Adriano Machado/Crusoé

Transição estuda criar secretaria de proteção aos animais

20.11.18 07:31

O gabinete de transição para o governo Jair Bolsonaro (foto) avalia criar uma secretaria de proteção aos animais. O órgão ficaria na Casa Civil da Presidência.

Colocar a secretaria no Palácio do Planalto seria uma tentativa de dar força política à iniciativa, já que o Ministério da Agricultura, comandado pelos ruralistas, tem grande peso e possui interesses que seriam opostos a ações de proteção a animais.

Uma crítica comum nas reuniões sobre o tema é que a atuação do Ministério do Meio Ambiente tem ficado restrita às florestas e águas.

Uma medida discutida no gabinete de transição é permitir a dedução do imposto de renda de empresas que acolhessem animais. Atualmente, apenas reflorestamentos dão direito ao benefício.

Outras propostas que chegam a ser debatidas são a proibição do transporte de cargas vivas para o Oriente Médio e punição a empresas que realizem testes em animais. Mas essas ideias causam coceira na bancada do boi no Congresso.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. São seres conscientes e com direitos.Merecem todo o nosso respeito.O mundo civilizado aperfeiçoa,a cada dia,conforme evolução científica e moral,legislações que aderentes ao status de "ser vivo" - manifestação de Deus a conformidade ambiental.

  2. Não se tem uma política de proteção aos animais. Excelente ideia. Há muitos horrores acobertados e no trato dessas, também, importantes vidas.

  3. Parabens pela iniciativa! A fauna brasileira esta sendo exterminada com varios animais com serios riscos de extincao. Um deles eh a onca pintada animal simbolo do Brasil (um deles) com uma beleza unica. O instituto onca-pintada (Jaguar Conservation Fun) tem feito um trabalho sensacional mas precisa de apoio serio do governo.

  4. Para isso existem os ministérios, secretarias, etc. para tratar de assuntos diferentes ao mesmo tempo, a proteção aos animais é extremamente importante, porém não mais importante do que eliminar todos os petralhas de órgãos públicos!

  5. A iniciativa é válida. Cria um ambiente favorável para a mudança da percepção da comunidade internacional e cria uma força sob controle direto da casa civil. Um contraponto a uma pasta muito forte e a outra aparelhada há muitas gestões. Afinal, podemos não simpatizar com hippies ou comunistas, mas quem não gosta de animais? (risos)

  6. Mais do que na hora haver uma secretaria que também olhe para situação de animais abandonados. Espero que realmente aconteça!

  7. Acho q tem q ter sim, pode ser junto a pasta do meio ambiente, afinal o ministério deve abranger inclusive os animais, com penas mais rigorosas, como tráfico de animais silvestres, caça e pesca ilegal, testes em animais...

  8. Votei neste presidente com o discurso de menos Estado. Agora, com essa noticia confirmo que nao era bem assim. Mais Estado na politica e mais estado na economia, alem de um ministério socialista para abrigar o desligado pelo povo Magno Malta. É so cumprir a Constituição e as leis, alem de gastar menos, fechando estatais, que os direitos e deveres do cidadão serão satisfeitos. Quem esta enganando quem?

    1. "e no quitado", não... "e no qual a nação deseja crescer de forma consciente", eu quis dizer (corretor de texto as vezes atrapalha)

    2. Você está certo em seu comentário, mas ele não se aplica a essa notícia em particular. Frear alguns excessos cometidos em relação aos animais utilizados para fins comerciais é uma conduta louvável e digna de aplausos. Aliás, isso só se torna necessário em um país que está em franco crescimento de sua economia e no quitado a nação deseja crescer de forma consciente.

    3. Você pelo seu comentário quer viver em uma anarquia meu parceiro. Menos aí. A questão não é somente ter menos estado. É ter um estado eficiente, o que não necessariamente significa acabar com tudo o que prestar pelo simples fato de saciar seu ego anarcocapitalista.

Mais notícias
Assine agora
TOPO