Dênio Simões/Agência Brasília

Tribunal de Contas vai analisar caso de servidora que acumulou três cargos

07.09.20 10:11

O Tribunal de Contas do Distrito Federal vai analisar na próxima quarta-feira, 9, uma representação do Ministério Público de Contas que questiona a nomeação da psicóloga Emanuela Dourado Rabelo Ferraz para um alto cargo na saúde da capital federal. A defesa pediu autorização para realizar sustentação oral sobre o caso e o posicionamento será feito na sessão desta quarta-feira.

O relator do processo no TCDF, conselheiro Inácio Magalhães Filho, rejeitou pedido de cautelar para impedir a nomeação. A psicóloga acumulou três cargos públicos, todos com carga horária de 8 horas diárias – um na Câmara dos Deputados, e dois nos governos do Piauí e do Distrito Federal – mas a ilegalidade comprovada não foi suficiente para barrar sua nomeação para um novo posto, com remuneração ainda maior. O caso da acumulação ilegal de cargos de Emanuela veio a público em junho. Ela deixou o gabinete da deputada federal Iracema Portella, do PP, e foi exonerada do cargo no Executivo do Piauí.

Mas, no governo do DF, a psicóloga não só foi mantida como ganhou uma promoção e tanto. Quando ainda acumulava os salários dos outros dois cargos públicos, Emanuela atuava como superintendente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF. Apesar da ilegalidade flagrante, a psicóloga acabou promovida ao posto de vice-presidente do instituto, com remuneração de 26,7 mil reais.

Embora questionada pelo Ministério Público, a nomeação foi mantida. Nos bastidores de Brasília, a manutenção de Emanuela no cargo não gerou surpresa: a psicóloga tem um padrinho poderoso. Ela é casada com o piauiense Ney Ferraz, presidente do Instituto de Previdência dos Servidores do DF, conterrâneo e amigo do peito do senador Ciro Nogueira, presidente nacional do PP e um dos líderes do Centrão. Foi graças à amizade com o parlamentar que Emanuela conseguiu também o cargo no gabinete de Iracema Portella, ex-mulher do senador.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. No governo Familícia tem de tudo, rachadinhas, fantástica loja de chocolate, 21 cheques ($89mil) depositados na conta da primeira dama, o amigo Queiroz ,que foi escondido na casa do Anjo Wassef , e chegou voando por cima do muro, tem esta funcionária onipresente talvez por ser tremenda cristã , ministro Onyx implicado em Caixa Dois mas pagou multa no valor $189mil e por ser cristão obteve o perdão, Queiroz- o amigo fiel de todas as horas e de todos os serviços, sob o silêncio sepulcral dos 🍉.

  2. Gente, que país é esse? Sinais de melhora? Nenhuma, o paciente está moribundo, chama o padre pra extrema-unção. Paredón!!!

  3. O TCDF vai analisar o caso. Agora tudo ficará bem. A onipresente Emanuela certamente está tranquila e calma. E parem de chamar esse tipo de gente de “servidora”. Servidor público é quem é aprovado em concurso público! Quem vive se dando bem em carguinhos comissionados pode ser tudo, menos servidor público! Servidor público é aquele que serve ou público, não quem SE SERVE do público!

    1. A imprensa não faz distinção, infelizmente. Crusoé não é baixo clero da imprensa poderiam começar a fazer distinção, por favor. O que mata o serviço público são os comissionados. A reforma vai beneficiar os comissionados mas não vejo a imprensa tocar nesse tema.

  4. Coitada, só porque é uma dedicada trabalhadora, que consegue estar em 3 lugares diferentes trabalhando sem dormir, fica sendo perseguida politicamente. E o melhor é que nem sente vergonha. Nada como ter grandes amigos!

  5. O Capitão, prometeu em sua campanha que o centrão ficaria de fora. Mentiu descaradamente, esta de braço dado com larápios como Ciro Nogueira e outros ratos do centrão. Também, quem mandou acreditar em um cara que passou mais de 25 anos, improdutivos na câmara federal, apenas preparando a ninhada de seus rebentos "espertos". Se eu fosse mais jovem iria embora desse belo país, com um povo amorfo !

