25.09.18 20:17

O presidente Michel Temer nomeou para a Comissão de Ética da Presidência um advogado que defende a candidatura do ex-presidente Lula e atacou ferrenhamente o impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff.

Rejeitar o registro eleitoral de Lula seria “assumir abertamente o desprezo com os direitos humanos e com o Estado de Direito. Além disso, é preciso registrar as possíveis repercussões negativas e sanções na esfera internacional”, escreveu André Ramos Tavares em parecer no mês passado.

O documento foi usado pelos advogados do petista no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na tentativa de defender um controverso despacho do Comitê de Direitos Humanos das Nações Unidas que pedia que Lula concorresse à eleição.

Antes de pregar a candidatura de Lula, preso por corrupção e lavagem de dinheiro após condenação em segunda instância, Tavares foi crítico tenaz do impeachment de Dilma. “A abertura do processo de impeachment significará a vitória do oportunismo de plantão, um flagelo à Democracia brasileira e um escárnio à Constituição”, sustentou em parecer de outubro de 2015, dois meses antes de o processo ser aberto pela Câmara dos Deputados.

O professor de Direito da USP, que começará seu mandato de três anos na comissão do Planalto na próxima sexta-feira, também atacou “barganhas parlamentares” e disse que “não haveria mais democracia no Brasil” se Dilma fosse destituída.

Michel Temer, principal fiador e beneficiário da deposição da antiga companheira de chapa, não parece ter se ofendido.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA ASSINANDO O COMBO

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Só espero que sua breve passagem pela Comissão de Ética da Presidência, isto sim que podemos considerar um "escárnio", até o começo da nova presidência com Bolsonaro, não gere qualquer tipo de encargo para os cofres do país.

  2. Temer está tentando se "garantir" , caso o PT volte ao poder pois após 1° de janeiro sua situação vai ficar bem delicada. Agora, é uma zona geral, né?O cara que defendeu que Temer é golpista, aceita trabalhar com ele .O cara que declara ter sido o governo Dilma, corrupto, como se nada tivesse com isto, posto ter sido desse mesmo governo, também, fica louquinho prá agradar o PT . É uma zona mesmo!

  3. Onde Ladrão nomeia ladrão, sempre haverá corrupção. O cara já é torto nos conceitos e "isso" vai ficar 3 anos na comissão de ética? Tá sacaneando o próximo presidente hein Temer!

  4. Político não se ofende com nada, desde que o seu esteja garantido. Por outro lado, elles também não levam em conta o povo, a não ser quando lhes negamos o voto.

  5. Esse Temer é um babaca que se esforça para ficar muito pior. O velhote tem que ir logo pra terra do pé junto. Vivo só faz estrago e morto não fará falta alguma.

  6. Esse Temer é realmente um bundão. Além de notório corrupto, manteve praticamente todos os petralhas que usurparam o aparelho de Estado e patrocina uma boquinha pra esse professor de merda! Francamente Michel.

    1. Quadrilheiros de merda a serviço da máfia internacional, sem preocupação com o ser humano, e financiados por banqueiros.

  7. Nesse mar de lama não há ofensas, o que existe mesmo é conluio e muita acomodação de interesses, não interessa o Brasil nem os brasileiros. Esses parasitas da coisa pública querem apenas uma oportunidade para se agarrarem às tetas e sugarem o quanto puderem... É uma vergonha!!!

  8. Caraca será quem dará o golpe do golpe? Tchau queridos...há...levem a Dilma e o Pimentel. E o Aécio é claro. MINAS NUNCA MAIS SERÁ A MESMA

  9. A reconciluação entre golpistas e golpeados começou no Nordeste e já se vislumbra no Planalto. Golpeado foi o povo brasileiro, a começar pelo fatiamento inconstitucional dos efeitos do processo de impeachment.

  10. Na verdade o Temer está se prevenindo para ser defendido no futuro quando as águas do Porto de Santos atingirem a sua goela.

    1. Preparando terreno para absorver as "águas de Santos".

Mais notícias
Assine agora
TOPO