    1. Hugo, vc também ia se dar bem nos três países, todos tem “altos governantes” que pensam pela nação, a população não precisa se preocupar com isso. O seu capitão está indo exatamente nesse caminho, mas não vai chegar lá!

    2. O discurso do gado bozonarista é burro e repetitivo. Para eles, o destino do povo brasileiro é ser roubado por petistas ou por milicianos. O povinho lixo! Muito mais asquerosos que os petistas!

    3. Vai Paulo, vou te sugerir, Cuba, Venezuela ou Argentina.

    1. Luiz, esse país só terá geito quando a maioria do seu povo aprender a votar.

  6. A ilha da fantasia (DF)continua nos impactando com essas falcatruas ilegais e imorais. É um mundo dissociado da realidade brasileira, que se serve dos nossos impostos sem cerimônia ou pudor. Para serve o Estado?

  7. Alberto (BelémPa). É uma safadeza desregrada. E nós, contribuintes, bancando a boa vida dos safados. O TCDF é uma sinecura q seria mais útil ao contribuinte se fosse fechada, é um esgoto por onde esvai-se dinheiro público com empreguismo, privilégios e mordomias, não fiscaliza porcaria nenhuma e portanto não cumpre o seu papel. E este governo do famigerado Ibaneis Rocha é mais um no rol dos (des)governos que passaram pelo DF causando asco e repulsa ao contribuinte brasileiro que o sustenta.

    1. Parabéns, Alberto! Você definiu de forma clara e objetiva todo o quadro. O Brasil é um país de tolos dominados por espertalhões (pra dizer o mínimo)!

  8. É isto que os canalhas na politica fazem com o dinheiro público, nepotismo na cara de pau, o país é sugado pelas castas presentes nos tres poderes, é uma esculhambação geral.

    1. Não aposto o cocô da cachorrinha aqui de casa nisso.

  9. Parece que o casal tem esta capacidade de ocupar simultaneamente varias funções públicas. É muita vontade de ajudar o povo!

  10. Ah vai analisar ainda,alguém consegue explicar como uma pessoa consegue trabalhar 8 horas por dia em 3 locais diferente, esse é o verdadeiro País da vergonha alheia, isso que é piada pronta.

    1. de repente alguém ainda vai sugerir que ela consegue sim. 3 x 8: 24 HS. não duvida que algum panapanista alegue isso. argh!

  11. Requer-se compatibilidade de horários quando servidor público exerce tb o magistério. Mas não é disso que se trata. Parece que a servidora exibe dom especial: o de estar em diferentes lugares simultaneamente. Milagres assim só ocorrem qdo o taumaturgo é político. Ao detectar sangria do erário, estupro de fundos de pensão e conversão de estatais e paraestatais em vacas leiteiras de chefetes políticos, você talvez contemple mais um caso de corrupção política institucionalizada. Impune, portanto.

    1. Hospitais e escolas públicas se acham em ruínas, a infraestrutura é podre, só metade dos cidadãos dispõe de esgoto tratado, atribuindo-se enfermidades várias à falta de água potável. Carece do básico o contribuinte brasileiro. Metade da população adulta se atola no analfabetismo, absoluto ou funcional. Mas sobra político. Há mais políticos na esfera federal do Brasil que na dos EUA, um país bem mais populoso e com renda per capita quatro vezes superior à do Brasil. Não tem de manter isso, viu?

    1. Rose, VÁ SE INFIRMAR!!! Pare de falar besteira!!! A reforma proposta pelo (des)governo bozonarista praticamente acaba como o serviço público! Esse caso dessa tal de Emanuela está sendo é incentivado pela reforma! . A proposta do quer é aumentar as contratações sem concurso, através de contratações temporárias e cargos de confiança dados a apaniguados.

    2. É por isso que precisamos da Reforma Administrativa, para dar lugar a essas nomeações, visto que na reforma esta previsto concurso ou prova de títulos. Os funciona públicos continuam sendo humilhados pelo povo!

Mais notícias
Assine agora
TOPO